Pierer Mobility assegura investimentos e garante futuro da KTM após dívidas
O grupo Pierer Mobility, que gerencia a KTM, agendou uma reunião para a próxima segunda-feira, onde elegerá um novo conselho e já planeja receber investimentos para assegurar futuro da empresa
A situação da Pierer Mobility, grupo que gerencia a KTM, parece caminhar para um final feliz. Uma reunião extraordinária foi convocada para a próxima segunda-feira (27), onde um novo conselho será eleito e que vai assegurar futuro para a maior montadora de motos da Europa.
Segundo o site italiano GPOne, a Pierer conseguiu encontrar parceiros e novos investidores que fizeram o compromisso de impulsionar em € 900 milhões (cerca de R$ 5,6 bilhões, pela cotação atual) o grupo. Tratam-se de fundos de capital privado que desejam comprar ações da KTM.
Relacionadas
Além disso, alguns dos acionistas atuais como a Bajaj Auto e a CFMoto devem aumentar seus investimentos. A KTM planeja uma reunião com os credores no dia 25 de fevereiro, onde o plano de reestruturação das dívidas será apresentado. O time precisa ao menos pagar 30% dos débitos, que até o momento estão na casa de 1,8 bilhão (por volta de R$ 11,2 bilhões). Caso aprovado, os novos parceiros assinam os contratos finais.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Atualmente competindo na MotoGP, a KTM demitiu centenas de funcionários e planejava pausar a fabricação das motos de rua nos primeiros dois meses de 2025. Em novembro passado, a Pierer Mobility anunciou que não espera segurar o financiamento necessário à tempo, iniciando um processo de reestruturação.
O método escolhido foi a autoadministração. A atual gerência da KTM seguirá no controle da companhia durante o processo, trabalhando sob supervisão judicial para implementar um plano de reorganização.
Além dos ativos da KTM, entram também no processo as subsidiárias KTM Componentes GmbH e KTM F&E GmbH. O objetivo era chegar a um acordo para o plano de reorganização com os credores em até 90 dias.
Além de interromper a fabricação de novas motos por 2 meses, o processo de reestruturação também contou com a demissão de 750 funcionários e a reversão da aquisição da MV Agusta. A empresa também planeja a venda do projeto de veículo esportivo X-Bow.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

