Pramac inicia nova fase na MotoGP e exibe primeira moto em parceria com Yamaha
Depois de anos ao lado da Ducati, a Pramac começou uma nova jornada ao lado da Yamaha e exibiu a primeira M1 ao lado da montadora japonesa em evento que aconteceu na capital da Malásia. Jack Miller e Miguel Oliveira serão os pilotos para 2025
Ninguém vai passar por tantas mudanças na MotoGP 2025 como a Pramac. Nesta sexta-feira (31), a equipe satélite iniciou oficialmente a parceria com a Yamaha e apresentou as motos M1 que serão utilizadas por Miguel Oliveira e Jack Miller na próxima temporada da classe rainha do Mundial de Motovelocidade. O lançamento aconteceu em evento conjunto com a montadora japonesa em Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Para 2025, a Pramac ganhou a Alpine como patrocinadora principal. A fabricante de veículos, que possui presença na Fórmula 1, anunciou acordo com a equipe na última semana. O roxo, que já estava presente na moto de 2024, permaneceu para este ano. No entanto, o time abandonou o vermelho e passou a contar com detalhes em azul, remetendo à nova parceria com a Alpine.
A união com a Yamaha é justamente a primeira novidade da Pramac. Depois de anos ao lado da Ducati, com direito a título de Equipes em 2023 e de Pilotos no ano passado — com Jorge Martín —, a escuderia decidiu investir em novos ares e virou satélite da montadora japonesa, adicionando mais nomes para o desenvolvimento da moto que tanto sofreu nas temporadas passadas.
Para 2025, o time de Paolo Campinoti vai seguir com motos de fábrica, mas com a missão de buscar pódios e pontos com muito mais dificuldade do que conseguia as vitórias até o fim de 2024. De quebra, o time ainda apostou em uma reestrutura na dupla de pilotos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A Pramac viu o campeão Jorge Martín partir para a Aprilia, depois de ser recusado pelo time oficial da Ducati, e Franco Morbidelli reencontrar as origens da carreira, juntando-se à VR46, equipe de Valentino Rossi. Com isso, buscou a experiência de Jack Miller e Miguel Oliveira para tentar uma reinvenção na categoria.
Jack Miller chega ao time depois de anos difíceis na KTM. Em duas temporadas na montadora austríaca, o piloto australiano não venceu, conseguiu poucos resultados positivos e foi constantemente superado pelo companheiro Brad Binder, que mostrou mais consistência. Agora, vai defender a quarta montadora diferente no grid e espera reencontrar a boa fase que já o levou ao topo do pódio diversas vezes.
A outra novidade da Pramac é Miguel Oliveira. O português, no entanto, é mais um que precisa de ressurgimento na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. No ano passado, fez apenas 75 pontos e terminou na modesta 15ª posição com a Trackhouse — equipe satélite da Aprilia. Apesar das dificuldades, e de uma lesão que o tirou da parte final do certame, ainda garantiu um pódio na sprint do GP da Alemanha.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

