Preparando entrada na MotoGP na temporada 2017, KTM anuncia contratação Kallio como piloto de testes

Se preparando para entrar na MotoGP na temporada 2017, a KTM anunciou a contratação de Mika Kallio como piloto de testes. Finlandês defendeu a fábrica austríaca entre 2003 e 2008, vencendo 12 corridas nas 125cc e nas 250cc

A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO
 
 Decidida a entrar na MotoGP na temporada 2017, a KTM segue empenhada no desenvolvimento da RC16. Para avançar no desenvolvimento do protótipo 1000cc, a marca austríaca anunciou nesta quinta-feira (22) a contratação de Mika Kallio como piloto de testes.
 
Assim, o finlandês de 32 anos deixa as corridas para se dedicar ao projeto do time que defendeu entre 2003 e 2008. Com o uniforme laranja, Kallio conquistou um total de 12 vitórias, foi vice-campeão das 125cc em 2005 e 2006 e terceiro colocado nas 250cc em 2008.
Mika Kallio foi vice-campeão da Moto2 em 2014 (Foto: Marc VDS)
“A KTM teve um papel importante na minha carreira. Quando ouvi falar do plano deles para a MotoGP em 2017, percebi que poderia ser a oportunidade perfeita para eu voltar à família laranja”, disse Kallio. “Estou empolgado com a nossa cooperação, uma vez que respeito o know-how e o jeito de trabalhar da KTM”, continuou.
 
“Estou ansioso para usar minha vasta experiência de pilotagem e habilidade analítica para fazer um excelente trabalho como piloto de testes deles”, declarou. “Meu coração está nesse projeto e embora eu vá sentir falta de correr no próximo ano, acredito que os melhores momentos ainda estão por vir”, completou Mika. 
 
 Uma das principais forças da Moto3 na atualidade, a KTM está longe da classe rainha do Mundial de Motovelocidade desde 2005, quando deixou de fornecer motores ao Team Roberts. A marca austríaca, entretanto, segue trabalhando no desenvolvimento de seu protótipo e está, inclusive, construindo um novo centro dedicado ao esporte a motor, que ficará pronto em meados de 2016.
 
Diretor da divisão de esporte a motor da KTM, Pit Beirer destacou que a contratação de pessoal era um tema importante nessa primeira fase do projeto da RC16 e afirmou que a chegada de Kallio permite que o time dê os passos seguintes no desenvolvimento.
 
“Além dos desafios técnicos e de infraestrutura, o tópico do pessoal não era menos importante no primeiro estágio do projeto”, avaliou Beirer. “Ao contratar Mika Kallio, nós agora temos nossa equipe principal para a MotoGP e podemos dar os próximos passos”, seguiu.
 
“De acordo com o nosso planejamento, o motor está rodando em testes desde o início de julho. O próximo passo será a primeira saída com Alex Hofmann, ex-piloto e atual comentarista da MotoGP na Eurosport”, finalizou.
 
Ex-chefe de equipe de Dani Pedrosa, Mike Leitner atua como consultor da KTM e afirmou que a opção por Kallio tem a ver não só com o passado do finlandês com a marca, mas também com a vasta carreira dele.
 
“Nós optamos por Mika Kallio por conta de sua bem sucedida associação com a KTM no passado e, não menos importante, por sua experiência e sucesso em todas as classes”, justificou Leitner. “Não foi só conosco que ele provou sua habilidade como um excelente corredor e piloto de testes. Ele quer, e, acima de tudo, pode levar a si mesmo ao limite, e isso pode ser decisivo no desenvolvimento da RC16 da KTM”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.