Pioneira com asas, Ducati descarta replicar solução da Yamaha de imediato: “Estamos usando revestimento convencional”

Diretor-esportivo da Ducati, Paolo Ciabatti descartou reproduzir de imediato a solução encontrada pela Yamaha para driblar o veto às asas aerodinâmicas. Dirigente afirmou que a fábrica de Bolonha está trabalhando com a cobertura convencional

 

Pioneira no uso das asas aerodinâmicas na MotoGP, a Ducati descartou seguir a solução adotada pela Yamaha para lidar com o veto ao recurso. Ao menos por agora.

 
Falando à publicação alemã ‘SpeedWeek’, Paolo Ciabatti, diretor-esportivo da Ducati, afirmou que, ao menos por hora, a marca de Borgo Panigale não vai seguir a mesma solução da Yamaha e segue trabalhando com a carenagem convencional.
Paolo Ciabatti (Foto: Ducati)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Durante a bateria de testes de Sepang, a Yamaha apresentou sua solução para o fim das asas, optando por ‘asas escondidas’ em uma carenagem de ‘folha dupla’. Suzuki e Aprilia exibiram suas propostas em Phillip Island e seguiram um caminho similar ao da casa de Iwata.
 
A Ducati, por sua vez, segue fazendo mistério. O time de Bolonha ainda não apresentou exatamente sua GP17 e promete mostrar suas armas apenas no Catar.
 
“Não teremos uma carenagem assim. É a mesma de 2016”, disse Ciabatti. “Não no momento, mas esta é uma das soluções. As novas normas estabelecem claramente que nada deve se destacar das carenagens, o que cria mais pressão. Qualquer coisa que não ultrapasse a extremidade do painel e têm o mesmo efeito, é permitido. O da Yamaha é uma solução, mas nós estamos usando o revestimento convencional”, seguiu.
 
Ainda, Ciabatti lembrou uma mudança de regulamento que limita o número de atualizações de carenagem ao longo do ano e ressaltou que é importante ter certeza da solução encontrada.
 
“Podemos homologar só duas carenagens por piloto por ano”, lembrou. “O que estamos utilizando atualmente será homologado e, antes de homologar o segundo, você tem de estar seguro de que é uma vantagem. Do contrário, você queima a única outra opção. Primeiro você tem de se certificar que essa solução é mais eficaz do que o revestimento convencional. Cada solução tem vantagens e desvantagens”, frisou.
 
Por fim, Ciabatti lembrou o pioneirismo da Ducati com as asas e avaliou que muitas outras equipes devem estar trabalhando para reproduzir a solução encontrada pela Yamaha.
 
“Em 2015, fomos os primeiros com asas. Então, os outros fabricantes pularam no trem, porque era possível e porque as asas ofereciam mais vantagem dos que inconvenientes”, recordou. “É assim que sempre acontece: um tem a ideia e os outros atacam. Estou certo de que cada fabricante está trabalhando em uma solução como a da Yamaha”, concluiu.

#GALERIA(6928)

PADDOCK GP #65 RECEBE PIPO DERANI E FAZ PRÉVIA DO eP DA ARGENTINA DE F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.