Lowes domina Moto2 quase de ponta a ponta e vence na Espanha. Acosta é 2º e Arbolino, 4º

Sam Lowes fez valer a pole-position, aguentou a pressão de Pedro Acosta e depois precisou apenas gerenciar sua prova para receber a bandeirada na primeira posição do GP da Espanha da Moto2

O dia foi de boas batalhas por vitórias no Mundial de Motovelocidade, e na Moto2 não foi diferente. Pedro Acosta foi ameaça para Sam Lowes, pole-position de Jerez de la Frontera. Os dois disputavam até, pelo menos, metade da prova. O britânico, no entanto, conseguiu aguentar a pressão, abrir distância para afastar o espanhol e vencer a etapa espanhola.

Acosta terminou 2s841 atrás de Lowes e ficou na segunda posição. O #37, no entanto, agora divide a liderança do Mundial com 74 pontos, junto a Tony Arbolino. Alonso López fez corrida bastante consistente e completou o pódio.

Sam Lowes venceu em Jerez (Foto: Marc VDS)

Arbolino foi quarto, Arón Canet, quinto. Jake Dixon, Somkiat Chantra, Albert Arenas, Filip Salac, Fermín Aldeguer e Sergío García completam o top-10.

Moto2 volta à ativa no fim de semana de 14 de maio, com o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da Espanha de Moto2:

Com as nuvens se dissipando no céu de Andaluzia, a temperatura subiu antes da corrida da Moto2. Às vésperas da largada, os termômetros mediam 25°C, com o asfalto chegando a 33°C. A umidade relativa do ar estava em 60%, com o vento soprando a 6 km/h.

A escolha de pneus foi praticamente uniforme, com quase todos optando pelos pneus mais macios oferecidos pela Dunlop. A única exceção foi Ai Ogura, que colocou a opção mais dura na dianteira.

Quando os pilotos partiram para a volta de aquecimento, Lorenzo Dalla Porta teve problemas e precisou ser empurrado para fora do grid. Assim, teve de largar do pit-lane.

Na hora da largada, o pole Sam Lowes viu Pedro Acosta saltar para a ponta, com Alonso López também passando o britânico para segundo.

Largada da Moto2 (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, Lowes reagiu e voltou ao segundo lugar, diante de López e Tony Arbolino, que largou muito bem. Ai Ogura vinha em quinto, diante de Dixon.

Arbolino conseguiu subir para a quarta colocação, mas apenas brevemente, já que o troco de López foi rápido. Na frente, Lowes pressionou Acosta e tomou a ponta em Jerez.

Na segunda volta, Celestino Vietti caiu na curva 10, a Peluqui, e atingiu a barreira de proteção. Mas não se feriu e deixou a pista caminhando.

Enquanto isso, Lowes abriu cerca de 0s3 de margem para Acosta. López era o terceiro, seguido por Arbolino e Ogura.

Pouco depois, Ogura e Salac passaram Arbolino, que desceu para sexto. O titular da Marc VDS respondeu de imediato e voltou à quinta colocação, diante de Filip.

Lowes abre boa vantagem na ponta (Vídeo: MotoGP)

Arón Canet vinha tentando avançar e conseguiu passar Salac para se instalar na sexta colocação, próximo de Arbolino. Na ponta, Lowes seguia se afastando de Acosta, que, por sua vez, já tinha mais de 1s6 de frente para López.

Na volta 6, Arbolino conseguiu tirar Ogura do caminho e se instalou em quarto, deixando o japonês para se defender da pressão de Canet.

Forte como há muito tempo não se via, Lowes seguiu disparado na ponta. Com 14 voltas para o fim, o gêmeo de Alex já sustentava 0s918 de frente para Acosta. O espanhol, aliás, também estava folgado na prova, com mais de 2s de vantagem para López.

Líder do Mundial quando as luzes se apagaram na reta de Jerez, Arbolino vinha se defendendo de Ogura, um ponto que é decisivo na classificação do Mundial. Mas, na volta 8, o japonês conseguiu passar mais uma vez e retomar o quarto lugar.

Ogura toca Arbolino e cai (Vídeo: MotoGP)

Para piorar a situação de Tony, Canet vinha embalado e pressionando para ganhar a posição. O #14, contudo, vinha bem na defesa da posição.

Com 10 voltas para o fim, a direção de prova anunciou que Fermín Aldeguer terá de cumprir uma volta longa como punição por exceder os limites de pista.

No giro seguinte, Arbolino passou Ogura pela quarta colocação na curva 1. O japonês, então, foi surpreendido pela freada do italiano, tocou a roda traseira da Marc VDS e caiu, abandonando a corrida. Ai até subiu na moto, mas apenas para volta aos boxes.

Sólido como uma rocha, Lowes seguia abrindo vantagem. Com seis voltas para o fim, o britânico tinha 2s243 de frente para Acosta, que sustentava mais de 5s de diferença para López.

A direção de prova, aliás, anunciou que iria revisar o incidente entre Arbolino e Ogura.

Enquanto Arbolino remava para tentar chegar em López e brigar pelo pódio, Canet também vinha tentando chegar no #14 e tinha cerca de 0s5 de atraso.

Lowes seguiu firme até a linha de chegada para vencer pela primeira vez desde o GP da Emília-Romanha de 2021. Acosta ficou em segundo, diante de López e Arbolino.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Moto2 2023, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Corrida:

1S LOWESMarc VDS Kalex 21voltas
2P ACOSTARed Bull KTM Ajo Kalex+2.841 
3A LÓPEZSpeed UP Boscoscuro+9.618 
4T ARBOLINOMarc VDS Kalex+10.163 
5A CANETPONS Kalex+11.056 
6J DIXONAspar Kalex+11.923 
7S CHANTRATeam Asia Kalex+12.586 
8A ARENASRed Bull KTM Ajo Kalex+14.948 
9F SALACGresini Kalex+16.470 
10F ALDEGUERSpeed UP Boscoscuro+18.550 
11S GARCIAPONS Kalex+22.134 
12M GONZÁLEZVR46 Master Camp Kalex+22.817 
13B BALTUSRW Kalex+23.080 
14J ROBERTSItaltrans Kalex+25.110 
15L TULOVICIntactGP Kalex+26.709 
16J ALCOBAGresini Kalex+26.922 
17B BENDSNEYDERSAG Kalex+28.568 
18D FOGGIAItaltrans Kalex+30.384 
19B GOMEZFantic Kalex+33.223 
20M RAMÍREZForward+36.775 
21S AGIUSIntactGP Kalex+36.812 
22I GUEVARAAspar Kalex+37.151 
23Z VAN DEN GOORBERGHRW Kalex+36.637 
24R SKINNERAmerican Kalex+39.786 
25L DALLA PORTASAG Kalex+1:02.572 
26S MINAMIMOTOVR46 Master Camp Kalex+1:03.282 
27A OGURATeam Asia KalexAbandonou 
28S KELLYAmerican KalexAbandonou 
29C VIETTIFantic KalexAbandonou 
Ufa! “Vitória de Rins no GP das Américas é respiro necessário para Honda”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.