Yamaha põe Dovizioso como substituto de Crutchlow para teste privado em Misano

A Yamaha anunciou nesta segunda-feira (19) que Andrea Dovizioso vai substituir o lesionado Cal Crutchlow como piloto de testes na pista italiana nos exercícios privados que serão realizados nesta terça e quarta-feira

Andrea Dovizioso foi escalado para atuar como piloto de testes da Yamaha nesta semana. Ex-piloto satélite da marca de Iwata, o italiano vai substituir Cal Crutchlow em uma atividade privada em Misano, já que o britânico segue em recuperação de complicações após uma cirurgia na mão.

No anúncio desta segunda-feira (19), a Yamaha confirmou que Dovizioso testou a YZR-M1 há algumas semanas em Mugello para “confirmar que o vínculo entre eles ainda é tão forte quanto sempre foi”. O #4 vai assumir a moto japonesa nesta terça e quarta-feira, em Misano, durante um teste privado.

Relacionadas


“Antes de mais nada, quero começar dizendo que desejamos uma pronta recuperação a Cal e que esperamos vê-lo de volta à pista em breve com a nossa equipe de testes”, disse Massimo Meregalli, chefe da Yamaha. “No enquanto, enquanto isso, não podemos ficar parados. Por isso, estamos muito felizes em confirmar que Andrea concordou em substituir Cal e assumir o papel de piloto de testes da Yamaha Factory Racing no teste privado de Misano”, seguiu.

“Andrea e a Yamaha tiveram uma relação próxima por muitos anos. Dovi é um piloto altamente habilidoso e preciso, que tem um entendimento claro do lado técnico da MotoGP. Além disso, fora a experiência no campeonato da MotoGP, ele é familiarizado com o projeto da Yamaha na MotoGP, então estamos ansiosos para continuar essa parceria com ele. Achamos que ele nos ajudará a coletar dados valiosos e nos dará um bom feedback”, completou.

Andrea Dovizioso encerrou a carreira na MotoGP com uma equipe satélite da Yamaha (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dovizioso tem duas passagens pela Yamaha. A primeira, em 2012, com a Tech3, quando conquistou seis pódios. Dez anos depois, em 2022, o italiano de Forli defendeu a SRT na temporada de despedida da MotoGP.

“Lamento que Cal não esteja bem e espero que ele se recupere prontamente”, disse Dovizioso. “Dito isto, estou feliz e empolgado por ter a chance de subir em uma moto da MotoGP outra vez e agradeço a Yamaha por esta oportunidade. Espero que possa fazer uma contribuição ao desenvolvimento da moto”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.