Rossi bate dupla da Honda e dita ritmo no primeiro treino livre da MotoGP na Holanda. Lorenzo anota quarto tempo
Com bom ritmo na fase final da sessão, Valentino Rossi bateu a dupla da Honda e garantiu a liderança da primeira sessão de treinos livres em Assen. 0s195 mais lento, Marc Márquez ficou em segundo, com Dani Pedrosa completando o top-3
A cobertura completa do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO |
Valentino Rossi abriu os trabalhos em Assen no topo da tabela de tempos. Usando um novo chassi na YZR-M1, o italiano exibiu um ótimo ritmo na fase final do primeiro treino livre e fechou a manhã desta quinta-feira (25) na liderança.
Com o melhor de seus 20 giros em 1min34s357, o italiano segurou a dupla da Honda e ficou com a ponta com 0s195 de vantagem para Marc Márquez, que levou um tombo pouco após deixar os boxes.
Valentino Rossi foi o mais rápido no primeiro treino em Assen (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Dani Pedrosa chegou a liderar a sessão, mas, 0s213 mais lento que Rossi, acabou na terceira colocação. 0s415 atrás do companheiro de Yamaha, Jorge Lorenzo conquistou o quarto tempo.
Confirmando a boa forma da Yamaha em Assen, Pol Espargaró aparece na quinta colocação, 0s115 à frente de Bradley Smith, seu companheiro de Tech3.
Com 1min35s050, Maverick Viñales colocou a Suzuki na sétima colocação, 0s125 à frente de Aleix Espargaró, também equipado com a GSX-RR.
0s866 mais lento que o líder, Andrea Dovizioso ficou com o nono tempo, com Danilo Petrucci completando a relação dos dez mais rápidos.
Karel Abraham é a baixa na prova deste fim de semana. Recém-operado após deslocar o dedão do pé esquerdo em um acidente em Montmeló, o tcheco foi barrado pelos médicos do Mundial. A AB chegou a negociar para que Michael van der Mark substituísse o #4, mas não conseguiu chegar a um acordo com o piloto da Honda no Mundial de Superbike.
Saiba como foi o primeiro treino livre da MotoGP em Assen:
Depois de um início de manhã bastante nublado em Assen, o azul do céu começou a aparecer discretamente, mas nada que alterasse drasticamente as condições climáticas. A temperatura subiu para 18°C, com a pista chegando aos 20°C.
Assim que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes para aproveitar o tempo de pista seca. Antes mesmo de completar sua primeira volta cronometrada, Marc Márquez, que roda neste fim de semana com o chassi de 2014, sofreu uma queda. O espanhol deu uma escorregada e escapou da pista, caindo na brita. O #93 levantou, sacudiu a poeira e voltou para os boxes imediatamente.
Com 1min37s625, Danilo Petrucci foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, 0s553 à frente de Aleix Espargaró. Jorge Lorenzo vinha em terceiro, à frente de Pol Espargaró e Bradley Smith.
O #9 melhorou sua marca no giro seguinte, com Scott Redding assumindo o segundo posto. Pouco depois, Pol Espargaró virou 0s227 mais rápido que o antigo rival da Moto2 e assumiu o segundo posto.
Com 1min36s089, Aleix Espargaró assumiu o comando da sessão, mas logo foi batido por Petrucci, que virou 0s275 mais rápido. Lorenzo tinha a terceira marca, à frente de Pol Espargaró, Dani Pedrosa, Bradley Smith, Scott Redding e Valentino Rossi.
Na sequência, Andrea Iannone baixou sua marca para 1min35s551 e assumiu a liderança, 0s238 à frente de Cal Crutchlow, que pulou para segundo. Petrucci fechava o top-3.
Marc Márquez está usando o chassi de 2014 da Honda (Foto: Honda)
Com 1min35s407, Lorenzo assumiu o comando da sessão, com Pedrosa virando 0s010 mais lento para assumir o segundo posto. 0s042 mais rápido que o #99, Aleix assumiu a liderança mais uma vez.
Ainda usando o chassi antigo da Yamaha, Rossi cravou 1min35s673 e assumiu o quinto posto, 0s308 atrás do #41 da Suzuki.
Pouco depois, Pedrosa passou em 1min34s823 e assumiu a liderança, abrindo 0s542 de margem para Aleix. Smith tinha o terceiro tempo, à frente de Lorenzo e Crutchlow.
0s477 mais lento, Lorenzo subiu para segundo, mas logo caiu para a terceira colocação, já que Petrucci virou 0s029 mais rápido para assumir a segunda posição.
Rodando na ponta, Pedrosa baixou para 1min34s643 e levou para 0s628 sua vantagem no topo da tabela de tempos. Lorenzo, por sua vez, virou 0s287 mais lento e recuperou a segunda colocação.
Com pouco mais de 15 minutos de sessão, os pilotos partiram para os boxes pela primeira vez. Pedrosa puxava a fila, com Lorenzo, Petrucci, Aleix, Smith, Crutchlow, Iannone, Rossi, Pol e Bradl fechando o top-10.
Rodando praticamente sozinho, Márquez anotou 1min35s772 e assumiu o nono posto, 1s129 mais lento que o companheiro de Honda.
De volta à pista, Rossi baixou sua marca para 1min35s352 e assumiu o quinto posto, 0s709 atrás de Pedrosa, que seguia no topo da tabela. Terceiro, Smith também tinha sido mais rápido e vinha 0s450 mais lento que o líder.
