Nascar apresenta plano para transformar Fontana em oval de meia milha

Interessada em explorar o valor de mercado da região, a Nascar, proprietária do oval de Fontana, quer diminuir o tamanho do autódromo

A Nascar está em vias de contar com um novo oval curtíssimo para desfilar seus carros: o de Fontana. Sim, o tradicional de duas milhas – 3,2 km. O plano, batizado de Next Gen in California – ou ‘Próxima Geração na Califórnia’ já foi apresentado pela categoria ao Condado de San Bernardino, onde está a pista. O Auto Club Speedway, em Fontana, pertence à Nascar.

A ideia é transformar Fontana num oval de meia milha – 0,8 km – que faria da pista apenas a quarta deste tamanho no calendário: Martinsville, Bristol e Richmond são as outras. Nunca na história um superoval foi convertido num minioval.

A informação foi dada pelo site norte-americano ‘The Athletic’. Segundo o veículo, os planos visam remodelar a infraestrutura do local e, assim, diminuir a planta utilizada pelo autódromo. Com isso, o espaço que sobra pode ser utilizado para diferentes propósitos ou vendido.

A Indy passou por Fontana 2015 (Foto: Indy)

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“Ainda estamos no começo do processo, mas animados com o projeto ambicioso e o que pode significar para os fãs do Sul da Califórnia. É nosso primeiro passo na intenção de criar uma localidade de ponta que entregue intensas corridas de pista curta que nossos fãs adoram”, disse Craig Neeb, vice-presidente executivo e diretor de inovação da Nascar.

“Tudo isso com espaço de experiência premium para o público, além de camarotes renovados e áreas de hospitalidade que colocarão Fontana entre as maiores fontes de entretenimento no mercado esportivo”, afirmou.

De acordo com o plano, as curvas terão inclinação forte como as de Bristol e retas longas como as do ‘Clipe de Papel’ de Martinsville. A capacidade geral do autódromo diminuiria, uma vez que trechos inteiros das arquibancadas atuais ficariam inutilizados, ao passo que novas arquibancadas seriam construídas nas curvas. O victory-lane e a garagem ficam fora da pista propriamente dita, num espaço reservado entre as retas.

Protagonista no plano é a especulação imobiliária. O valor de mercado da área onde está o autódromo de Fontana aumentou violentamente nos últimos anos, desde que os arredores derrubaram o pequeno cinturão de produção de aço que servia de vizinho da pista para dar lugar a diversos centro de distribuição fabril. No último mês de março, a Nascar anunciou parceria com a imobiliária Hillwood.

Inaugurado em 1997, o ASC recebeu 31 corridas da Nascar até hoje, além de diversas das categorias-satélite dos stock cars americanos. Mas foi além e se tornou uma participante habitual dos monopostos: recebeu a Cart entre 1997 e 2003, além da Indy entre 2002 e 2005 e depois entre 2012 e 2015, a grande maioria em etapas de 500 Milhas. Christian Fittipaldi em 2000, Cristiano da Matta em 2001 e Tony Kanaan em 2014 já venceram por lá.

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