Truex Jr. vence etapa de Richmond e avança fase nos playoffs da Nascar

Martin Truex Jr. venceu a disputa interna da Joe Gibbs contra Denny Hamlin e levou a etapa de Richmond, realizada na noite do último sábado. A equipe fez 1-2-3

Lewis Hamilton e Max Verstappen batem: carro da Red Bull fica sobre o da Mercedes (Vídeo: F1)

Martin Truex Jr. venceu a segunda corrida dos playoffs da Nascar. Na noite do último sábado (11), o piloto da Joe Gibbs, campeão em 2017, liderou as últimas 50 voltas de um total de 400 da prova para não apenas garantir seu quarto triunfo no ano, mas também assegurar o avanço para a próxima fase dos playoffs.

Playoffs que, aliás, estão sendo dominados pela Joe Gibbs. A equipe venceu semana passada com Denny Hamlin e voltou a triunfar em menos de uma semana, agora com o Toyota #19 de Truex. Em Richmond, por exemplo, o time fez 1-2-3 com Truex Jr., Hamlin em segundo e Christopher Bell em terceiro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MARTIN TRUEX JR; NASCAR; RICHMOND;
Martin Truex Jr. garantiu ida à próxima fase dos playoffs com vitória em Richmond (Foto: Nascar)

LEIA TAMBÉM
+OPINIÃO GP: Hamilton tem razão: Verstappen teima em ceder e adota posição perigosa

Além de Truex Jr. e Hamlin, o único já garantido na próxima fase dos playoffs é Kyle Larson, campeão da temporada regular. O piloto da Hendrick garantiu a sexta posição depois de ter largado em último após seu carro não ter passado na inspeção.

A prova foi toda dominada pelos dois pilotos da Joe Gibbs. Hamlin liderou quase metade da corrida e andou na frente em 197 das 400 voltas completadas. Truex Jr. ponteou em número bem menor na comparação com o companheiro de equipe: 80 giros. Mas esteve na frente no momento mais importante da prova e não foi superado pelo colega.

A jornada de Truex Jr. não foi fácil, já que o competidor sofreu uma punição logo na primeira volta porque cruzou a linha de largada à frente de Hamlin, que ocupava a pole depois da sanção imposta a Larson. Daí em diante, Martin escalou o pelotão e teve ao seu favor, além do desempenho, um grande trabalho da sua equipe nos pit-stops e uma ótima atuação do piloto para lidar com o tráfego para passar o companheiro de equipe e seguir líder até o fim.

Ao término de 400 voltas, Truex Jr. superou Hamlin com vantagem de 1s417. Os demais concorrentes terminaram bem mais atrás. Christopher Bell completou a trinca da Joe Gibbs e foi seguido por Chase Elliott, da Hendrick, enquanto Joey Logano foi o quinto com a Penske.

11 DE SETEMBRO; RICHMOND; NASCAR;
Noite de sábado marcou série de homenagens em razão do 11 de setembro (Foto: Nascar)

Larson garantiu um bom sexto lugar, posição que o colocou na próxima fase dos playoffs, e foi seguido por Ross Chastain, da Ganassi. Kevin Harvick, da Stewart-Haas, concluiu a disputa em oitavo, à frente de Kyle Busch, também da Joe Gibbs. Ryan Blaney, também da Penske, fechou a relação dos dez primeiros.

Na tabela dos playoffs, além dos pilotos que já asseguraram uma vaga na próxima fase, estão muito perto de avançar: Logano, Blaney, Harvick, Elliott e Bell. Daí em diante, há um grupo de seis pilotos com chances reais de avançar e outros dois quase fora. Brad Keselowski aparece em nono na tabela dos playoffs e soma 2.066 pontos, contra 2.061 de Kyle Busch e 2.056 de Aric Almirola.

Kurt Busch está em 12º, no limite da zona de classificação, com 2.053 tentos, o mesmo que Alex Bowman, em 13º. Tyler Reddick aparece em 14º na tabela e tem 2.048. William Byron é o 15º da lista e tem 2.038 pontos, e Michael McDowell está praticamente fora, com 38 tentos de desvantagem na comparação com Kurt Busch.

Com três pilotos já garantidos, a Nascar terá pela frente a etapa no oval curtíssimo de Bristol, de apenas meia milha — ou cerca de 800 m de extensão — para definir os demais nove pilotos que avançam à próxima fase dos playoffs. A prova acontece no próximo sábado.

HALO SALVA HAMILTON EM BATIDA COM VERSTAPPEN, RICCIARDO VENCE: O GP DA ITÁLIA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.