VR46 anuncia retorno de Iannone à MotoGP para substituir Di Giannantonio na Malásia
Andrea Iannone está de volta à MotoGP depois de cinco anos. O italiano, que chegou a ser suspenso por doping neste período e foi correr no Mundial de Superbike, vai andar na vaga do lesionado Fabio Di Giannantonio no GP da Malásia
Andrea Iannone está de volta ao grid da MotoGP. Depois de cinco anos ausente, o italiano foi confirmado pela VR46 para substituir o lesionado Fabio Di Giannantonio já neste fim de semana, no GP da Malásia. A informação foi divulgada pela equipe nesta segunda-feira (28), após alguns dias de especulações em torno do nome escolhido.
Iannone já correu na MotoGP entre 2013 e 2019, por equipes como Pramac, Ducati, Suzuki e Aprilia. Neste período, fez duas poles, subiu 11 vezes ao pódio e conquistou uma única vitória, no GP da Áustria de 2016. Em dezembro de 2019, foi suspenso após testar positivo para drostanolona, um esteroide anabolizante injetável derivado do DHT. A drostanolona é muito comum em fisiculturismo, já que é eficaz no crescimento muscular.
A partir disso, o italiano viveu um drama na carreira e acabou tendo a pena ampliada de dois meses para quatro anos de suspensão. O retorno às pistas aconteceu em 2024, quando fechou com a equipe Go Eleven, que disputa o Mundial de Superbike (WSBK). Na volta, conseguiu uma vitória em Aragão e terminou o campeonato na oitava colocação.
“Pilotar a moto campeã do mundo é empolgante”, começou Andrea. “A MotoGP é a moto mais tecnológica e de alta performance, então estou honrado por terem pensado em mim. Senti que tinha de dizer sim a essa oportunidade assim que ela me foi oferecida”, contou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“O desafio é, certamente, insano, complexo e exigente, já que não guio uma moto desta categoria há anos e sem ter feito testes ou coisas similares”, assumiu. “Estou empolgado em poder trabalhar com a Ducati e a Pertamina Enduro VR46 Racing Team, tanto pelo nível muito alto deles, quanto pela amizade de muitos anos. Quero agradecer Valentino Rossi, Alessio Salucci, Pablo Nieto, Gigi Dall’Igna, Claudio Domenicali e Mauro Grassilli”, encerrou.
Alessio Salucci, diretor da VR46, também comentou o retorno de Iannone e a chance dada para o experiente piloto correr com o time na Malásia.
“Estou muito feliz em confirmar que Andrea vai correr com as nossas cores na Ducati Desmosedici GP”, disse Uccio. “Antes de mais nada, Andrea mostrou estar em ótima forma, fechou a temporada do Mundial de Superbike em alta e sempre permaneceu próximo da Ducati”, seguiu.
“Ele é um ótimo amigo da família VR46, tanto meu, quanto de Vale. Estamos muito felizes em recebê-lo na Pertamina Enduro VR46 Racing Team e vê-lo de volta em uma moto de MotoGP. É realmente uma ótima história!”, destacou. “Ao mesmo tempo, nós todos desejamos a Fabio toda a sorte conforme ele passa por uma cirurgia no ombro nesta semana. Mal podemos esperar para vê-lo de volta na pista em 2025”, encerrou.
A MotoGP volta já no próximo fim de semana com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.