Valentino Rossi abriu os trabalhos em Assen no topo da tabela de tempos. Usando um novo chassi na YZR-M1, o italiano exibiu um ótimo ritmo na fase final do primeiro treino livre e fechou a manhã desta quinta-feira (25) na liderança.
Com o melhor de seus 20 giros em 1min34s357, o italiano segurou a dupla da Honda e ficou com a ponta com 0s195 de vantagem para Marc Márquez, que levou um tombo pouco após deixar os boxes.
Valentino Rossi foi o mais rápido no primeiro treino em Assen (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Dani Pedrosa chegou a liderar a sessão, mas, 0s213 mais lento que Rossi, acabou na terceira colocação. 0s415 atrás do companheiro de Yamaha, Jorge Lorenzo conquistou o quarto tempo.
Confirmando a boa forma da Yamaha em Assen, Pol Espargaró aparece na quinta colocação, 0s115 à frente de Bradley Smith, seu companheiro de Tech3.
Com 1min35s050, Maverick Viñales colocou a Suzuki na sétima colocação, 0s125 à frente de Aleix Espargaró, também equipado com a GSX-RR.
0s866 mais lento que o líder, Andrea Dovizioso ficou com o nono tempo, com Danilo Petrucci completando a relação dos dez mais rápidos.
Karel Abraham é a baixa na prova deste fim de semana. Recém-operado após deslocar o dedão do pé esquerdo em um acidente em Montmeló, o tcheco foi barrado pelos médicos do Mundial. A AB chegou a negociar para que Michael van der Mark substituísse o #4, mas não conseguiu chegar a um acordo com o piloto da Honda no Mundial de Superbike.
Saiba como foi o primeiro treino livre da MotoGP em Assen:
Depois de um início de manhã bastante nublado em Assen, o azul do céu começou a aparecer discretamente, mas nada que alterasse drasticamente as condições climáticas. A temperatura subiu para 18°C, com a pista chegando aos 20°C.
Assim que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes para aproveitar o tempo de pista seca. Antes mesmo de completar sua primeira volta cronometrada, Marc Márquez, que roda neste fim de semana com o chassi de 2014, sofreu uma queda. O espanhol deu uma escorregada e escapou da pista, caindo na brita. O #93 levantou, sacudiu a poeira e voltou para os boxes imediatamente.
Com 1min37s625, Danilo Petrucci foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, 0s553 à frente de Aleix Espargaró. Jorge Lorenzo vinha em terceiro, à frente de Pol Espargaró e Bradley Smith.
O #9 melhorou sua marca no giro seguinte, com Scott Redding assumindo o segundo posto. Pouco depois, Pol Espargaró virou 0s227 mais rápido que o antigo rival da Moto2 e assumiu o segundo posto.
Com 1min36s089, Aleix Espargaró assumiu o comando da sessão, mas logo foi batido por Petrucci, que virou 0s275 mais rápido. Lorenzo tinha a terceira marca, à frente de Pol Espargaró, Dani Pedrosa, Bradley Smith, Scott Redding e Valentino Rossi.
Na sequência, Andrea Iannone baixou sua marca para 1min35s551 e assumiu a liderança, 0s238 à frente de Cal Crutchlow, que pulou para segundo. Petrucci fechava o top-3.
Marc Márquez está usando o chassi de 2014 da Honda (Foto: Honda)
Com 1min35s407, Lorenzo assumiu o comando da sessão, com Pedrosa virando 0s010 mais lento para assumir o segundo posto. 0s042 mais rápido que o #99, Aleix assumiu a liderança mais uma vez.
Ainda usando o chassi antigo da Yamaha, Rossi cravou 1min35s673 e assumiu o quinto posto, 0s308 atrás do #41 da Suzuki.
Pouco depois, Pedrosa passou em 1min34s823 e assumiu a liderança, abrindo 0s542 de margem para Aleix. Smith tinha o terceiro tempo, à frente de Lorenzo e Crutchlow.
0s477 mais lento, Lorenzo subiu para segundo, mas logo caiu para a terceira colocação, já que Petrucci virou 0s029 mais rápido para assumir a segunda posição.
Rodando na ponta, Pedrosa baixou para 1min34s643 e levou para 0s628 sua vantagem no topo da tabela de tempos. Lorenzo, por sua vez, virou 0s287 mais lento e recuperou a segunda colocação.
Com pouco mais de 15 minutos de sessão, os pilotos partiram para os boxes pela primeira vez. Pedrosa puxava a fila, com Lorenzo, Petrucci, Aleix, Smith, Crutchlow, Iannone, Rossi, Pol e Bradl fechando o top-10.
Rodando praticamente sozinho, Márquez anotou 1min35s772 e assumiu o nono posto, 1s129 mais lento que o companheiro de Honda.
