Rabat contabiliza com aposta em empenho e trabalho duro e chega ao 1º título oito anos após estreia no Mundial de Motovelocidade

Em sua primeira temporada com o time belga, Tito Rabat mostrou que acertou ao trocar a Pons pela Marc VDS. Impecável ao longo de 2014, piloto de Barcelona chegou ao primeiro título oito anos após sua estreia no Mundial de Motovelocidade

A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

143 corridas após a estreia no Mundial de Motovelocidade, Tito Rabat conquistou neste domingo (26) seu primeiro título. O espanhol de 25 anos se tornou campeão da Moto2 ao conquistar o 3º lugar no GP da Malásia, abrindo, assim, 37 pontos de vantagem para Mika Kallio, seu companheiro de equipe e único em condições de ameaçar sua conquista.
 
Em seu quarto ano na divisão intermediária do Mundial de Motovelocidade, Rabat colocou em prática toda a experiência acumulada até aqui e teve no experiente finlandês seu maior adversário. Melhor estreante da temporada, Maverick Viñales se manteve na briga pelo título até o GP do Japão, mas a disputa sempre esteve mais polarizada entre a dupla da Marc VDS.
Tito Rabat conquistou a recompensa por todo esforço e trabalho duro dos últimos anos (Foto: Marc VDS)
A classificação da Moto2 após o GP da Malásia

O triunfo de Rabat, entretanto, começou a ser construído ainda no ano passado, quando o catalão conseguiu sua primeira vitória no Mundial — no GP da Espanha, em Jerez de la Frontera. Graças a algumas performances consistentes, Tito vislumbrou uma chance de título e chegou a se intrometer na disputa entre Pol Espargaró e Scott Redding.

 
A conquista, porém, foi de Espargaró, que subiu para a MotoGP como campeão da Moto2. Rabat, por sua vez, optou por mudar os rumos da carreira, encerrando seu vínculo com a Pons e se transferindo para a Marc VDS para assumir a vaga de Redding, que também partiu para a classe rainha.
 
A decisão, claro, desagradou Sito Pons, que afirmou que Rabat estava sendo preparado para assumir o posto de primeiro piloto do time com a saída de Espargaró. O dirigente chegou a dizer que a opção de Tito era um “erro” e um “freio na carreira”.
 
A opção pela Marc VDS, entretanto, acabou se transformando na mais acertada. Com uma prova para o fim da temporada, os pilotos de Marc van der Straten somaram dez vitórias, 13 poles e um total de 22 pódios.
 
Tito, por sua vez, foi o mais forte representante da equipe belga. O catalão esteve 14 vezes na primeira fila, dez delas na pole, e somou sete triunfos em um total de 13 pódios.
 
A primeira chance de garantir o título veio já em Phillip Island, onde precisava abrir mais 12 pontos de vantagem para Kallio. Na prova, no entanto, Tito optou pela prudência e preferiu adiar sua conquista a arriscar uma queda e ver Kallio e até mesmo Viñales ganharem um importante terreno.
 
Na etapa de Sepang, Rabat apenas precisava de um bom resultado, o que conseguiu neste domingo. 
 
Com a conquista de Marc Márquez na MotoGP e de Rabat na Moto2, o ‘Rufea Team’ precisa apenas ver a coroação de Álex Márquez na Moto3 para garantir 100% de aproveitamento na temporada 2014. O trio espanhol treina junto na Catalunha, na pista de Rufea. 
Confirmado na Marc VDS em 2015, Rabat terá a chance de se tornar o primeiro piloto a conquistar dois títulos seguidos na Moto2 desde o debute da categoria, em 2010.
 
Conhecido pela dedicação e por trabalhar duro, Rabat se tornou o sétimo espanhol no rol dos campeões da categoria intermediária, entrando em uma lista que conta com Sito Pons (1988 e 1989), Dani Pedrosa (2004 e 2005), Jorge Lorenzo (2006 e 2007), Toni Elias (2010), Marc Márquez (2012) e Pol Espargaró (2013).
 
Além disso, com as dez poles conquistadas até aqui, Rabat estabeleceu um recorde de poles em uma única temporada na Moto2. Tito é o primeiro piloto na história da Moto2 a liderar o campeonato durante toda a temporada.

As imagens do GP da Malásia
#GALERIA(5123)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.