Danica entra para história da Nascar e conquista pole-position para 500 Milhas de Daytona

Danica Patrick se tornou a primeira mulher da história da Nascar a conquistar uma pole-position na história da categoria. Correndo pela Stewart-Haas, a pilota norte-americana foi 0s033 mais rápida que Jeff Gordon, da Hendrick

Danica Patrick não pára de fazer história. A pilota de 30 anos alcançou um feito épico neste domingo (17) ao garantir a pole-position para as 500 Milhas de Daytona, prova de abertura da temporada 2013 da Nascar, a ser disputada daqui a uma semana. Danica tornou-se a primeira mulher a assegurar a posição de honra na maior e mais popular categoria do automobilismo norte-americano.

Embora o resultado tenha sido histórico, o desempenho de Danica na classificação em Daytona não chegou a ser surpreendente, uma vez que seu Chevrolet apresentou bom rendimento em todas as sessões de treinos livres. Patrick, que já venceu uma corrida na Indy — em 2008, em Motegi, no Japão —, repetiu o feito de 2012, quando corria na Nationwide e também garantiu a pole em Daytona.

Danica posa ao lado do patrão Tony Stewart ao receber o prêmio pela pole histórica em Daytona (Foto: Getty Images)

Danica cravou a histórica pole ao anotar 45s817, sendo 0s033 mais rápida que o experientíssimo Jeff Gordon, tetracampeão da Nascar. Apenas as duas primeiras posições do grid de largada foram definidas neste domingo. O restante do grid será determinado pelo resultado dos Duels, que serão disputados na próxima quinta-feira.

Trevor Bayne, vencedor das 500 Milhas de Daytona de 2011, comprovou o bom desempenho no lendário oval da Florida e garantiu o terceiro tempo da classificação. Na sequência, dois carros da Stewart-Haas, também equipe de Danica: Ryan Newman em quarto e Tony Stewart completando o top-5. A título de comparação, Danica foi 0s210 mais rápida que seu namorado e, ao mesmo tempo, adversário nas pistas. Ricky Stenhouse Jr., que corre pela equipe Roush Fenway, garantiu o 12º lugar na classificação das 500 Milhas de Daytona, uma das principais provas do calendário da Nascar.

Danica Patrick faz história e é a primeira mulher a largar na pole na Nascar (Foto: Getty Images)

Kasey Kahne, que corre pela poderosa equipe Hendrick, cravou o sexto melhor tempo. Dois pilotos da Joe Gibbs aparecem na sequência, sendo os melhores Toyota da classificação: Denny Hamlin e Kyle Busch em sétimo e oitavo, respectivamente. Joey Logano, correndo pela Penske, garantiu o nono tempo, logo à frente de outro piloto da Joe Gibbs, Matt Kenseth, o décimo.

Juan Pablo Montoya assegurou o 13º melhor tempo, nove posições à frente do seu companheiro de equipe na Earnhardt Ganassi, Jamie McMurray. Brad Keselowski, campeão da temporada passada, cravou a 23ª melhor marca, duas posições atrás de Jimmie Johnson, pentacampeão da categoria. Por sua vez, Kevin Harvick, vencedor do Nascar Sprint Unlimited, realizado no último sábado, foi o 25º.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.