Chevrolet, Ford e Toyota apresentam nova geração de carros para Nascar 2022

A Nascar fez um lançamento oficial com suas três montadoras para apresentar ao mundo os carros de 2022, chamados de nova geração da categoria

A Nascar finalmente mostrou ao mundo como serão os carros da temporada 2022. Nesta quarta-feira (5), a categoria preparou um lançamento com as três montadoras do grid e apresentou os novos modelos para a chamada “nova geração”, ou Geração 7, que vinha sendo preparada desde 2018.

A ideia inicial da principal categoria do turismo americano era introduzir a nova geração de carros já em 2021, mas a pandemia de Covid-19 mudou os planos. Assim, depois de alguns testes e um trabalho mais forte nas fábricas, os bólidos serão usados em 2022.

“Temos de falar sobre a importância do novo carro. Acredito que ele vai fazer muita coisa boa para gente a partir de 2022: é lindo, mas, além disso, esperamos corridas ainda melhores com base na aerodinâmica nova. Os custos vão ser menores em todos os sentidos, vão permitir que as equipes fiquem mais competitivas. O esporte é outro em relação ao que era três anos atrás, é um momento crucial”, disse Steve Phelps, presidente da categoria.

O novo Camry, da Toyota, na Nascar 2022 (Foto: Nascar)

Chevrolet, Ford e Toyota participaram da cerimônia e apresentaram os novos modelos. O Camaro, o Mustang e o Camry mantêm diversos elementos dos carros atuais, mas passam também por algumas mudanças aerodinâmicas, como um teto um pouco mais baixo, aumento na largura e também substituições de alguns materiais por maior segurança ou eficiência, como na caixa de câmbio.

Com os novos carros, a Nascar ataca diferentes frentes. Duas delas são também as mesmas que a Indy vem trabalhando: corte sensível de gastos e a busca pela entrada de mais montadoras no grid da categoria. A Dallara fica responsável pelo chassi padronizado e os motores variam de uma potência de 550 cv para 670 cv, tudo sempre dependendo da configuração da pista.

O novo Camaro, da Chevrolet, na Nascar 2022 (Foto: Nascar)

“Anos e anos depois, é a maior mudança que a Nascar já encarou em termos do que temos feito nos últimos 50 anos. É uma mudança radical, vai ser uma temporada bem interessante ano que vem. Da nossa parte, estamos bem animados, vem coisa boa aí”, falou David Wilson, presidente da Toyota Racing nos EUA.

A Nascar vive em 2021 uma de suas melhores temporadas nos últimos anos. Até aqui, em 11 corridas, dez pilotos diferentes já venceram e, a menos que o campeonato tenha 17 vencedores, já garantiram vagas nos playoffs. A estreia da nova geração da Nascar está prevista para a tradicionalíssima Daytona 500 de 2022.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.