Larson toma ponta no fim em Martinsville e vence segunda em três corridas na Nascar

Após vitória em Richmond, Kyle Larson surgiu nas últimas 30 voltas da disputa em Martinsville e aproveitou estratégia da Hendrick para superar Joey Logano e vencer a segunda em três corridas na temporada

A Nascar realizou sua nona etapa da temporada 2023 no último domingo (16), em Martinsville, e Kyle Larson aproveitou uma chamada estratégica bem sucedida da Hendrick nos instantes finais para tomar a liderança com 30 voltas para o fim e não largar mais. Foi a segunda vitória do piloto nas últimas três corridas — e sua primeira na pista da Virginia. Agora, apenas o #5 e William Byron possuem mais de um triunfo no ano.

Com o vencedor sendo conhecido apenas nas últimas voltas, a corrida em Martinsville apresentou uma alternância interessante na liderança. Pole pela primeira vez na carreira, Ryan Preece largou bem e manteve a ponta o suficiente para liderar 135 voltas e vencer o primeiro estágio, mas errou ao ultrapassar a velocidade permitida no pit-lane e foi derrubado no pelotão devido à punição — ainda terminou em 15º.

Kevin Harvick também venceu um dos estágios — seu primeiro desde 2020 —, mas sofreu com problemas na reta final e despencou para 20º. Além disso, Chase Briscoe completou um dia forte da Stewart-Haas com 109 voltas lideradas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Etapa de Martinsville teve briga forte pela liderança após uma bandeira amarela no fim (Foto: Nascar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nada disso, entretanto, foi suficiente para segurar Larson. Com 56 voltas para o fim, uma bandeira amarela fez com que praticamente todos os pilotos fossem ao pit-lane trocar pneus. Joey Logano, por outro lado, foi um dos quatro competidores que optaram por permanecer na pista até o fim — e imediatamente assumiu a liderança.

O atual campeão fez de tudo para segurar Larson no fim, mas o carro #5 da Hendrick tomou a primeira posição definitivamente na 30ª volta e segurou até a bandeirada. Logano pressionou o líder, mas precisou se contentar com a segunda posição — um ótimo resultando, considerando principalmente a largada no fundo do pelotão, em 15º.

“Sinto que Cliff [Daniels, chefe de equipe] e todos fizeram um grande trabalho o dia inteiro, tomando as decisões certas e tendo ótimos pit-stops”, celebrou Larson. “Tudo meio que funcionou para mim no fim, temos um grande carro, foi o melhor [nível] que meu carro já esteve”, garantiu o piloto após a corrida.

No fim, o pódio terminou formado por Larson, Logano e Martin Truex Jr., com Denny Hamlin, Chase Briscoe, Aric Almirola, Ryan Blaney, Ricky Stenhouse Jr., Bubba Wallace e Chase Elliott — que fez sua primeira corrida depois de quebrar a pena em um acidente de snowboard — completando o top-10.

Com a segunda vitória de Kyle na temporada, os classificados dos playoffs permanecem os mesmos após Martinsville: além do próprio Larson, Christopher Bell, Tyler Reddick, Stenhouse Jr., Byron, Logano e Kyle Busch também estão garantidos no Round of 16, que começa em Darlington, no dia 3 de setembro.

A décima etapa da temporada 2023 da Nascar está marcada para o próximo domingo, dia 16 de abril, em Talladega, no Alabama.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.