Salom resiste à pressão de Rins nos metros finais e coloca Espanha no topo do pódio da Moto3 em Montmeló

Luis Salom conseguiu conter os avanços de Álex Rins e garantiu a vitória no GP da Catalunha de Moto3. Maverick Viñales completa o pódio em Montmeló, mas perdeu a liderança do Mundial

A classificação do Mundial de MotoGP após seis etapas                        
As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade na Catalunha
Acompanhe a cobertura do GP da Catalunha no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Luis Salom foi o grande vitorioso deste domingo (16). Primeiro piloto a receber a bandeirada em Montmeló, o representante da Red Bull KTM Ajo sai de Barcelona líder do Mundial, cinco pontos à frente de Maverick Viñales, que caiu para a segunda colocação. 


Largando na pole, Salom esteve envolvido na briga pela ponta durante toda a prova, tendo em Álex Rins, Álex Márquez e Viñales seus maiores adversários. Com várias mudanças de posição durante a disputa – especialmente na curva 1 –, Luis assumiu a ponta no momento certo e depois conseguiu neutralizar os ataques de Rins, que era pressionado por Viñales.
Em corrida inteligente, Salom assumiu a ponta no momento certo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Nos metros finais, o piloto da Estrella Galicia 0,0 tentou aumentar o ritmo e atacar na última curva, mas Salom manteve a frente e cruzou a linha de chegada com 0s211 de vantagem. Viñales completou o pódio, 0s634 atrás do vencedor.

Márquez fez uma boa prova e chegou a liderar algumas voltas, mas acabou isolado, sem conseguir brigar com o trio à frente nos metros finais. O irmão mais novo de Marc Márquez recebeu a bandeira na quarta posição, 3s993 atrás de Salom. 

Destaque também para o desempenho da Mahindra em Montmeló. A marca indiana foi a única a conseguir fazer frente à força da KTM nas primeiras voltas. Éfren Vázquez ficou com o quinto posto, à frente de Miguel Oliveira.
 
Jack Miller conquistou o sétimo posto, sendo a melhor Honda na disputa. Alvo de um grande duelo durante as 22 voltas da disputa, a oitava posição acabou nas mãos de Alexis Masbou, que conseguiu superar ZulFahmi Khairuddin. Arthur Sissis completa o top-10.

Eric Granado não conseguiu cumprir a meta de permanecer na zona de pontuação. Depois de somar seus primeiros pontos em Mugello, o brasileiro sai da Catalunha com um 26º lugar, 1min12s896 atrás do vencedor.
A galeria exclusiva do GP da Catalunha, por Xavi Bonilla

Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
 
O GP da Catalunha começou com sol, temperatura de 25°C e o asfalto batendo a casa dos 40°C. Luis Salom tinha a pole-position, seguido por Álex Rins e Miguel Oliveira. 
 
O piloto da Red Bull KTM Ajo manteve a ponta na largada, mas foi ultrapassado por Rins ainda na primeira curva. Márquez assumiu o terceiro posto, seguido por Viñales, Oliveira, Vázquez e Sissis. Na ponta, o piloto da Estrella Galicia 0,0 tentava escapar, mas era acompanhado por Salom, que tomou a liderança antes de abrir a segunda volta.
Mesmo fora do pódio, Álex Márquez mostrou um bom desempenho (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Na sequência, Viñales atacou, passando Márquez e Rins e assumindo o segundo lugar. Ainda nos primeiros metros, Toni Finsterbusch, Niklas Ajo e Jasper Iwema se tocaram e caíram, abandonando a prova.
 
Na passagem seguinte, Márquez assumiu a ponta, à frente de Viñales, Rins e Salom. Mais atrás, Granado tinha o 18º posto, atrás de Webb.
 
Na abertura da terceira volta, seis pilotos estavam envolvidos na briga pela ponta – Márquez, Viñales, Rins, Oliveira, Vázquez, Salom e Miller. Rins assumiu a liderança, à frente de seu companheiro de equipe. Maverick tinha o terceiro posto, seguido por Vázquez, Luis e Miguel.
 
Um pouco mais atrás, Granado subiu para a 17ª colocação após ultrapassar Fenati, mas levou o troco. Ainda na terceira volta, Niccolò Antonelli caiu e abandonou. Livio Loi também escapou da pista e caiu, mas não se feriu com gravidade.
 
Rins seguia na ponta, mas agora era seguido por Vázquez. Márquez logo conseguiu passar o piloto da Mahindra, e voltou a seguir seu companheiro de equipe. 
 
Na entrada da reta, Márquez assumiu a liderança, mas foi ultrapassado por Vázquez na curva 1. Rins vinha em terceiro, à frente de Viñales, Miller, Salom, Oliveira e Masbou. A dupla da Estrella Galicia 0,0 passou na sequência, com o irmão mais novo de Marc Márquez voltando a comandar a prova.
 
Abrindo o giro seguinte, Rins passou a frente, com Miller saltando para o terceiro lugar. Por dentro, o piloto da Caretta passou Márquez e subiu para segundo. 
 
Rins conseguiu se afastar ligeiramente do pelotão, garantindo distância o suficiente para manter sua posição na curva 1. Viñales assumiu o segundo posto, com Márquez em terceiro e Salom em quarto. Vázquez vinha na sequência, seguido por Oliveira, Miller, Masbou, Khairuddin, Isaac Viñales, Webb, Binder e Fenati.
Granado não conseguiu permanecer na zona de pontuação (Foto: Aspar)
Márquez atacou Viñales pelo segundo lugar, mas Maverick defendeu a posição. Na abertura da décima volta, Álex passou e assumiu o segundo posto. Na ponta, Rins seguia tentando se afastar do grupo, mas sustentava uma diferença muito pequena.
 
