Por novos pilotos, MotoGP altera regulamento de testes para 2020

A MotoGP anunciou nesta quarta-feira (4) uma modificação no Regulamento Esportivo que vai permitir a avaliação de novos pilotos. A medida trata da substituição de pilotos contratados em testes do Mundial de Motovelocidade

A MotoGP promoveu uma mudança em seu Regulamento Esportivo para permitir a avaliação de novos pilotos. A medida anunciada nesta quarta-feira (4) trata da substituição de pilotos contratados em testes do Mundial de Motovelocidade.
 
Até então, as equipes só podiam substituir os titulares em testes por “lesão ou outra razão”. Mas, como a MotoGP não tem mais testes privados ― exceto para as fábricas que se beneficiam de concessões ―, os times acabavam impedidos de avaliar novos pilotos.
 
A partir de 2020, porém, “as equipes podem substituir seu piloto contratado por todo ou parte do teste, desde que o número máximo de dias de teste seja respeitado, e que o substituto assuma a vaga do piloto contado. Ou seja, os dois não podem estar na pista ao mesmo tempo”. O piloto substituto, porém, terá de ser aprovado pelo Comitê de Seleção.
Bradley Smith (Foto: Aprilia Racing Team Gresini)
Paddockast #44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

No caso de Moto3 e Moto2, o piloto substituto vai ser tratado como titular no que diz respeito à contagem de dias de teste, o que significa dizer que uma equipe não poderá aumentar seus dias de testes substituindo o piloto, da mesma forma que um competidor não poderá aumentar sua quilometragem com uma troca de time.
 
“O efeito dessas mudanças é que os times terão a oportunidade de avaliar a competência de pilotos não contratados para uso futuro como suplente ou substituto. Isso também dá aos times e ao Comitê de Seleção a oportunidade de avaliar pilotos que podem ser indicados como contratados em temporadas futuras”, explicou a FIM.
 
Além disso, a MotoGP promoveu uma mudança no regulamento dos wild-cards. Até agora, as fábricas não podem nomear convidados para corridas consecutivas, mas a Comissão de GP concordou em remover essa barreira para marcas que contam com concessões e podem fazer um máximo de seis wild-cards.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.