Siméon resiste à pressão de Zarco na Alemanha e vence 1ª da carreira. Rins herda pódio nos metros finais da Moto2
Impecável em Sachsenring, Xavier Siméon resistiu à pressão de Johann Zarco até a bandeirada e conquistou o primeiro triunfo da carreia. Álex Rins herdou o último posto do pódio após uma queda de Franco Morbidelli, que levou Tito Rabat junto
A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO |
Xavier Siméon colocou o hino da Bélgica na vitrola neste domingo (12). Aos 25 anos, o piloto da Gresini foi impecável no GP da Alemanha e conseguiu tirar de Johann Zarco o que parecia uma vitória fácil.
O primeiro desafiante a prova da Saxônia foi Franco Morbidelli, que tomou a ponta após uma boa largada. Líder do Mundial, Zarco pressionou o italiano até conseguir a ponta, mas, ao menos por algum tempo, não conseguiu se livrar do titular da Italtrans.
Xavier Siméon venceu pela primeira vez na carreira (Foto: Gresini)
A classificação do Mundial de Moto2 após o GP da Alemanha |
Aos poucos, o piloto da Ajo começou a escapar, o que levou Xavier a partir para cima de Morbidelli para evitar a fuga de Johann. Com bom ritmo, Siméon conseguiu chegar e, depois de um pouco pressionar, passou o #5 na curva um com quatro voltas para o fim e não mais deu chances de reação ao rival.
Mais atrás, Tito Rabat, que passou por uma cirurgia no início do mês após fraturar a clavícula direita durante um teste em Almería, lutava para segurar Morbidelli após tirar do italiano a vaga no pódio. Na última curva, Franco escorregou tentando passar o piloto da Marc VDS por dentro e levou o rival junto.
Assim, Álex Rins herdou o terceiro posto, recebendo a bandeirada com 1s563 de atraso para Zarco. Simone Corsi aparece logo atrás.
Depois de começar o fim de semana em grande forma, Sam Lowes se perdeu um pouquinho, mas voltou ao ataque neste domingo. Depois de escalar o pelotão, o britânico, também beneficiado pelo duplo abandono, recebeu a bandeirada na quinta colocação.
Tom Lüthi foi apenas discreto na Saxônia e ficou em sexto, à frente de Takaaki Nakagami. Lorenzo Baldassarri, Julián Simón e Dominique Aegerter completam o top-10.
Com o triunfo deste domingo, Siméon entrou para a história como o terceiro belga a vencer um GP — o primeiro desde que Didier De Radigués recebeu a bandeirada na ponta na etapa de Spa-Francorchamps das 250cc de 1983.
Com o resultado, Zarco chegou aos 179 pontos e agora tem 65 de vantagem para Rabat. Terceiro, Lowes tem apenas sete de atraso para Tito e quatro de vantagem para Rins. Lüthi fecha o top-5.
Saiba como foi o GP da Alemanha de Moto2:
O clima na Alemanha foi um verdadeiro presente ao Mundial de Motovelocidade, que sai de férias logo após a etapa de Sachsenring. Com o sol brilhando em Oberlungwitz, a temperatura chegou aos 26°C, com o asfalto batendo a marca de 38°C. A velocidade dos ventos estava em 8 km/h.
Assim como aconteceu na Moto3, onde 11 pilotos foram punidos por descumprirem a decisão da direção de prova que determina que os pilotos completem todos seus giros dentro do limite de 107% da média de suas voltas — uma tentativa de evitar que os competidores reduzam a velocidade durante a sessão a espera de um rival mais rápido —, a Moto2 também teve pilotos sancionados.
Simone Corsi, Sandro Cortese, Tom Lüthi e Xavier Siméon receberam um ponto de punição. A pena foi mais branda do que na Moto3 já que na divisão intermediária o problema não é dos mais recorrentes.
Pela quarta vez no ano — a terceira sucessiva —, Johann Zarco tinha a pole-position, à frente de Siméon. Franco Morbidelli repetiu seu melhor grid no Mundial e ocupava o terceiro posto na grelha.
Johann Zarco ampliou ainda mais sua vantagem no Mundial (Foto: Ajo)
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop, fornecedora única da categoria, separou os compostos dianteiros macio 1 e médio 2, e os traseiros duro 4 e duro especial ‘S1’.
Para este domingo, os pilotos optaram pelo pneu dianteiro médio, com a maioria calçando a traseira com o duro especial, exceto Morbidelli, Kallio, Pons, Cardús, Schrotter, Márquez, Raffin e Mulhauser, que escolheram a borracha dura.
Na largada, Siméon saiu bem, mas foi Morbidelli quem assumiu a ponta na curva um. Zarco era o terceiro, à frente de Corsi, Lüthi, Cortese, Folger, Kallio, Rabat e Lowes.
