Vitória de Iannone na Áustria devolve grandeza, mas Ducati ainda tem caminho a trilhar para superar Yamaha e Honda

A Ducati conseguiu recuperar a grandeza de outrora, mas ainda precisa evoluir mais para poder desafiar Honda e Yamaha constantemente. Jejum de vitórias durou mais de dois mil dias

“A Ducati é grande outra vez”. Foi com esta frase que Claudio Domecali, diretor-executivo da fábrica de Borgo Panigale, resumiu a dobradinha de Andrea Iannone e Andrea Dovizioso no GP da Áustria do último domingo.
 
Dona de um ritmo fortíssimo no Red Bull Ring — evidenciado ainda no teste privado realizado no circuito austríaco em julho —, a Ducati dominou praticamente todos os treinos do fim de semana e faturou a pole-position com Iannone, com Valentino Rossi aparecendo para atrapalhar a dobradinha.
 
Na corrida, porém, a dupla da Yamaha não conseguiu fazer mágica e assistiu um belo duelo entre Iannone e Dovizioso.
Andrea Iannone e Andrea Dovizioso formaram a dobradinha da Ducati no GP da Áustria (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

No grid, Andrea parecia ter feito a escolha errada. O #29 calçou a Desmosedici com um pneu macio na frente — mesma opção de Eugene Laverty, Bradley Smith e Yonny Hernández — e a traseira com um médio, a opção mais macia disponível. Uma decisão arriscada, especialmente levando em conta o desgaste da Ducati.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

No dia anterior, após a classificação, o ‘Maniac’ e Dovi foram questionados sobre o desgaste de pneus e o consumo de combustível, e deixaram claro que estes eram temas que precisavam ser vistos com cuidado.
 
Após a largada, entretanto, a preparação prévia se mostrou impecável. A Ducati traçou uma estratégia à la Usain Bolt em provas classificatórias da Rio 2016: controlar o ritmo para evitar desgastes excessivos.
 
Econômica na primeira parte da disputa, a Ducati manteve as Yamaha por perto, sem desaparecer no horizonte de Spielberg como inicialmente previsto. Mas isso nunca significou uma chance real para Jorge Lorenzo e Valentino Rossi.
 
Iannone, por sua vez, foi perfeito. Calmo e cuidadoso, Andrea foi diferente do estabanado de sempre, executando ultrapassagens limpas, sem colocar em risco sua prova e tampouco a dos outros.
 
Ao receber a bandeirada com 0s938 de vantagem para Dovizioso, Iannone encerrou um jejum de quase seis anos de vitórias da Ducati. Além disso, a dobradinha era algo que a fábrica de Bolonha não registrava desde 2007.
 
O primeiro triunfo desde o fim da era-Stoner mostra que a Ducati está no rumo certo, mas isso — ainda — não significa que a casa vermelha agora pode brigar pau a pau com as gigantes japoneses. Mas é um primeiro passo.
 
Ao longo dos últimos anos, a Ducati escorregou num poço profundo e teve muita dificuldade de ressurgir. Após a passagem de Rossi pelo time, a marca ficou sem desculpas para justificar seu fracasso, já que não era mais possível apontar para os pilotos como razão para a falta de resultados.
 
Com a chegada da Audi, a pressão aumentou. Os patrocinadores elevaram suas cobranças. E o time foi forçado a mudar.
 
Então chefe da Ducati Corse, Filippo Preziosi foi afastado das funções, com Bernhard Gobmeier, ex-chefe do programa da BMW no Mundial de Superbike aparecendo para ocupar a função. Sem muitos avanços, Bolonha fez uma nova mudança, recrutando Gigi Dall’Igna da Aprilia para assumir o departamento.
Gigi Dall'Igna devolveu Ducati ao topo após era Casey Stoner (Foto: Ducati)
Considerado um gênio por muitos, Dall’Igna começou seu trabalho pela reestruturação interna da Ducati, eliminado vestígios do centralizador Preziosi e melhorando a comunicação entre os departamentos.
 
Aos poucos, a Ducati foi entrando nos trilhos. Os pódios voltaram a acontecer, mas restava uma barreira: a vitória. Agora não resta mais.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Além de ser uma mostra do poder de recuperação da Ducati, a vitória de Iannone é também um indício de que a MotoGP seguiu o caminho certo nos últimos anos. Com a benção de Honda e Yamaha, a classe rainha mudou seu regulamento para permitir que as fábricas que não somam resultados expressivos passam ter mais mobilidade em seu desenvolvimento, com mais testes, motores descongelados e outras concessões.
 
Ao adotar esse caminho, a Ducati deu uma clara mostra que de queria somar mais do que os 31 triunfos que tinha até então. De que não queria ser a fábrica cuja moto só Casey Stoner pode guiar. De que queria mais do que o título de 2007.
 
Claro que a Ducati ainda tem um longo caminho pela frente, mas também é verdade que a casa de Bolonha já cumpriu boa parte do percurso de sua maratona. 
 
A Ducati demorou 2.128 dias para voltar a ver a MotoGP de cima do pódio, mas é difícil dizer que o resultado do último fim de semana vai se repetir em breve. Ainda assim, com certeza, não vai demorar outros seis anos.
 
A Ducati é grande outra vez, sim, e tem todos os méritos por isso.

#GALERIA(5752)
PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.