De volta à pista, Rossi baixou sua marca para 1min35s352 e assumiu o quinto posto, 0s709 atrás de Pedrosa, que seguia no topo da tabela. Terceiro, Smith também tinha sido mais rápido e vinha 0s450 mais lento que o líder.
Na sequência, Rossi abriu um ótimo giro, mas perdeu tempo na parcial final. Ainda assim, o #46 saltou para o segundo posto, 0s017 mais lento que Pedrosa. 0s270 atrás do companheiro de Yamaha, Lorenzo era o terceiro, com Smith, Aleix, Petrucci, Márquez, Crutchlow, Iannone e Pol fechando o top-10.
Os pilotos foram para os boxes mais uma vez antes de voltaram à pista para os dez minutos finais. Pedrosa liderava, seguido por Rossi, Lorenzo, Smith, Aleix, Petrucci, Márquez, Iannone, Crutchlow e Pol. Maverick Viñales tinha o 11º tempo, com Andrea Dovizioso em 13º.
Márquez abriu, então, uma boa volta, mas perdeu tempo nas últimas duas parciais e apenas conseguiu saltar para a terceira colocação, 0s249 atrás do companheiro de Honda.
Para os minutos finais da sessão, Lorenzo deixou os boxes da Yamaha com o novo chassi desenvolvido em Iwata. Rossi usava o quadro desde a saída anterior.
Depois de um pouco insistir, Márquez cravou 1min34s552 e assumiu a liderança, abrindo 0s091 de vantagem para Pedrosa, que caiu para segundo. Rossi era terceiro, com Lorenzo e Smith fechando o top-3.
Na sequência, Rossi virou 1min34s479 e assumiu a ponta, superando Márquez por 0s073. O italiano tinha um pneu macio na dianteira da Yamaha e um médio na traseira.
Lorenzo tentou acompanhar o ritmo do companheiro imediatamente, mas não conseguiu melhorar. Rossi, por sua vez, baixou para 1min34s469 e ampliou sua vantagem em relação a Márquez para 0s083.
Em sua última volta, Pedrosa vinha em bom ritmo, mas encontrou Alex de Angelis pelo caminho e não conseguiu manter o mesmo ritmo, confirmando o terceiro tempo.
Valentino, por outro lado, teve pista livre pela frente e cravou 1min34s357 em sua 20ª e última volta nesta manhã, garantindo a liderança com 0s195 de vantagem para Márquez.
MotoGP, GP da Holanda, Assen, Treino livre 1:
1 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:34.357 |
|
20 |
20 |
2 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:34.552 |
+0.195 |
17 |
20 |
3 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:34.570 |
+0.213 |
19 |
19 |
4 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:34.772 |
+0.415 |
18 |
18 |
5 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
TECH3 YAMAHA |
1:34.927 |
+0.570 |
21 |
21 |
6 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
TECH3 YAMAHA |
1:35.042 |
+0.685 |
21 |
21 |
7 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
SUZUKI |
1:35.050 |
+0.693 |
18 |
19 |
8 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
SUZUKI |
1:35.175 |
+0.818 |
15 |
17 |
9 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:35.223 |
+0.866 |
13 |
13 |
10 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
PRAMAC DUCATI |
1:35.271 |
+0.914 |
7 |
21 |
11 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
LCR HONDA |
1:35.348 |
+0.991 |
16 |
18 |
12 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:35.393 |
+1.036 |
17 |
19 |
13 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
DUCATI |
1:35.400 |
+1.043 |
12 |
20 |
14 |
6 |
STEFAN BRADL |
ALE |
FORWARD YAMAHA |
1:35.486 |
+1.129 |
20 |
20 |
15 |
68 |
YONNY HERNÁNDEZ |
COL |
PRAMAC DUCATI |
1:35.924 |
+1.567 |
14 |
15 |
16 |
69 |
NICKY HAYDEN |
EUA |
ASPAR HONDA |
1:35.965 |
+1.608 |
14 |
15 |
17 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
MARC VDS HONDA |
1:36.158 |
+1.801 |
12 |
21 |
18 |
50 |
EUGENE LAVERTY |
IRN |
ASPAR HONDA |
1:36.223 |
+1.866 |
18 |
22 |
19 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:36.233 |
+1.876 |
15 |
16 |
20 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
APRILIA GRESINI |
1:36.250 |
+1.893 |
16 |
18 |
21 |
76 |
LORIS BAZ |
FRA |
FORWARD YAMAHA |
1:36.423 |
+2.066 |
16 |
18 |
22 |
63 |
MIKE DI MEGLIO |
FRA |
AVINTIA DUCATI |
1:36.619 |
+2.262 |
16 |
18 |
23 |
15 |
ALEX DE ANGELIS |
RSM |
IODA ART |
1:37.486 |
+3.129 |
9 |
18 |
24 |
33 |
MARCO MELANDRI |
ITA |
APRILIA GRESINI |
1:37.933 |
+3.576 |
16 |
17 |