Na sequência, Rossi abriu um ótimo giro, mas perdeu tempo na parcial final. Ainda assim, o #46 saltou para o segundo posto, 0s017 mais lento que Pedrosa. 0s270 atrás do companheiro de Yamaha, Lorenzo era o terceiro, com Smith, Aleix, Petrucci, Márquez, Crutchlow, Iannone e Pol fechando o top-10.
Os pilotos foram para os boxes mais uma vez antes de voltaram à pista para os dez minutos finais. Pedrosa liderava, seguido por Rossi, Lorenzo, Smith, Aleix, Petrucci, Márquez, Iannone, Crutchlow e Pol. Maverick Viñales tinha o 11º tempo, com Andrea Dovizioso em 13º.
Márquez abriu, então, uma boa volta, mas perdeu tempo nas últimas duas parciais e apenas conseguiu saltar para a terceira colocação, 0s249 atrás do companheiro de Honda.
Para os minutos finais da sessão, Lorenzo deixou os boxes da Yamaha com o novo chassi desenvolvido em Iwata. Rossi usava o quadro desde a saída anterior.
Depois de um pouco insistir, Márquez cravou 1min34s552 e assumiu a liderança, abrindo 0s091 de vantagem para Pedrosa, que caiu para segundo. Rossi era terceiro, com Lorenzo e Smith fechando o top-3.
Na sequência, Rossi virou 1min34s479 e assumiu a ponta, superando Márquez por 0s073. O italiano tinha um pneu macio na dianteira da Yamaha e um médio na traseira.
Lorenzo tentou acompanhar o ritmo do companheiro imediatamente, mas não conseguiu melhorar. Rossi, por sua vez, baixou para 1min34s469 e ampliou sua vantagem em relação a Márquez para 0s083.
Em sua última volta, Pedrosa vinha em bom ritmo, mas encontrou Alex de Angelis pelo caminho e não conseguiu manter o mesmo ritmo, confirmando o terceiro tempo.
Valentino, por outro lado, teve pista livre pela frente e cravou 1min34s357 em sua 20ª e última volta nesta manhã, garantindo a liderança com 0s195 de vantagem para Márquez.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.MotoGP, GP da Holanda, Assen, Treino livre 1:
1 | 46 | VALENTINO ROSSI | ITA | YAMAHA | 1:34.357 | 20 | 20 | |
2 | 93 | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:34.552 | +0.195 | 17 | 20 |
3 | 26 | DANI PEDROSA | ESP | HONDA | 1:34.570 | +0.213 | 19 | 19 |
4 | 99 | JORGE LORENZO | ESP | YAMAHA | 1:34.772 | +0.415 | 18 | 18 |
5 | 44 | POL ESPARGARÓ | ESP | TECH3 YAMAHA | 1:34.927 | +0.570 | 21 | 21 |
6 | 38 | BRADLEY SMITH | ING | TECH3 YAMAHA | 1:35.042 | +0.685 | 21 | 21 |
7 | 25 | MAVERICK VIÑALES | ESP | SUZUKI | 1:35.050 | +0.693 | 18 | 19 |
8 | 41 | ALEIX ESPARGARÓ | ESP | SUZUKI | 1:35.175 | +0.818 | 15 | 17 |
9 | 4 | ANDREA DOVIZIOSO | ITA | DUCATI | 1:35.223 | +0.866 | 13 | 13 |
10 | 9 | DANILO PETRUCCI | ITA | PRAMAC DUCATI | 1:35.271 | +0.914 | 7 | 21 |
11 | 43 | JACK MILLER | AUS | LCR HONDA | 1:35.348 | +0.991 | 16 | 18 |
12 | 35 | CAL CRUTCHLOW | ING | LCR HONDA | 1:35.393 | +1.036 | 17 | 19 |
13 | 29 | ANDREA IANNONE | ITA | DUCATI | 1:35.400 | +1.043 | 12 | 20 |
14 | 6 | STEFAN BRADL | ALE | FORWARD YAMAHA | 1:35.486 | +1.129 | 20 | 20 |
15 | 68 | YONNY HERNÁNDEZ | COL | PRAMAC DUCATI | 1:35.924 | +1.567 | 14 | 15 |
16 | 69 | NICKY HAYDEN | EUA | ASPAR HONDA | 1:35.965 | +1.608 | 14 | 15 |
17 | 45 | SCOTT REDDING | ING | MARC VDS HONDA | 1:36.158 | +1.801 | 12 | 21 |
18 | 50 | EUGENE LAVERTY | IRN | ASPAR HONDA | 1:36.223 | +1.866 | 18 | 22 |
19 | 8 | HECTOR BARBERÁ | ESP | AVINTIA DUCATI | 1:36.233 | +1.876 | 15 | 16 |
20 | 19 | ÁLVARO BAUTISTA | ESP | APRILIA GRESINI | 1:36.250 | +1.893 | 16 | 18 |
21 | 76 | LORIS BAZ | FRA | FORWARD YAMAHA | 1:36.423 | +2.066 | 16 | 18 |
22 | 63 | MIKE DI MEGLIO | FRA | AVINTIA DUCATI | 1:36.619 | +2.262 | 16 | 18 |
23 | 15 | ALEX DE ANGELIS | RSM | IODA ART | 1:37.486 | +3.129 | 9 | 18 |
24 | 33 | MARCO MELANDRI | ITA | APRILIA GRESINI | 1:37.933 | +3.576 | 16 | 17 |