Vice-presidente executivo isenta motor e culpa nova eletrônica por falta de performance da Honda na MotoGP

Vice-presidente executivo da HRC, Shuhei Nakamoto afirmou que a falta de aceleração da RC213V não é reflexo da mudança no tipo de motor, mas de uma dificuldade da marca em lidar com a nova eletrônica padrão

Embora Marc Márquez seja vice-líder da MotoGP, a Honda não teve vida fácil neste primeiro terço da temporada 2016. Dani Pedrosa vem em um ano discreto, Cal Crutchlow aparece como o piloto que mais caiu no ano e Tito Rabat e Jack Miller têm lugar cativo no fundo da tabela.
 
Falando à publicação espanhola ‘Solo Moto’, Shuhei Nakamoto, vice-presidente executivo da HRC, descartou que a falta de aceleração da RC213V seja fruto de um problema com o motor e admitiu que a Honda ainda não se entendeu com a nova eletrônica da MotoGP.
Shuhei Nakamoto afirmou que a Honda ainda não se entendeu com a nova eletrônica da MotoGP (Foto: Honda)
De acordo com o dirigente, a moto nipônica não mudou muito de 2013 para cá, mas os dois títulos conquistados por Márquez refletiram a força do piloto e não dá moto.
 
“Em 2013 e 2014, Marc Márquez foi o melhor piloto do mundo, não foi mérito da nossa moto”, defendeu Nakamoto. “No ano passado, Marc caiu sete vezes nas corridas. Se tivesse acabado quatro dessas corridas no pódio, poderia ter sido campeão do mundo. Nossa moto não mudou tanto de 2013 para cá”, seguiu.
 
A Honda passou a usar um motor contra-rotativo, mas, embora reconheça que este tipo de propulsor resulta em uma pequena perda de potência, Nakamoto assegura que este não é o problema da RCV.
 
“Nossos problemas não são consequência do tipo de motor que temos”, garantiu. “Em motores contra-rotativos, é verdade que se perde um pouco de potência, mas é insignificante. Nosso problema está associado à eletrônica obrigatória, que, até o momento, não soubemos gerir adequadamente”, reconheceu.
 
De acordo com o dirigente, a mudança se deu com o objetivo de melhorar a agilidade da moto, mas todos os testes indicaram que o impacto na potência seria mínimo. 
 
“Antes de decidirmos, fizemos um montão de simulações no computador e os resultados foram positivos. A diferença de potência não é tão grande nos dois tipos de motor”, indicou. “Mais uma vez, nossos problemas vieram da gestão da eletrônica e não do motor”, insistiu.
 
Questionado sobre o motivo de não ter trabalhado em 2015 com a eletrônica padrão, já que também tinham motos da Honda na categoria aberta, Nakamoto se limitou a dizer que “o software aberto do ano passado era muito diferente do deste ano”.
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

Relacionadas

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!