Roberto Colaninno, presidente da proprietária da Aprilia, morre aos 80 anos na Itália

Roberto Colaninno foi um dos grandes nomes do cenário empresarial italiano e era presidente da Piaggio, empresa que conta com marcas como Aprilia e Vespa

Roberto Colaninno, presidente e diretor administrativo da Piaggio, proprietária da Aprilia, morreu neste sábado (19) aos 80 anos. O empresário foi uma das figuras proeminentes dos últimos 50 anos da história industrial e financeira italiana. A causa da morte não foi revelada. 

O legado do empresário foi marcado por sua ascensão na Olivetti, onde atingiu a posição de diretor em meados dos anos 1990. Colaninno é especialmente lembrado na Itália por sua liderança na Telecom e pelo renascimento da Piaggio.

Nascido em Mântua, em 1943, Colaninno tinha raízes em Bari. Sua carreira teve início na Olivetti, mas foi principalmente através de sua contribuição na Telecom que ganhou destaque. Seu percurso acadêmico inclui o título honorário de doutor em economia e negócios pela Universidade de Lecce e, em 2013, recebeu o título de mestre honorário em gestão, inovação e engenharia de serviços pela Scuola Superiore Sant’Anna em Pisa. Em 2000, foi nomeado Cavaliere del Lavoro e, em 2014, ganhou a condecoração de Oficial da Legião de Honra por Sua Excelência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aprilia é uma das marcas mais bem sucedidas na história do motociclismo (Foto: Divulgação/MotoGP)

A trajetória profissional de Colaninno teve início na fabricante de autopeças Fiamm, quando se associou a Carlo De Benedetti, um gigante empresário italiano. Juntos, fundaram a empresa de finanças Sogefi, que adquiriu a Fiamm de seu proprietário britânico e a transformou em um dos fornecedores de peças automotivas de maior sucesso na Europa.

Mais tarde, De Benedetti convidou Colaninno a assumir a liderança da sua empresa em dificuldades, a Olivetti. Colaninno abandonou a unidade de computadores deficitária da empresa e concentrou-se no negócio de telefonia, o qual usou como veículo para lançar a oferta pública de aquisição da Telecom Italia.

Em 2002, Colaninno comprou a Immsi e, no ano seguinte, o grupo Piaggio. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e atualmente conta com várias marcas, como Vespa e Aprilia. Já em 2008, se envolveu com a CAI (Compagnia Aerea Italiana), chamada para salvar a Alitalia.

Antes da corrida sprint do GP da Áustria a MotoGP fez um minuto de silencio em respeito a Colaninno. Segundo informações preliminares, o funeral de Roberto será uma cerimônia privada em Mântua. O italiano havia feito aniversário no último dia 16 de agosto. O empresário deixa dois filhos, Matteo e Michele, e sua esposa, Oretta.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.