Vestindo as cores da Itália, Fenati aproveita metros finais e vence em Mugello. Miller cai, mas segue líder da Moto3

Romano Fenati organizou a festa para a torcida italiana e, com um ótimo desempenho nos metros finais, ficou com a vitória em Mugello. Com vídeo finish em ação, Isaac Viñales ficou com o segundo posto, à frente de Álex Rins

A cobertura completa do GP da Itália no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Mugello

A sempre empolgante Moto3 brindou o público italiano com mais uma prova eletrizante. Como tradicionalmente acontece, ninguém conseguiu escapar do pelotão e cerca de 11 pilotos se mantiveram na briga pela vitória durante todas as 20 voltas da disputa. 
 
Depois de ir e vir dentro do top-10, Romano Fenati foi quem mais aproveitou os metros finais da pista de Mugello, se instalando atrás dos rivais para ganhar um impulso extra e pular de terceiro para a ponta na reta de chegada, presentenando o chefe Valentino Rossi com um pódio no dia em que o multicampeão vai disputar seu 300º GP.
Romano Fenati, Isaac Viñales e Álex Rins formaram o pódio deste domingo (Foto: LaGlisse)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP da Itália

Correndo com as cores da Itália, Fenati recebeu a bandeirada na frente, mas o vídeo finish teve que entrar em ação para definir o top-3. Depois de uma revisão da direção de prova, Isaac Viñales foi declarado segundo colocação, com Álex Rins recebendo a bandeirada 0s001 atrás.

Miguel Oliveira colocou a Mahindra na terceira colocação, com Niklas Ajo recebendo a bandeirada na quinta colocação. Alexis Masbou chegou a brigar pela vitória, mas ficou em sexto.
 
Alessandro Tonussi conquistou o sétimo posto, com Juanfran Guevara em oitavo e Brad Binder em nono. O estreante Karel Hanika completa a lista dos dez melhores.
 
Envolvido na briga pela ponta desde os primeiros metros, Jack Miller errou nos últimos metros e caiu, levando junto Álex Márquez e Enea Bastianini. Ainda assim, o piloto da Red Bull KTM Ajo segue na liderança do Mundial, agora com apenas cinco pontos de vantagem.
Quem não tem muitos motivos para comemorar neste domingo é Éfren Vázquez. Então terceiro colocado no Mundial, o espanhol foi punido por queimar a largada e apesar de ter remado bastante para receber a bandeirada na 12ª colocação.
 
Ainda se recuperando de uma fratura no dedo mindinho da mão esquerda, Eric Granado completou a prova na 23ª colocação, à frente dos wild-cards Simone Mazzola e Anthony Groppi.
Saiba como foi o GP da Itália de Moto3:
 
A chuva definitivamente deu uma trégua ao Mundial de Motovelocidade. O domingo (1) em Mugello amanheceu com mais um dia de sol, com a temperatura chegando aos 22°C e o asfalto alcançando a marca de 36°C.
 
Pela primeira vez na temporada, Álex Rins tinha a pole, à frente de Jack Miller e Jakub Kornfeil. Romano Fenati vinha em quarto, seguido por Alexis Masbou e Álex Márquez. Eric Granado saiu em 29º.
Prova de Mugello da Moto3 foi mais um grande espetáculo (Foto: Repsol)
Quando as luzes se apagaram, Miller pulou na frente, mas Rins logo recuperou a posição. Fenati assumiu o terceiro posto, à frente de Kornfeil. Granado caiu para 33º nos primeiros metros.
 
Márquez atacou Kornfei por dentro e assumiu a quarta colocação. Na reta, Miller atacou Rins, mas foi o mais jovem dos Márquez que apareceu por fora para tomar a liderança, se instalando na frente de seu companheiro de equipe. 
 
Vestido com as cores da bandeira italiana, Fenati aparecia em terceiro, mas caiu para quarto, atrás de Fenati. Alexis Masbou vinha em quinto, seguido por Miller, McPhee, Bastianini, Vázquez e Bagnaia. 
 
Rins conseguiu recuperar a ponta a reta, com Miller pegando a linha de dentro para assumir o segundo ponto. Ainda nas primeiras voltas, Éfren Vázquez foi punido com um ride-through por queimar a largada.
 
Na abertura do terceiro giro, Fenati passou Rins por fora na última curva e tomou a ponta, mas John McPhee apareceu para assumir o comando da disputa. Alexis Masbou aproveitou para passar também, subindo para segundo.
 
Masbou atacou e roubou a ponta, deixando McPhee para se defender de Fenati. John reagiu e recuperou a liderança. 
 
Rins conseguiu reassumir a liderança, à frente de Márquez e Fenati. Na quarta volta da disputa, Niccolò Antonelli caiu na San Donato e sua moto atingiu a de Kornfeil por traz. O tcheco evitou a queda, mas despencou no grid.
 
Na frente, Miller agiu para assumir a ponta, à frente de Márquez, Rins e Fenati. Romano conseguiu passar e subir para terceiro e logo assumiu a ponta, derrubando Rins para a segunda colocação, à frente de Márquez, McPhee, Bastianini e Bagnaia. Atrás, Granado vinha em 28º.
 
Brigando pelo pódio, McPhee errou e caiu na curva três, abandonando a disputa.
 
Na reta italiana, Márquez conseguiu passar e assumir a ponta, à frente de Rins e Fenati. Miller tinha o quarto tempo. Lá atrás, Granado subiu para a 25ª colocação, 3s210 atrás de Livio Loi, o 24º.
 
