Arbolino vence GP da Malásia. Ogura cai na última volta e Fernández é 4º na Moto2

Tony Arbolino levou a melhor sobre Ai Ogura e venceu o GP da Malásia da Moto2. O japonês ainda caiu na última volta e viu Augusto Fernández, quarto colocado em Sepang, assumir a liderança do Mundial

A decisão da temporada 2022 da Moto2 ficou para Valência, com um desfecho inesperado em Sepang na última volta. Tony Arbolino levou a melhor sobre Ai Ogura e venceu o GP da Malásia, realizado neste domingo (23). O italiano assumiu a liderança na largada, mas chegou a ser superado pelo japonês antes de retomar a liderança e ser o primeiro a ver a bandeirada.

Ogura ainda tentou um bote final na curva 9, mas acabou cometendo um erro e foi ao chão, não só perdendo a corrida como também a liderança do campeonato, uma vez que Augusto Fernández ficou em quarto. Agora, é o espanhol da KTM Ajo que vai para a última corrida do ano na liderança.

Chantra ficou embaixo da moto de Acosta no GP da Malásia da Moto2 (Foto: Reprodução/MotoGP)

Alonso López e Jake Dixon fecharam o pódio, à frente de Fernández. Manuel Gonzalez completou em quinto, com Marcel Schrötter em sexto, seguido por Cameron Beaubier. Aron Canet, Jeremy Alcoba e Fermín Alderguer fecharam o top-10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Moto2 volta às pistas no próximo dia 7 de novembro para o GP da Comunidade Valenciana, última etapa da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Malásia de Moto2:

Em um domingo de céu parcialmente nublado, a Moto2 entrou na pista com os termômetros marcando 31°C e o asfalto chegando a 37°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 61%, com o vento soprando a 5 km/h.

Para este GP da Malásia, que poderia coroar Ai Ogura campeão, a escolha de pneus foi quase uniforme. Todos os pilotos calçaram o dianteiro 3, ou seja, o composto mais duro. Na traseira, a maioria ficou com o 2, macio, exceto Manuel González, que apostou pelo 4A, o duro.

Cinco pilotos se envolveram num acidente logo no início do GP da Malásia da Moto2, entre eles Somkiat Chantra e Pedro Acosta (Vídeo: reprodução/MotoGP)

Quando a largada foi dada em Sepang, o pole-position Ogura até foi bem, mas perdeu sua posição na primeira curva para Tony Arbolino. Poucos segundo depois, um grande acidente entre Somkiat Chantra, Pedro Acosta e Sean Dylan Kelly. No entanto, aparentemente, todos pareciam bem. Acosta e Dylan Kelly voltaram à pista, Chantra ainda tentava. Outras duas quedas isoladas decorrentes da confusão no início da prova foram de Alessandro Zaccone e David Sanchis.

Enquanto isso, Arbolino seguia na liderança, abrindo mais de 0s5. Ogura vinha atrás, acompanhado por Alonso López, Jake Dixon e Manuel González. Borja Gómez foi punido com dupla volta longa por queimar a largada.

Depois do replay do acidente entre os três pilotos, a direção de prova anunciou que seria feita uma investigação. A imagem era realmente assustadora. Enquanto isso, o vice-líder do campeonato, Augusto Fernández, estava em sexto, 3s5 do líder e acabando com as chances de título a Ogura — isso porque o espanhol precisava terminar abaixo da 13ª posição para acontecer.

Cinco pilotos se envolveram num acidente logo no início do GP da Malásia da Moto2, entre eles Somkiat Chantra e Pedro Acosta (Vídeo: reprodução/MotoGP)

Chantra, que acabou abandonando, foi levado ao centro-médico. Arbolino beirava o 1s de vantagem, enquanto Ogura tentava de todas as formas aproximar. A distância para o líder não era tão grande já que López, terceiro colocado, estava mais de 3s2 distante. Sanchis, que abandonou, também foi levado ao centro-médico por se queixar de dores no ombro.

Celestino Vietti foi o próximo a ir ao chão. A 12 voltas para o fim, caiu na curva 15. Em sete corridas, é o quinto abandono do piloto italiano — ao todo, são oito.

A 10 giros para o fim, González ia subindo e lutando contra López pelo pódio. Mais atrás, Fernández seguia em sexto e não conseguia se aproximar de Dixon. Já em relação a Ogura, de pouco em pouco ele ia diminuindo a vantagem de Tony. A distância voltou a ser de 0s5.

Na briga pela terceira posição, González conseguiu abrir bem, quase 1s de López. Acosta foi novamente ao chão a oito voltas para o fim. Ele caiu na curva 15 e, dessa vez, abandonou.

Foi a menos de seis voltas que Ogura tomou a liderança da corrida. A estratégia do japonês, uma vez que perdeu a pole, era cozinhar para dar o bote no fim. Arbolino, contudo, estava apenas 0s2 atrás. E o italiano retomou a ponta minutos depois, quando Ogura espalhou na pista.

Ogura errou a cinco voltas para o fim (Vídeo: MotoGP)

A distância de Arbolino ia aumentado e havia apenas quatro voltas para Ai conseguir atacar. A segunda posição era certeza para qualquer um, já que Manuel estava mais de 8s atrás.

Fernández quase caiu depois de tentar ultrapassagem para cima de Dixon, mas conseguiu se salvar. Continuava em sexto lugar. Ele ultrapassou o inglês momentos depois, que revidou.

Na última volta, o desgaste de pneus era visível. Mas Ogura não pareceu se conformar com o segundo lugar. Numa tentativa de ultrapassar Arbolino, ele perdeu o controle da moto e foi ao chão na curva 9! Com isso, o campeonato muda completamente: Fernández, que finalizou em quarto lugar, assume a liderança e vai com 9,5 pontos de vantagem para Valência.

Moto2 2022, GP da Malásia, Sepang, Corrida:

1T ARBOLINOMarc VDS Racing Team38min25s233
2A LOPÉZSpeed Up Boscoscuro+11.411
3J DIXONAspar GasGas+11.802
4A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo+13.206
5M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master Camp+14.770
6M SCHRÖTTERIntact GP+17.166
7C BEAUBIERAmerican Racing+20.222
8A CANETHP40 Kalex+24.279
9J ALCOBAIntact GP+24.407
10F ALDEGUERSpeed Up Boscoscuro+24.482
11F SALACGresini Racing+30.636
12L DALLA PORTAItaltrans Racing Team+33.595
13A ARENASAspar GasGas+34.448
14B BENDSNEYDERSAG Pertamina+34.927
15T HADASAG Pertamina+43.757
16K KUBOVR46 Yamaha Master Camp+44.940
17M RAMÍREZForward MV Agusta+45.182
18S D KELLYAmerican Racing+48.818
19K DANIELRW Racing GP+53.121
20B GOMEZHP40 Kalex+54.465
21N ANTONELLIVR46 Racing Team+54.812
22A ANUARRW Racing GP+55.685
23A OGURATeam Asia HondaAbandonou
24P ACOSTARed Bull KTM AjoAbandonou
25A ZACCONEGresini RacingAbandonou
26J ROBERTSItaltrans Racing TeamAbandonou
27C VIETTIVR46 Racing TeamAbandonou
28S CHANTRATeam Asia HondaAbandonou
29D SANCHISForward MV AgustaAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.