Yamaha encerra espera, confirma Pramac na Moto2 e anuncia Arbolino e Guevara em 2025

Depois de semanas de especulações, a Yamaha confirmou que a Pramac também será uma parceira na classe intermediária, ocupando um posto que até o último domingo (17) era da VR46. Além disso, a marca de Iwata anunciou Tony Arbolino e Izán Guevara como titulares da nova equipe

A Yamaha colocou um ponto final na espera e confirmou que a parceria com a Pramac também estará no grid da Moto2 em 2025. Além disso, a casa de Iwata anunciou Tony Arbolino e Izán Guevera como titulares da equipe que será batizada como Pramac Yamaha Moto2 Team.

Até o último domingo (17), a VR46 era a parceira da Yamaha na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade por meio do projeto Master Camp, mas, desde o anúncio da união na MotoGP, as dias já tinham manifestado o interesse em colaborar na Moto2.

Relacionadas

Segundo a montadora dos três diapasões, a nova equipe da Moto2 vai fazer parte do programa BLU CRU, que tem como objetivo desenvolver jovens talentos no esporte. Em Arbolino e Guevara, a Yamaha acredita ter não só juventude, mas também a experiência necessária para ajudar com os primeiros passos do projeto.

Arbolino foi vice-campeão da Moto3 em 2020 e da Moto2 em 2023. Guevara, por outro lado, venceu a Moto3 em 2022, mas fez duas campanhas difíceis com a Aspar na classe intermediária. A dupla estreia com a Pramac no primeiro teste da pré-temporada, entre os dias 7 e 8 de fevereiro, em Valência, na Espanha.

Pramac e Yamaha serão parceiras também na Moto2 (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estamos muito empolgados com o fato de que a colaboração entre a Pramac e a Yamaha vai se estender a Moto2 logo de cara em 2025”, disse Lin Jarvis, diretor da Yamaha Motor Racing. “A criação da Pramac Yamaha Moto2 reflete a dedicação da Yamaha em nutrir jovens talentos e guiá-los pelas corridas, assim como a dedicação da companhia em voltar ao topo da MotoGP”, seguiu.

“A criação da Pramac Yamaha Moto2 é um desenvolvimento natural e que se encaixa no aclamado programa BLU CRU da Yamaha, que com sucesso desenvolve pilotos em múltiplas disciplinas”, destacou. “Com Tony Arbolino e Izán Guevara, temos um line-up de pilotos impressionante para a nova equipe da Moto2, combinando habilidade, talento e potencial. Estamos ansiosos para ver a jornada deles se desenvolver conforme seguimos a construir uma fundação mais forte para o futuro da Yamaha na MotoGP”, completou.

Diretor da Pramac, Paolo Campinotti ressaltou que a equipe sempre esteve comprometida com o desenvolvimento de jovens e, por isso, está satisfeita em ampliar a presença também para a Moto2.

“A Pramac Racing sempre esteve comprometida em nutrir jovens talentos, apoiar o crescimento deles e ajudá-los a se tornarem protagonistas na MotoGP e até campeões mundiais”, comentou Campinotti. “Estamos orgulhosos de fortalecer essa missão expandindo a nossa presença para a Moto2. Estou confiante de que temos a equipe e a expertise técnica para começar este empolgante novo capítulo no caminho certo”, completou.

Arbolino e Guevara formam a dupla na Moto2 (Foto: Pramac)

Agora ex-Marc VDS, Arbolino celebrou a chance de se unir ao projeto da gigante japonesa.

“É uma honra me unir a Pramac e a Yamaha no novo projeto delas na Moto2”, disse Tony. “Sempre amei a Yamaha pelo que eles representam como marca e história. Além disso, tenho total confiança na Pramac para me ajudar a me tornar um piloto melhor. Vou fazer o meu melhor para entregar os melhores resultados possíveis. O título da Moto2 é a nossa meta”, avisou. Obrigado a eles pela confiança em mim”, encerrou.

Guevara, que fechou o segundo ano na classe do meio na 17ª colocação do Mundial de Pilotos, celebrou a nova chance e o reencontro com Gino Borsoi, com quem trabalhou na Moto3.

“Estou muito feliz com esse novo capítulo que estou para começar. Estou indo para uma equipe é uma família e que é a atual campeã da MotoGP”, lembrou. “Estou ansioso para trabalhar outra vez com uma das pessoas que me ajudaram a me tornar campeão mundial: Gino Borsoi. Conheço muitas das pessoas que vão trabalhar na equipe e sei que será fácil trabalharmos juntos”, comentou.

“Acima de tudo, quero agradecer a Pramac e a Yamaha por me darem essa oportunidade de correr com eles em 2025. Tenho certeza que teremos muito sucesso juntos. Estou muito motivado com essa mudança e com o projeto no qual estarei envolvido”, concluiu.

LEIA MAIS
🏆 Martín usa consistência para levar título da MotoGP em 2024 e roubar #1 da Ducati
🏆 Martín se torna 30º piloto diferente a ser campeão da MotoGP/500cc. Confira lista
🏆 Martín conquista título da MotoGP com pódio em Barcelona. Confira classificação final

MotoGP volta a acelerar no dia 19 de novembro, a partir de 6h (de Brasília), para o último teste da temporada 2024, em Barcelona, na Catalunha. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.