Trackhouse frustra planos da Honda, contrata Ogura e completa dupla na MotoGP 2025
Sonho da Honda para compor a LCR com Johann Zarco, Ai Ogura optou por assinar com a Trackhouse. Japonês garantiu contrato de dois anos com a equipe satélite da Aprilia
Ai Ogura garantiu o salto para a MotoGP na temporada 2025. A Trackhouse anunciou nesta quinta-feira (15) um acordo de dois anos com o japonês, que vai formar dupla com Raúl Fernández na equipe satélite da Aprilia usando uma RS-GP do ano.
Nascido em Kiyose, no Japão, o piloto de 23 anos é alvo de especulações há algum tempo, mas sempre teve o nome ligado à Honda. Em 2022, quando brigou pelo título da Moto2, Ai chegou a receber uma oferta da marca da asa dourada para substituir Takaaki Nakagami na LCR, mas recusou.
Relacionadas
Neste ano, de volta à briga pelo campeonato da classe intermediária, Ogura voltou a ser sondado pela Honda, que não fez segredo do interesse por ele. Chefe da LCR, Lucio Cecchinello confirmou Ai como a primeira opção para a vaga destinada a um piloto asiático na equipe.
A estrutura de Justin Marks, contudo, correu por fora. Depois de garantir a renovação de Raúl Fernández por duas temporadas, a Trackhouse passou a mirar Ogura, mesmo em meio a rumores de uma aproximação com Joe Roberts. Única equipe norte-americana no grid, a estrutura originária da Nascar sempre mostrou interesse em contar com um piloto dos Estados Unidos, mas, desta vez, a equipe chefiada por Davide Brivio optou por outro caminho.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Primeiro, gostaria de agradecer a todas as pessoas que fazem parte deste projeto e a todos que me apoiaram”, começou Ogura. “Claro, isso é um sonho! Um último passo a dar. A MotoGP é o nível máximo que se pode alcançar, então estou, obviamente, muito feliz em chegar lá. Estou muito feliz por poder correr na categoria principal e mal posso esperar para fazer isso junto com a Trackhouse”, seguiu.
“Posso ver que a equipe é realmente competitiva e que a moto é muito forte, e, como piloto, meu trabalho é fazer o que puder com aquilo que tenho. É sempre a mesma mentalidade, mas estou muito feliz em ser parte da Trackhouse e dar esse passo para a MotoGP com eles. Estou ansioso pelo início de 2025”, assumiu. “Agora tenho de pensar no título da Moto2. Vou tentar fechar esta temporada da melhor maneira possível e chegar bem preparado em 2025. Muito obrigado a todos e vejo vocês em 2025”, completou.
Chefe do time, Davide Brivio deu as boas-vindas a Ogura e celebrou o acerto com o que considerou um dos mais talentosos pilotos da Moto2.
“Seja bem-vindo, Ai”, disse Brivio. “Estamos felizes por termos finalizado essa oportunidade de começar um novo projeto com Ai, um dos mais talentosos pilotos da Moto2. Gostamos do estilo de pilotagem, da resiliência dele durante as corridas e sentimos que Ai tem potencial para se tornar um ótimo piloto na MotoGP”, acrescentou.
“Enquanto vamos trabalhar como desenvolver a Trackhouse como uma equipe da MotoGP, vamos simultaneamente trabalhar para dar a Ai as ferramentas para expressar o talento dele e crescer o máximo possível”, garantiu. “Acho que, com Raúl, um jovem e experiente piloto, e Ai, como um novo talento em ascensão, a Trackhouse garantiu um line-up forte para o futuro. Temos um período empolgante pela frente, mas, antes, queremos manter o foco no que estamos fazendo no momento, nos nossos campeonatos e tentar terminar com o melhor resultado possível antes de iniciarmos nossa jornada juntos”, frisou.
Com o acerto com Ogura, a Trackhouse se despede de Miguel Oliveira. O português é cotado para uma vaga na Pramac Yamaha, mas a equipe de Paolo Campinoti também tem outros nomes na lista, incluindo Jack Miller.
“Obrigado, Miguel. Ficamos juntos por um curto período, mas deu para ver e apreciar o talento, a experiência e a atitude profissional de Miguel com a equipe. É uma pena ter de tomar a decisão de separar nossos caminhos no fim do ano, mas, como ainda não exploramos o potencial de Miguel com esta Aprilia, é realmente muito cedo para dizermos ‘obrigado’ agora. Com tantas corridas pela frente nos oferecendo a oportunidade de tentarmos um bom resultado, queremos manter a cabeça baixa e tentar terminar a temporada juntos em alta. Aí poderemos, espero, tirar um tempo para celebrar o sucesso e o tempo que passamos juntos, e aí dizermos ‘obrigado, Miguel’. Mas isso vai acontecer. Mais tarde”, finalizou.
Dono na equipe, Justin Marks celebrou a chegada de Ogura e destacou que o piloto se encaixa perfeitamente na ideia de expansão global da marca Trackhouse.
“Estamos felizes em receber um jovem e muito promissor talento em Ai Ogura”, disse Marks. “Ele demonstrou o preparo e o comprometimento dele em vencer na Moto2 e está pronto para dar o passo para a MotoGP. Estamos ansiosos para trabalhar com ele e para apoiá-lo conforme ele aprende a moto da Aprilia e a incrível competição no nível máximo das corridas internacionais de moto”, frisou.
“A Trackhouse Racing MotoGP foi criada para atender uma iniciativa de expansão global da marca Trackhouse. É verdadeiramente empolgante que agora tenhamos uma lista de atletas dentro dos nossos times que representam México, Estados Unidos, Nova Zelândia e agora Japão”, celebrou.
Por fim, o norte-americano agradeceu Oliveira pelo trabalho e desejou sorte ao português na sequência da carreira.
“A Trackhouse valoriza profundamente o trabalho e o esforço feitos por Miguel neste ano, o nosso primeiro na MotoGP. A disposição dele de trabalhar com a nova propriedade e em extrair o máximo da Aprilia RS-GP24 nesta temporada foi uma tremenda ajuda enquanto a própria Trackhouse se estabelece na MotoGP”, reconheceu. “Desejamos a ele o melhor para 2025 e além, e estamos ansiosos para continuar o sucesso no restante da temporada 2024”, encerrou.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.