Viñales segura Dovizioso por 0s05 e comanda primeiro dia marcado por misto de marcas no top-10 da MotoGP em Losail

Depois dos problemas sofridos na Tailândia, a Yamaha apareceu mais forte neste primeiro dia em Losail e viu Maverick Viñales liderar os trabalhos com seu melhor giro em 1min55s053. 0s051 mais lento, Andrea Dovizioso ficou em segundo, apenas 0s003 melhor que Andrea Iannone, o terceiro colocado. Melhor Honda, Cal Crutchlow ficou com o nono tempo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A MotoGP chegou nesta quinta-feira (1) a um momento decisivo da pré-temporada 2018. Na abertura da última bateria de testes coletivos, Maverick Viñales colocou a Yamaha no topo da tabela de tempos, 0s0s051 melhor que Andrea Dovizioso, o segundo colocado. Andrea Iannone completa um top-3 de marcas variadas em Losail.
 
Assim como normalmente acontece no Catar, os trabalhos tiveram um início lento, já que a pista abre às 13h (locais), mas o fim de semana de corrida tem atividades apenas a partir das 14h40. Sendo assim, os competidores sempre esperam por condições de pista mais próximas àquelas do GP.
Maverick Viñales foi o mais rápido em Losail (Foto: Yamaha)
Neste último exercício coletivo antes da estreia da temporada, as equipes tinham a última oportunidade para desenvolver as motos antes do início do Mundial. Sendo assim, as fábricas focaram em itens como motor e carenagem ― que tem o desenvolvimento congelado no início do campeonato ―, mas também em chassi, como foi o caso da Ducati, que viu Lorenzo e Andrea Dovizioso exibirem atuações distintas na Tailândia.
 
Com 1h07min de pista liberada, Bradley Smith foi o responsável por quebrar o silêncio em Losail, seguido pouco depois por Jack Miller e Tito Rabat. Mais tarde, foi Lorenzo quem deu início às atividades.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Sem muita demora, o #99 saltou para o topo da tabela, à frente de Smith, Rabat e Miller. O piloto da Ducati chegou em 1min58s354 após apenas cinco giros. Jorge tradicionalmente apresenta uma boa performance no traçado catari.
 
Antes do fim da segunda hora de atividades, Dovizioso entrou na pista, seguido por Franco Morbidelli, que também deu início aos trabalhos. Andrea, aliás, não tardou em tomar a ponta do companheiro de Ducati, passando Lorenzo por 1s172 após cinco voltas.
 
Álex Rins e Tom Lüthi entraram na pista ainda no início da terceira hora, quando apenas seis pilotos tinham registrado tempo.
 
Bem nas duas primeiras baterias do ano, Rins voltou a mostrar performance a bordo da GSX-RR e saltou para a segunda posição após apenas quatro giros, mas ainda com 1s040 de atraso para o líder Dovizioso, único a rodar em 1min57s.
 
Depois de perder o teste da Tailândia por conta de uma cirurgia, Pol Espargaró voltou ao trabalho no Catar e entrou na pista cerca de 2h20min após o início da sessão. Dani Pedrosa também deu início aos trabalhos nesta fase do teste.
 
No topo da tabela, Dovizioso seguia no comando, agora com 1min57s076, 0s357 melhor que Pedrosa. Lüthi tinha o terceiro tempo, à frente de Rabat, Rins, Lorenzo, Miller, Smith, Pol e Morbidelli.
 
Na volta seguinte, Pedrosa superou Dovizioso por 0s846 e assumiu a ponta. Andrea Iannone, que também tinha começado os trabalhos, já vinha em terceiro, à frente de Lorenzo, Rabat, Lüthi e Morbidelli.
Dani Pedrosa sofreu duas quedas nesta quinta (Foto: Reprodução)
Dovizioso logo conseguiu reduzir para 0s138 a vantagem de Pedrosa, que seguia na ponta. Agora Petrucci era o terceiro.
 
Com 2h30min de atividade em Losail, a pista já vinha bastante mais cheia, com as Yamaha de Rossi e Viñales também dando início aos trabalhos, a assim como Hafizh Syahrin. Marc Márquez também já era um dos 16 pilotos treinando.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em sua décima volta nesta quinta-feira, Dovizioso devolveu a Ducati ao topo da tabela, alcançando a marca de 1min56s075, 0s155 melhor que Pedrosa. Instantes mais tarde, Márquez passou o companheiro de Honda e colocou em Andrea, com apenas 0s020 separando os dois no topo da tabela.
 
Completas das três primeiras horas de atividade, apenas Johann Zarco, Karel Abraham, Takaaki Nakagami, Cal Crutchlow e Scott Redding ainda não tinham marcado tempo em Losail.
 
O #5 não tardou muito mais a entrar na pista e, tampouco, demorou a avançar na tabela. Após quatro giros, o francês tinha o nono posto, 1s206 atrás de Dovizioso.
 
