Pilotos da MotoGP escolhem traçado antigo de Barcelona, mas FIM vê custo como entrave para fazer mudanças necessárias

Categoria tenta encontrar maneiras de voltar ao desafiador traçado original de Barcelona, mas com segurança para evitar acidentes fatais como o que vitimou Luis Salom, no começo de junho. FIM fala em dificuldades financeiras para fazer obras

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A MotoGP vive um dilema para a próxima temporada. Depois da morte de Luis Salom, no início de junho, a Comissão de Segurança se vê entre manter o traçado original da pista de Barcelona e encontrar formas de evitar novos acidentes fatais em 2017. Parece claro para os pilotos do grid que o ideal seria manter a versão tradicional, fazendo as mudanças necessárias. A discussão tomou conta da reunião com o chefe da FIM, Franco Uncini, antes da corrida deste fim de semana, na Alemanha.

 
Parece fato que a fatídica curva 12 do circuito catalão necessita de mudanças no quesito segurança, já que na parte técnica agrada aos pilotos. O problema está em limitações físicas do circuito para a construção de uma maior área de escape por exemplo – investir em novo asfalto para a área de escape além de caro pode ser insuficiente.
 
Uncini reconhece que a proposta apresentada ainda não é a ideal. Ela foi praticamente a mesma tomada após a segunda sessão de treinos livres, que vitimou o espanhol de 24 anos: adotar o traçado utilizado pela F1 desde 2007. Nele, os carros fazem a curva 10, a conhecida La Caixa, mais lentamente em relação às motos e, por isso, chegam para o ponto de decida da curva 12 em uma velocidade reduzida.
 
“O desejo é voltar ao traçado antigo, mas com algumas mudanças”, disse Uncini. “No papel, parece factível, mas uma solução eficaz custa dinheiro e isso nem sempre é alcançável.”
Franco Uncini vê o custo das obras como um problema (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Ao mesmo tempo em que os pilotos defendem a volta do traçado original, claro, cobra-se segurança. A solução mais prática encontrada com os administradores do autódromo seria afastar o muro com o qual o piloto da Moto 2 se chocou violentamente, mas também não se trata apenas da remoção da arquibancada que hoje está ali e dinheiro em jogo. Outro grande problema é que aquele setor já está próximo à estrada e não seria possível simplesmente recuar o muro.
 
Qualquer que seja a mudança, ela não deve acontecer até o final do ano dado o apertado calendário do Circuito da Catalunha. O calendário para 2017 da MotoGP ainda não foi confirmado.

Neste fim de semana, a MotoGP está na Alemanha. Marc Márquez é o pole-position.
 

PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.