Campeão e membro do Hall da Fama da Nascar, Bobby Allison morre aos 86 anos
Vencedor da Cup Series de 1983, Bobby Allison também acumulou conquistas em outros eventos importantes ao longo da carreira, como a Daytona 500. A família não especificou qual foi a causa da morte
Neste domingo (10), Bobby Allison, membro do Hall da Fama da Nascar e líder da chamada ‘Alabama Gang’, apelido dado a um grupo de pilotos que montaram uma loja no referido estado dos Estados Unidos, morreu aos 86 anos de idade. Através de um comunicado, a família informou apenas que o ex-piloto “estava com a saúde debilitada nos últimos anos”, mas não especificou a exata causa do falecimento.
Além do título da Cup Series de 1983, Allison também conquistou outros eventos importantes ao longo da carreira. Venceu a icônica Daytona 500 em três oportunidades, levou o troféu máximo quatro vezes na Southern 500 e ainda faturou três vezes a Coke 600. Como se não bastasse, ganhou o título da International Race of Champions (IROC) em 1980, derrotando lendas como Rick Mears, Gordon Johncock, Mario Andretti e Johnny Rutherford.
“Com profunda tristeza, a família de Bobby Allison anuncia seu falecimento aos 86 anos. Ele faleceu pacificamente em casa em 9 de novembro de 2024, cercado pela família. Ele estava com a saúde debilitada nos últimos anos, mas continuou a retribuir ao esporte que amava. Bobby era adorado pelos fãs. Gostava muito de passar tempo com seus admiradores e parava para dar autógrafos e conversar com eles em todos os lugares que ia. Era um homem de família dedicado e amigo, e um católico devoto”, disse a família por meio de um comunicado.
Presidente e CEO da Nascar, Jim France também se pronunciou sobre a perda do velho amigo e uma das figuras mais lendárias da história da categoria norte-americana. “Bobby Allison era a personificação do termo ‘corredor'”, começou.
“Embora seja mais conhecido como um dos pilotos mais vencedores da história da Nascar Cup Series, seu impacto no esporte se estende muito além dos livros de recordes. Como piloto, venceu corridas e campeonatos em várias divisões da Nascar. Mas como o líder da famosa ‘Alabama Gang’, Bobby se conectou com os fãs de uma maneira profunda”, continuou.
“Das formas mais significativas, deu tudo de si para o nosso esporte. Em nome da família France e de toda a Nascar, ofereço minhas mais profundas condolências à família, amigos e fãs de Bobby pela perda de um gigante da Nascar”, encerrou France.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Allgaier é campeão da Nascar Xfinity Series com 2º lugar em Phoenix. Herbst vence