No topo da tabela, Dovizioso conseguiu baixar para 1min56s049 para se manter no topo da tabela, mas ainda era seguido de perto, com Iannone aparecendo a apenas 0s019. Com pouco mais de 3h30min de sessão, Márquez ocupava o terceiro lugar, seguido por Pedrosa, Petrucci, Lorenzo, Rins, Rossi e Zarco, o último no mesmo segundo do ponteiro.
 
Em sua 13º volta neste primeiro dia em Losail, Rossi alcançou 1min56s221 e assumiu a quarta posição, 0s172 mais lento que Dovizioso. Viñales, por sua vez, também tinha melhorado, mas era só 11º. Na sequência, Valentino cravou 1min55s827 e assumiu o comando da sessão, superando Andrea por 0s222. O #46 era o único em 1min55s.
 
Com quase quatro horas de treinos, Cal Crutchlow e Karel Abraham, respectivamente, entraram na pista. Os dois eram os únicos ainda sem tempo.
 
Na metade da sessão, Rossi seguia no topo da tabela, ainda com 0s222 de vantagem para Dovizioso, o segundo colocado. Iannone, Márquez, Rins, Pedrosa, Petrucci, Lorenzo, Zarco e Pol Espargaró completavam o top-10.
 
Logo em seguida, ainda em sua quinta volta, o #35 saltou para o segundo posto, reduzindo para 0s179 a margem de Rossi no topo da folha de tempos.
Andrea Iannone passou a maior parte do dia no primeiro grupo da tabela (Foto: Suzuki)
Ainda no início desta segunda metade da sessão, Viñales alcançou 1min55s935 e passou a compor uma dobradinha com Rossi, com as duas Yamaha separadas por 0s108. Zarco vinha em 13º, com Syahrin ocupando o 19º lugar.
 
Pouco depois, Iannone colocou a Suzuki no comando da sessão com 1min55s483, com Viñales registrando exatamente o mesmo tempo para ficar com o segundo posto, 0s344 melhor que Rossi. As Yamaha, aliás, usavam a carenagem aerodinâmica do time.
 
Alguns minutos mais tarde, foi Lorenzo quem tratou de resolver o empate. Com 1min55s423, o espanhol colocou a Ducati na ponta, 0s060 melhor que Iannone e Viñales. Rossi caiu para a quarta colocação, seguido por Crutchlow, Dovizioso, Petrucci, Márquez, Rins e Pedrosa.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Márquez, aliás, também quis entrar no grupo de 1min55s e subiu para quarto, 0s235 melhor que Crutchlow, que também passou Rossi pelo quinto lugar. O #46, aliás, era um dos poucos entre os dez mais rápidos que estavam nos boxes. Além de Valentino, Dovizioso e Pedrosa também estavam parados.

Com pouco mais de três horas para o fim da sessão, Syahrin ocupava o 15º posto, 0s123 mais lento que Morbidelli, então o melhor dos estreantes. Companheiro de Tech3, Zarco tinha só a 17º posição, 0s088 mais lento. Neste ponto da sessão, aliás, o sol começava a dar lugar às luzes artificiais do circuito catari.

 
Johann, porém, logo tratou de se enfiar no grupo de 1min55s, saltando pata a sétima colocação, 0s562 mais lento que Lorenzo, que permanecia no comando da atividade. Na volta seguinte, o #5 foi ainda mais rápido e avançou para a quinta marca, só 0s189 atrás do ponteiro.
 
Pedrosa seguiu o mesmo roteiro e avançou para a quinta colocação, 0s027 atrás de Márquez, o quarto. Com quase três horas para o fim da atividade, os 13 primeiros estavam no mesmo segundo do líder.
 
De volta à pista, Dovizioso registrou 1min55s797 em seu 23º giro e passou Rossi pela oitava colocação, 0s374 mais lento que o companheiro de Ducati, que seguia no comando dos trabalhos.
 
Às 18h locais (12h de Brasília), a maioria dos pilotos estava nos boxes, com exceção de Viñales, Márquez, Syahrin, Nakagami e Lüthi, que seguiam rodando.
 
Depois de mais uma passagem pelos boxes, Rossi voltou para a pista quando faltavam cerca de 2h20min para o fim da sessão para cravar 1nin55s602 e saltar para a sexta posição, apenas 0s179 atrás de Lorenzo. O #46 apertou o passo no giro seguinte ― o 38º desta quinta ― e saltou para a segunda colocação, apenas 0s009 atrás do ex-companheiro de Ducati.
 
Enquanto isso, o terceiro posto tinha Iannone, que era seguido por Viñales, Márquez, Pedrosa, Zarco, Crutchlow, Dovizioso e Petrucci, que formavam um top-10 separado por 0s627.
 
Pedrosa, por sinal, sofreu a segunda queda do dia já nesta parte final dos trabalhos. O primeiro incidente foi uma escorregada na curva final, enquanto o segundo foi um tombo maior na curva dois de Losail. O #26 saiu ileso, mas a RC213V ficou bem danificada.
 
