Papéis se invertem, e Hamlin usa estratégia para derrotar Harvick em Pocono

A vitória voltou a ficar entre Denny Hamlin e Kevin Harvick em Pocono. A diferença é que, um dia depois, tudo mudou: o #11 usou um pit-stop extra para derrotar o #4 e vencer mais uma

Poucos pilotos possuem um retrospecto tão bom em Pocono quanto Denny Hamlin. O #11 chegou ao trioval com cinco vitórias e em busca da sexta. Não deu no sábado, dia da primeira prova da rodada dupla, mas deu no domingo (28): com uma estratégia das mais precisas, Denny deu o troco em Kevin Harvick, invertendo papéis após terminar em segundo 24 horas antes.

Hamlin não era o líder no começo do último segmento da prova, o que abriu caminho para uma estratégia criativa. O chefe do carro #11, Chris Gabehart, definiu que seria melhor adiantar pit-stops, o que levaria a uma parada a mais do que os rivais. Denny precisaria pisar fundo o tempo todo e fazer valer a menor quantidade de combustível no tanque. Além disso, torcer para a prova não ter bandeiras amarelas. As duas coisas aconteceram, e o resultado ficou claro na pista: Denny voltou dos boxes com mais de 2s de vantagem sobre Kevin, o que garantiu a vitória.

Denny Hamlin venceu pela sexta vez em Pocono (Foto: Nascar Media)

Erik Jones conseguiu o terceiro lugar, mas já 16s atrás de Hamlin. Chase Elliott e Aric Almirola surgiram em quarto e quinto, ambos com mais de 20s de déficit. O top-10 ainda teve Matt DiBenedetto, William Byron, Clint Bowyer, Alex Bowman e Martin Truex Jr. Bubba Wallace, que seguiu ganhando manchetes não só pela luta antirracista como também pelo caso do nó de forca em Talladega, ficou em 20°.

A prova teve também uma dose considerável de contratempos. A chuva voltou a dar as caras em Pocono, o que adiou o complemento das 140 voltas e levou a bandeira quadriculada a ser agitada já quase na escuridão, isso em uma pista sem holofotes. Na pista em si, alguns pilotos não evitaram acidentes. Dentre eles, Kyle Busch: o #18 se enroscou com Ryan Blaney e bateu com relativa força na barreira de proteção. O #12 teve mais sorte e seguiu na prova.

A vitória foi a sexta de Hamlin em Pocono, que iguala Jeff Gordon como piloto de maior sucesso na Pensilvânia. Quando o assunto é apenas 2020, Denny chega ao total de quatro triunfos, sendo quem mais visitou o Victory Lane na temporada.

A próxima etapa da Nascar é já nesta semana. Trata-se da Brickyard 400, em Indianápolis, em 5 de julho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.