Na reta de Montmeló, Salom conseguiu passar e assumiu a liderança da prova, à frente de Viñales, o líder do Mundial. Márquez tinha o terceiro posto, seguido por Rins. Um pouco mais atrás, Fenati e Isaac Viñales lutavam pela oitava colocação, com o piloto italiano levando a melhor. 
 
De novo na curva 1, Viñales e Márquez passaram Salom, subindo para primeiro e segundo, respectivamente. Abrindo a 13ª volta, o pelotão tentou atacar Maverick, mas ele manteve a ponta. Mas atrás, Granado assumiu o 19º posto após ultrapassar Oettl e McPhee. Na sequência, o brasileiro deixou Juanfran Guevara para trás e subiu para 18º. 
 
Na reta, Márquez assumiu a ponta, mas perdeu a liderança para Viñales, o último a frear na curva 1 de Barcelona. Na volta seguinte, Salom ganhou duas posições no mesmo ponto de freada e assumiu a liderança, à frente de Rins e Viñales.
 
No terceiro pelotão, um intenso duelo, com Khairuddin e Fenati brigando pela oitava colocação.Apesar das tentativas do italiano, o malaio conseguiu manter a frente.
 
Com três voltas para o fim, Salom seguia na ponta e nem mesmo a curva 1 permitiu uma mudança na ordem dos pilotos. Rins tinha o segundo posto, à frente de Viñales e Márquez.
 
Faltando duas voltas para a bandeira quadriculada, Viñales passou a atacar Rins de maneira mais incisiva, empurrando o espanhol para cima de Salom. Na abertura da última volta, Luis manteve a ponta, com Álex pressionado por Maverick. 
 
No miolo de Montmeló, Salom conseguiu se afastar ligeiramente, evitando a proximidade com Rins nos principais pontos de ultrapassagem. Na reta, o piloto da Red Bull KTM Ajo manteve a frente e venceu, tirando de Viñales a liderança do Mundial.

Moto3, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
 
1
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
41.15.331
22 voltas
2
Álex RINS
ESP
Estrella Galicia 0'0 
KTM
+0.211
 
3
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
+0.634
 
4
Álex MÁRQUEZ
ESP
Estrella Galicia 0'0
KTM
+3.993
 
5
Éfren VÁZQUEZ
ESP
Mahindra
+6.243
 
6
Miguel OLIVEIRA
POR
Mahindra
+9.295
 
7
Jack MILLER
AUS
Team Germany
FTR Honda
+13.164
 
8
Alexis MASBOU
FRA
Ongetta
FTR Honda
+21.174
 
9
ZulFahmi KHAIRUDDIN
MAL
Red Bull KTM Ajo
+21.240
 
10
Arthur SISSIS
AUS
Red Bull KTM Ajo
+21.598
 
11
Isaac VIÑALES
ESP
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+21.726
 
12
Brad BINDER
RSA
Ambrogio Racing
Suter Honda
+21.756
 
13
Alan TECHER
FRA
CIP
TRS Honda
+21.828
 
14
Danny WEBB
ING
Ambrogio Racing
Suter Honda
+21.879
 
15
Romano FENATI
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda 
+22.071
 
16
Alessandro TONUCCI
ITA
Caretta Technology
Honda
+22.218
 
17
Francesco BAGNAIA
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda
+28.119
 
18
Phillipp OETTL
ALE
Paddock TT Motion
Kalex KTM
+34.915
 
19
John McPHEE
ING
Team Germany
FTR Honda
+34.948
 
20
Juanfran GUEVARA
ESP
CIP
 TRS Honda
+35.026
 
21
Lorenzo BALDASSARRI
ITA
Gresini
FTR Honda
+35.110
 
22
Ana CARRASCO
ESP
LaGlisse
KTM
+35.352
 
23
Hyuga WATANABE
JAP
Caretta Technology
Honda
+46.632
 
24
Matteo FERRARI
ITA
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+46.733
 
25
Andrea MIGNO
ITA
GMT
FTR
+46.776
 
26
Eric GRANADO
BRA
Aspar
Kalex KTM
+1:12.896
 
27
Kevin HANUS
ALE
Thomas Sabo
Honda
+1:29.331
 
 
Jakub KORNFEIL
TCH
RW
Kalex KTM
NC
 
 
Livio LOI
BEL
Marc VDS
Kalex KTM
NC
 
 
Niccolò ANTONELLI
ITA
Gresini
FTR Honda
NC
 
 
Toni FINSTERBUSCH
ALE
Kiefer Racing
Kalex KTM
NC
 
 
Niklas AJO
FIN
AVANT TECNOLOGY
KTM
NC
 
 
Jasper IWEMA
HOL
RW
Kalex KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 25°C | pista: 34ºC
 
 
 
 
 
 
 
 
VRM
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
 
1:51.475
152.6 km/h
REC
Álex MÁRQUEZ
ESP
Estrella Galicia 0,0
KTM
 
1:52.583
151.1 km/h
MV
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
KTM
 
1:50.782
153.6 km/h
POLE
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
KTM
 
1:50.782
153.6 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.