Com pouco mais de 1h45min para o fim, Viñales subiu para o terceiro posto, 0s060 atrás de Iannone. Na volta seguinte, a 50ª do espanhol, Maverick chegou a 1min55s053 e assumiu o comando dos trabalhos.
 
Quem também melhorou foi Danilo Petrucci, que assumiu o quinto posto, 0s475 atrás de Maverick. Crutchlow vinha na sequência, seguido por Márquez, Pedrosa, Zarco e Dovizioso.
 
Perto da marca de 1h20min para o fim da atividade, Zarco alcançou 1min55s186 e saltou para o segundo posto, 0s133 mais lento que Viñales. Lorenzo, Rossi e Iannone vinham na sequência.
 
Mais atrás, Redding também melhorou e se colocou como melhor Aprilia, em 11º. Aleix Espargaró aparecia no 13º posto, 1s030.
 
Mais apagado nesta quinta, Nakagami voltou a ser o melhor entre os novatos ao assumir o 19º posto, 0s107 mais rápido que Morbidelli, que vinha na sequência. Syahrin era 21º, com Lüthi em 23º.
 
Quando o cronômetro indicou a entrada na hora final da sessão, Dovizioso atingiu 1min55s407 e saltou para o terceiro posto, 0s354 mais lento que Viñales, que liderava a frente de Zarco. Lorenzo era o quarto, escoltado por Rossi, Iannone, Petrucci, Crutchlow, Márquez e Pedrosa num top-10 separado por 0s502.
 
Andrea seguiu apertando o passo, baixou mais um pouco sua marca e pulou para o segundo lugar, apenas 0s051 mais lento que Maverick. O #4 era apenas um dos nove pilotos que seguiam na pista nesta reta final da atividade.
 
Enquanto a maioria dos pilotos seguia nos boxes, Rins permaneceu rodando até saltar para a 13ª posição, 0s811 mais lento que o ponteiro.
 
Morbidelli, aliás, sofreu uma queda na curva 16 e voltou aos boxes da Marc VDS com uma pequena coleção de brita.
 
Quem também aproveitou a hora final para melhorar sua posição foi Karel Abraham. O tcheco avançou para a 17ª colocação, 1s215 atrás do líder. Iannone fez o mesmo e avançou para o terceiro posto, 0s054 mais lento que Viñales.
 
Nesta parte final das atividades, eram poucos os pilotos em pista. O relógio marcava mais de 20h no horário local, o que não serviria muito como referência, já que a corrida termina antes deste horário.
 
Já nos minutos finais da sessão, Rins usou sua 66ª volta para cravar 1min55s432 e saltar para o sexto posto, 0s379 mais lento que o líder e exatamente com o mesmo registro de Rossi.
Com o cronômetro zerado, ninguém conseguiu superar a marca de Viñales, que fechou o dia na liderança, à frente de Dovizioso e Iannone. Zarco ficou com o quarto tempo, seguido por Lorenzo, Rins, Rossi, Petrucci, Crutchlow e Márquez, que completa um top-10 separado por 0s492.

MotoGP, Catar, Losail, Teste coletivo, Dia 1:

 
1 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:55.053   50 64
2 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA  DUCATI 1:55.104 +0.051 44 48
3 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 1:55.107 +0.054 51 58
4 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 1:55.186 +0.133 48 52
5 99 JORGE LORENZO ESP  DUCATI 1:55.423 +0.370 27 55
6 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 1:55.432 +0.379 66 67
7 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:55.432 +0.379 38 54
8 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI 1:55.528 +0.475 43 47
9 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:55.536 +0.483 27 45
10 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:55.545 +0.492 26 47
11 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 1:55.555 +0.502 31 37
12 43 JACK MILLER AUS PRAMAC DUCATI 1:55.688 +0.635 43 44
13 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ÁNGEL NIETO DUCATI 1:55.848 +0.795 52 53
14 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP LCR HONDA 1:55.853 +0.800 62 64
15 45 SCOTT REDDIING ING APRILIA GRESINI 1:55.931 +0.878 34 46
16 53 TITO RABAT ESP AVINTIA DUCATI 1:56.029 +0.976 67 69
17 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA GRESINI 1:56.062 +1.009 50 50
18 17 KAREL ABRAHAM RTC ÁNGEL NIETO DUCATI 1:56.268 +1.215 50 54
19 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 1:56.275 +1.222 31 56
20 38 BRADLEY SMITH ING KTM 1:56.421 +1.368 52 64
21 21 FRANCO MORBIDELLI ITA MARC VDS HONDA 1:56.608 +1.555 28 60
22 55 HAFIZH SYAHRIN MAL TECH3 YAMAHA 1:56.731 +1.678 27 58
23 12 THOMAS LÜTHI SUI MARC VDS HONDA 1:57.292 +2.239 56 64
24 10 XAVIER SIMÉON BEL AVINTIA DUCATI 1:57.713 +2.660 42 47

TUDO POR CONTA DOS CUSTOS

MESMO COM FRIO, PRÉ-TEMPORADA DA F1 NÃO DEVE SAIR DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.