Bastianini passou Miller e assumiu o terceiro posto. Na reta, cinco pilotos ficaram lado a lado, com Enea colocando a Gresini na primeira colocação, à frente de Miller, Fenati, Márquez, Rins, Viñales, Masbou, Bagnaia e Miguel Oliveira.
 
A liderança do estreante, entretanto, não durou muito, já que as duas Estrella Galicia 0,0 mudaram o traçado na reta para entrar na San Donato com Rins na liderança. Márquez vinha em segundo à frente de Fenati, Miller e Bastianini. 
 
Na nona volta da disputa, Enea teve problemas com a moto e vinha lento pela pista. Fazendo as honras do Team Sky VR46, Fenati passou para assumir a ponta. Mas despencou para o oitavo posto. Na abertura do giro seguinte, o italiano foi empurrado para fora da linha e caiu para a oitava colocação.
 
Miller reassumiu a liderança, seguido por Masbou e Rins, que logo saltou para o segundo lugar. Bastianini vinha em quarto, à frente de Márquez, Guevara, Fenati, Viñales, Oliveira e Brad Binder. Eric era o 26º.
 
Sempre na reta, a dupla da Estrella Galicia 0,0 reagiu mais uma vez, com Rins assumindo a ponta, à frente de Márquez e Masbou. Na abertura do giro seguinte, Márquez dividiu a freada com Bastianini e Rins aproveitou para se manter na frente.
 
De tanto insistir, Bastianini conseguiu passar e assumir a liderança da prova, mas logo foi deixado para trás por Márquez. Miller também ressurgiu e abriu a 13ª volta na ponta. 
 
Aproveitando cada milímetro de desempenho da NSF250RW, Márquez retomou a frente, com Miller em segundo e Rins em terceiro. 
 
De novo na reta, os pilotos se colocaram lado a lado, com Masbou aproveitando para assumir o comando. Fenati vinha em segundo, à frente de Rins, Márquez, Bastianini e Miller. 
 
Fenati conseguiu recuperar a liderança, mas foi Miller quem freou mais tarde e entrou na San Donato na primeira colocação na 15ª volta. Viñales surgiu no meio do pelotão e assumiu a ponta, deixando Jack para se defender de Márquez. Fenati e Bastianini conseguiram deixar a dupla da Estrella Galicia 0,0, assumindo a terceira e a quarta colocação, respectivamente.
 
Miller assumiu a liderança na volta seguinte, mas com um melhor desempenho na reta, Márquez pulou para a ponta, à frente de Rins e Miller.
 
Com a San Donato sendo o maior ponto de agitação da pista, a volta seguinte viu Miller usar a curva um para assumir a ponta, com Rins em segundo, seguido por Bastianini e Márquez.
 
Com três voltas para o fim, o pelotão que tinha 11 pilotos começou a se dividir, com Miller, Rins, Bastianini e Márquez se afastando ligeiramente dos demais.
 
Fenati, entretanto, não deixou os rivais escaparem e se instalou na ponta da tabela ao aparecer em primeiro na San Donato. Rins tinha a segunda colocação, à frente de Márquez e Bastianini. 
 
Na abertura do último giro, Fenati conseguiu defender a liderança, mas acabou ultrapassado por Viñales pouco depois. Fenati caiu para segundo, à frente de Rins, Oliveira, Márquez, Ajo, Márquez, Miller, Tonucci, Bastianini e Masbou. 
 
Correndo em casa, Romano partiu para o ataque e recuperou a ponta. Já nos metros finais, Miller caiu, levando Márquez e Bastianini junto, com o piloto da Estrella Galicia 0,0 lesionando a mão.
 
Rins assumiu a ponta, mas foi Fenati que aproveitou os metros finais para ganhar um impulso na reta e receber a bandeirada na frente.
 
Moto3, GP da Itália, Mugello, Final:
 
1
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
39:46.256
20 voltas
2
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
+0.010
 
3
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+0.011
 
4
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
+0.121
 
5
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
+0.260
 
6
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
+0.359
 
7
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+0.597
 
8
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
+5.230
 
9
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
+5.353
 
10
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+5.395
 
11
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+18.618
 
12
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
+25.338
 
13
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+25.711
 
14
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+25.796
 
15
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+25.904
 
16
43
LUCA GRÜNWALD
ALE
KIEFER Kalex KTM
+26.005
 
17
61
ARTHUR SISSIS
AUS
MAHINDRA
+27.099
 
18
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+27.309
 
19
11
LIVIO LOI
BEL
MARC VDS Kalex KTM
+38.450
 
20
20
ANA CARRASCO
ESP
RW Kalex KTM
+38.516
 
21
51
BRYAN SCHOUTEN
ALE
CIP Mahindra
+38.584
 
22
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+39.005
 
23
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+39.082
 
24
16
SIMONE MAZZOLA
ITA
MT HONDA
+40.531
 
25
69
ANTHONY GROPPI
ITA
POS CORSE FTR Honda
+44.742
 
26
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
+1:09.125
 
 
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
NC
 
 
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
NC
 
 
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
NC
 
 
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
NC
 
 
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
NC
 
 
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
NC
 
 
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
NC
 
 
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
NC
 
 
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
 
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
1:56.999
161.3 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
 
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
1:57.633
160.5 km/h
RECORDE
 
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
1:58.000
160.0 km/h
MELHOR VOLTA
 
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
1:56.999
161.3 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 21ºC | pista: 33ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.