Truex encerra longo jejum e vence etapa da Nascar adiada pela chuva em Dover

Com emoção nas últimas voltas das 500 Milhas de Dover, Martin Truex Jr. superou Ross Chastain por 0s505 e voltou a vencer na Nascar após 54 corridas. Ryan Blaney completou o pódio

As últimas voltas emocionantes das 400 Milhas de Dover da Nascar, nesta segunda-feira (1), coroaram Martin Truex Jr. com a vitória, quebrando um longo jejum de 54 corridas sem ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada. A atividade deveria ter sido realizada neste domingo (30), mas as fortes chuvas obrigaram a categoria adiar.

O primeiro estágio do dia, após 120 voltas, foi vencido por William Byron, que conseguiu segurar nas últimas voltas Denny Hamlin em excelente ritmo. O piloto da Hendrick se aproveitou de uma punição a Kyle Busch por excesso de velocidade no pit-stop, na volta 23, para assumir a dianteira da prova e estabelecer o ritmo. Completaram o top-5 desta primeira parte: Ryan Blaney, Brad Keselowski e Ross Chastain.

Chastain, aliás, aumentou o seu ritmo e conseguiu tomar a ponta na volta 201, durante o segundo estágio, após todos os concorrentes fazerem os seus pit-stops. O agora líder do campeonato com 370 pontos conduziu o carro para uma vitória confortável nesta etapa, seguido por Byron, Blaney, Truex e Hamlin, nesta ordem.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ross Chastain venceu o segundo estágio e ficou próximo de vencer a corrida em Dover (Foto: James Gilbert / AFP)

Mas todos os pilotos estavam de olho no último estágio, que daria a vitória na corrida de Dover. Logo no início, Byron retomou a liderança e conseguiu sustentá-la até o momento em que faltavam 114 voltas para o fim, quando Chastain ultrapassou o dono do carro #24 e deu a impressão aos espectadores de que o lugar mais alto do pódio seria disputado entre ambos.

Porém, tudo mudou na volta 326, momento em que os pilotos entraram nos boxes para fazerem as suas últimas paradas sob condição de bandeira verde. Truex, surpreendentemente, apareceu na liderança após a conclusão de todos os pit-stops, na volta 332. A partir daí o detentor do carro #19 teve de se desdobrar para segurar Chastain.

O piloto da Joe Gibbs ganhou um respiro após o último pit-stop geral, que aconteceu sob condições de bandeira amarela por conta do acidente de Joey Logano. Ele trocou apenas dois pneus, enquanto o concorrente da Trackhouse mudou os quatro e voltou para a pista na quarta colocação.

Martin Truex Jr. precisou segurar Ross Chastain para encerrar jejum de vitórias (Foto: James Gilbert / AFP)

Faltando sete voltas para o fim, Chastain até tentou uma reação, mas Truex conseguiu segurar a pequena vantagem de 0s505 para encerrar o jejum de 54 corridas sem vitórias. Blaney completou o pódio. O top-10 ainda teve, nesta ordem: Byron, Hamlin, Christopher Bell, Tyler Reddick, Keselowski, Chris Buescher e Josh Berry.

O fim de semana ainda coroou outro membro da família Truex: Ryan, no último sábado (29), que venceu a etapa de Dover da Nascar Xfinity.

Martin Truex Jr. se junta a Bell, Kyle Larson, Reddick, Ricky Stenhouse Jr., Byron, Logano e Busch entre os classificados aos playoffs da categoria, que começam com o Round of 16 em Darlington, no dia 3 de setembro. A etapa seguinte da temporada 2023 está programada para o próximo domingo (7), em Kansas City.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.