Ao fim a primeira volta, Morbidelli mantinha a ponta, mas com uma vantagem apenas ligeira para Siméon, que, por sua vez, tinha Zarco colado atrás.
Na curva 12, Siméon passou Franco na freada e assumiu a ponta, mas levou o troco pouco depois, na curva um. Corsi também conseguiu tomar o terceiro posto de Zarco, que agora tinha Lüthi atrás.
De novo na Sachsen, Siméon assumiu a ponta, mas o troco veio alguns metros mais tarde. Em uma bela manobra, Zarco passou todo mundo por dentro e assumiu a ponta ao contornar a curva um. Xavier agora era o segundo, seguido por Franco, Simone, Sandro, Mika, Tom, Álex Rins e Rabat.
Sem muita demora, Morbidelli retomou o segundo posto, já com 0s5 de atraso para Zarco. Mais atrás, Rabat passou Rins e assumiu a oitava colocação.
Ainda na quarta volta da disputa, Zarco estabeleceu um novo recorde de volta no GP da Alemanha — 1min24s684.
Apesar do bom ritmo do titular da Ajo, Morbidelli vinha conseguindo reduzir a diferença, mas sem representar uma ameaça iminente ao líder do Mundial. Siméon, por sua vez, se afastava do pupilo de Valentino Rossi.
Mais atrás, Kallio passou Cortese e assumiu o quinto posto, se aproximando mais e mais de Corsi. Rabat, por sua vez, tentava chegar em Cortese.
Na sexta volta, Marcel Schrotter e Azlan Shah sofreram uma queda e abandonaram a disputa. Nenhum dos dois se machucou.
Na passagem seguinte, Morbidelli tomou para si o recorde da prova ao cravar 1min24s538. Com o bom ritmo, Franco chegou em Johann e passou a pressionar pela ponta. Terceiro, Siméon vinha 0s329 atrás da briga, mas também se aproximando.
Atrás, Rabat e Rins conseguiram passar Cortese, subindo para sexto e sétimo, respectivamente. Mais embaixo, Sam Lowes vinha na 1ª colocação, 0s350 atrás de Dominique Aegerter e ainda em contato com o primeiro pelotão.
Franco Morbidelli caiu e levou Tito Rabat junto (Foto: Marc VDS)
Com a caçada na ponta, os três primeiros se afastaram do pelotão, com Siméon abrindo 1s251 de vantagem para Corsi, o quarto colocado.
Rabat logo deixou Kallio para trás e assumiu o quinto posto. Mais uma vez, Rins seguiu os passos do campeão vigente e deixou o finlandês para trás.
Na ponta, Zarco rodava mai rápido que Morbidelli — 1min25s161 contra 1min25s181 —, mas não conseguia escapar do italiano, que tampouco conseguia se aproximar decisivamente.
Vendo o pódio tão de perto, Corsi subiu o ritmo e passou a descontar o atraso em relação aos três ponteiros, derrubando a vantagem de Siméon para menos de 1s. Atrás, Rabat vinha chegando e trazendo Rins junto.
Lá atrás, Lowes, enfim, deixou Aegerter para trás e logo despachou Kallio para assumir a nona colocação, 0s114 atrás de Cortese. O piloto da casa não resistiu por muito tempo e o piloto da Speed Up logo assumiu a oitava colocação 0s759 atrás de Lüthi.
Pouco depois, Kallio também passou Cortese, assim como Aegerter, deixando o #11 na 11ª colocação.
Um pouco adiante, Rabat e Rins não tardaram a chegar em Corsi, que agora era pressionado pelo quarto posto. Olhando assim, nem parece que Tito operou a clavícula direita outro dia.
No 16º giro, Rabat passou Corsi por dentro na curva 12, uma manobra clássica em Sachsenring. Pouco depois, na reta, Rins passou Simone, saltado para quinto. O piloto da Marc VDS agora tinha 1s661 de atraso para Siméon, o terceiro colocado.
No topo da tabela, Zarco não conseguia se livrar de Morbidelli, mas também não dava espaço para o italiano tentar alguma esperteza. Siméon, por sua vez, continuava coladinho, esperando uma brecha.
Atrás, Rabat deu uma bela chacoalhada, mas manteve o quarto posto. Rins, apesar da pressão de Corsi, seguia em quinto, juntinho com o #1.
Restando dez voltas para o fim, Zarco começou a escapar de Morbidelli, levando a diferença para quase 0s7. Siméon, por sua vez, estava cada vez mais perto do piloto da Italtrans.
Na 21ª volta, Siméon agiu na curva 12 e passou Franco, assumindo o segundo posto e imediatamente começando a trabalhar na diferença de Johann. Enquanto isso, Rabat também vinha chegando e já tinha derrubado a diferença para menos de 1s. Rins seguia colocado em Rabat.
Rodando mais rápido que o #5, o piloto da Gresini foi conseguindo chegar em Zarco, voltando a briga pela vitória. Morbidelli, por sua vez, não conseguia reduzir, mas tampouco de afastava.
