Petronas encerra parceria com SRT e deixa futuro da equipe indefinido na MotoGP

A petrolífera malaia Petronas vai terminar a parceria com a SRT no fim da temporada 2021, forçando a equipe a encerrar as atividades na Moto2 e na Moto3. Na MotoGP, ainda não há uma definição sobre o futuro do time

Imagem onboard relata como Maverick Viñales tentou danificar o motor da Yamaha no fim do GP da Estíria (Vídeo: MotoGP)

Depois de alguns dias de especulação, a Petronas confirmou que não vai mais patrocinar a Sepang Racing Team [SRT] no Mundial de Motovelocidade. A exposição da petrolífera malaia era vista nos equipamentos da equipe na MotoGP, Moto2 e Moto3. O acordo, portanto, se encerra no fim da atual temporada.

Com a decisão, a SRT vai abandonar as operações na Moto2 e na Moto3. O futuro na MotoGP deve ser definido em Silverstone, no fim deste mês, quando um novo contrato com a Yamaha será anunciado.

“Respeitamos a decisão da Petronas e mutualmente concordamos que essa parceria atingiu seus propósitos e objetivos. Aproveitamos essa união significativa com grandes feitos e momentos memoráveis. Acredito que este não é o fim de nossas colaborações no esporte a motor, pois continuamos nossa missão em desenvolver talentos no esporte a motor da Malásia”, disse Azhan Shafriman Hanif, chefe do Sepang International Circuit, em comunicado.

Petronas vai encerrar parceria com a SRT no fim de 2021 após três temporadas na MotoGP (Foto: SRT)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Sepang está muito orgulhoso do envolvimento na formação e desenvolvimento do time, que passou das expectativas em performance. Desejamos á equipe o melhor nessa próxima fase de evolução sob uma nova entidade”, seguiu.

A Petronas iniciou a parceria com a SRT na Moto2 e na Moto3 em 2018, com o apoio na MotoGP chegando no ano seguinte após parceria com a Yamaha. Neste período, conquistou seis vitórias na classe rainha do Mundial, com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, além do vice-campeonato de 2020 com o ítalo-brasileiro.

Nas classes menores, a SRT obteve menor sucesso, apesar de duas vitórias na Moto3 com John McPhee. O escocês é um dos pilotos com futuro indefinido, assim como o companheiro Darryn Binder e a dupla da Moto2, formada por Jake Dixon e Xavi Vierge.

Na MotoGP, a situação é um pouco mais segura pela parceria com a Yamaha, mas há uma indefinição sobre os pilotos para 2022. Valentino Rossi já anunciou que vai se aposentar no fim do ano, enquanto Franco Morbidelli está próximo de acerto com o time de fábrica da montadora japonesa.

A MotoGP volta a acelerar neste domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

ASSISTA
Câmera onboard mostra o que Viñales fez com moto da Yamaha no fim do GP da Estíria

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.