Com seis giros para o fim Zarco seguia defendendo a ponta, mas Siméon agora tinha de se preocupar com Morbidelli, que tinha voltado a colar.
Na abertura da 25ª volta, Siméon colocou por dentro na freada na curva um e conseguiu tomar a ponta de Zarco. O francês tentou responder de imediato, mas o belga se manteve na frente.
Apesar dos esforços do titular da Ajo, Siméon ia conseguindo se manter a uma distância segura, caminhando para seu primeiro triunfo. Morbidelli, por sua vez, não conseguia se aproximar, mas já sentia Rabat chegando. O #1, por outro lado, estava mais próximo de se defender de Rins do que de atacar.
Na volta final, Rabat diminuiu consideravelmente a vantagem de Morbidelli e se colocou em posição de ataque.
Na última curva, Morbidelli caiu tentando passar pode dentro e acabou levando Rabat junto. O espanhol, que passou por uma cirurgia recente, ficou no chão sentindo dores.
Assim, Siméon confirmou o triunfo — o primeiro da carreira —, à frente de Zarco e Rins, que herdou o pódio.
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#GALERIA(5381)
Moto2, GP da Alemanha, Sachsenring, corrida:
1 | 19 | XAVIER SIMÉON | BEL | GRESINI Kalex | 41:09.295 | |
2 | 5 | JOHANN ZARCO | FRA | AJO Kalex | +0.083 | |
3 | 40 | ÁLEX RINS | ESP | PONS Kalex | +1.646 | |
4 | 3 | SIMONE CORSI | ITA | FORWARD Kalex | +6.386 | |
5 | 22 | SAM LOWES | ING | SPEED UP | +9.284 | |
6 | 12 | THOMAS LÜTHI | SUI | INTERWETTEN Kalex | +10.432 | |
7 | 30 | TAKAAKI NAKAGAMI | JAP | TEAM TADY Kalex | +10.592 | |
8 | 7 | LORENZO BALDASSARRI | ITA | FORWARD Kalex | +12.518 | |
9 | 60 | JULIÁN SIMÓN | ESP | QMMF Speed Up | +14.862 | |
10 | 77 | DOMINIQUE AEGERTER | SUI | INTERWETTEN Kalex | +14.953 | |
11 | 11 | SANDRO CORTESE | ALE | INTACT Kalex | +17.529 | |
12 | 36 | MIKA KALLIO | FIN | ITALTRANS Kalex | +18.820 | |
13 | 4 | RANDY KRUMMENACHER | SUI | JIR KALEX | +21.849 | |
14 | 94 | JONAS FOLGER | ALE | ARGIÑANO & GINÉS Kalex | +22.362 | |
15 | 49 | AXEL PONS | ESP | ARGIÑANO & GINÉS Kalex | +23.275 | |
16 | 55 | HAFIZH SYAHRIN | MAS | RACELINE Kalex | +23.429 | |
17 | 39 | LUIS SALOM | ESP | PONS Kalex | +28.507 | |
18 | 73 | ÁLEX MÁRQUEZ | ESP | MARC VDS Kalex | +32.740 | |
19 | 88 | RICKY CARDÚS | ESP | TECH3 Mistral 610 | +33.465 | |
20 | 70 | ROBIN MULHAUSER | SUI | INTERWETTEN Kalex | +33.508 | |
21 | 2 | JESKO RAFFIN | SUI | SAG Kalex | +55.191 | |
22 | 10 | THITIPONG WAROKORN | TAI | SAG Kalex | +57.449 | |
23 | 15 | RATTHAPARK WILAIROT | MAL | JPMOTO MALAYSIA Suter | +57.776 | |
21 | FRANCO MORBIDELLI | ITA | ITALTRANS Kalex | NC | ||
1 | ESTEVE RABAT | ESP | MARC VDS Kalex | NC | ||
96 | LOUIS ROSSI | FRA | TASCA Tech3 | NC | ||
23 | MARCEL SCHROTTER | ALE | TECH3 Mistral 610 | NC | ||
25 | AZLAN SHAH | MAS | TEAM TADY Kalex | NC | ||
95 | ANTHONY WEST | AUS | QMMF Speed Up | NC | ||
POLE | JOHANN ZARCO | FRA | AJO Kalex | 1:24.044 | 157.2 km/h | |
VOLTA MAIS RÁPIDA | FRANCO MORBIDELLI | ITA | ITALTRANS Kalex | 1:24.538 | 156.3 km/h | |
RECORDE | FRANCO MORBIDELLI | ITA | ITALTRANS Kalex | 1:24.538 | 156.3 km/h | |
MELHOR VOLTA | JOHANN ZARCO | FRA | AJO Kalex | 1:24.044 | 157.2 km/h | |
Condições do tempo | PISTA SECA | ar: 27ºC | pista: 40ºC |