Quem são os 16 pilotos classificados para os playoffs da Nascar 2022

Austin Dillon garantiu a última vaga nos playoffs da Nascar ao vencer em Daytona no último domingo (28). Confira todos os 16 pilotos que batalham pelo título da Nascar em 2022

Acidente envolvendo nove pilotos interrompeu prova antes da chuva em Daytona neste domingo (Vídeo: Nascar)

A Nascar realizou no último domingo (28) as 400 Milhas de Daytona, a 26ª e última etapa da temporada regular de 2022. Austin Dillon venceu uma corrida marcada por fortes acidentes e por interrupções pela chuva e garantiu a última vaga entre os 16 pilotos para a disputa dos playoffs da categoria, que começam no próximo domingo (4) no oval de Darlington, na Carolina do Sul.

O formato de playoffs foi adotado em 2004 e passou por várias reformulações. Atualmente, 16 pilotos se classificam para a disputa. A cada três corridas, quatro pilotos são eliminados, até restarem apenas quatro competidores na grande final em Phoenix. O piloto que ganha uma corrida automaticamente se garante na próxima fase e os outros com maiores pontuações também avançam.

A cada três corridas, quatro pilotos são eliminados da disputa do título da Nascar (Imagem: Nascar)

Os 16 pilotos na briga em 2022

Depois de vencer quatro provas no ano, maior marca de qualquer piloto em 2022, Chase Elliott chega em vantagem para os playoffs, com 2040 pontos. O piloto da Hendrick foi o campeão da temporada de 2020 e chega como um dos grandes favoritos para levar o título da atual temporada após terminar a temporada regular na ponta.

Outro campeão aparece em seguida na classificação antes do início dos playoffs: Joey Logano. O grande campeão da Nascar em 2018 venceu duas corridas na atual temporada em Darlington e Gateway e vai em busca do segundo título com a Penske.

Ross Chastain chega na terceira colocação após também ter duas vitórias em 2022, no Circuito das Américas e em Talladega. Estes foram seus primeiros triunfos na categoria e, assim, o piloto da Trackhouse parte para seus primeiros playoffs da Nascar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chase Elliott foi o vencedor da temporada regular da Nascar em 2022 (Foto: Nascar)

Atual campeão da categoria, Kyle Larson, da Hendrick, terminou a temporada regular na quarta colocação com duas vitórias na Califórnia e em Watkins Glen. O americano agora busca repetir o grande desempenho de 2021, quando venceu cinco das dez provas dos playoffs, para obter seu segundo título e se tornar o primeiro bicampeão consecutivo desde o pentacampeonato de Jimmie Johnson em 2010.

Companheiro de Larson, William Byron vai para seu quarto playoff consecutivo em 2022. O americano também venceu duas provas na temporada, em Atlanta e em Martinsville, e espera superar seu melhor resultado na categoria: um 10º lugar conquistado no ano passado.

Aos 41 anos e em sua 18ª temporada na Nascar, Denny Hamlin segue em busca de seu primeiro título. Depois de bater na trave em 2010 e terminar na terceira posição em 2021, o piloto da Joe Gibbs chega embalado por duas vitórias em Richmond e Charlotte.

Kyle Larson venceu em Watkins Glen (Foto: Nascar)

Após a desistência de Kurt Busch, vencedor no Kansas e que tem sofrido com problemas de concussão, e com 15 vencedores diferentes na temporada, Ryan Blaney chega para os playoffs como único piloto sem vitória em 2022. Sua consistência o garantiu nos playoffs pela sexta temporada consecutiva e o piloto da Penske busca superar o sétimo lugar de 2021, sua melhor colocação final da carreira na Nascar.

Fechando os oito primeiros na classificação antes dos playoffs aparece Tyler Reddick. O piloto de 26 anos venceu sua primeira corrida na Nascar em Road America e ainda emendou um triunfo no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway para garantir de vez sua vaga entre os 16 primeiros.

Campeão em 2014, Kevin Harvick está mais uma vez de volta aos playoffs da Nascar. O piloto da Stewart-Haas terminou todas as temporadas desde 2010 entre os dez primeiros colocados. Em 2022, foram duas vitórias até aqui, em Michigan e na segunda prova em Richmond.

Kevin Harvick comemora vitória em Michigan (Foto: Reprodução / Twitter)

Em seu terceiro ano na Nascar, Christopher Bell vai para seu segundo playoff consecutivo com a Joe Gibbs. O campeão da Truck Series em 2017 venceu a etapa de New Hampshire para se garantir entre os 16 finalistas e busca melhorar o resultado do ano passado, quando terminou na 12ª posição.

O bicampeão Kyle Busch terminou a temporada regular da Nascar em 11º e agora tentará conquistar seu terceiro título. Campeão em 2015 e 2019, o piloto da Joe Gibbs faturou a etapa de Bristol, disputada na terra, para manter a incrível marca de 18 anos seguidos com pelo menos um triunfo na categoria.

Companheiro de Harvick, Chase Briscoe é o outro piloto da Stewart-Haas entre os 16 finalistas de 2022. O americano venceu a quarta etapa da temporada, disputada em Avondale, Phoenix, seu primeiro triunfo na categoria, e agora vai disputar os playoffs pela primeira vez. Em seu primeiro ano na Nascar, Briscoe terminou apenas na 23ª colocação.

O mexicano Daniel Suárez é outro que venceu pela primeira vez em 2022 e parte para disputar os playoffs pela primeira vez. O piloto da Trackhouse foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada em Sonoma e tem como melhor desempenho na carreira um 17º lugar geral em 2019, quando ainda era piloto da Stewart-Haas.

Austin Cindric venceu na Cup Series pela primeira vez (Foto: Nascar)

Austin Cindric é o único novato que vai disputar os playoffs da Nascar em 2022. O americano de apenas 23 anos surpreendeu ao vencer a prova de abertura, a tradicional Daytona 500, garantindo assim todos os três pilotos da Penske na disputa pelo título na reta final da temporada.

Quem também terá todos os seus carros nos playoffs é a Hendrick. Alex Bowman venceu a terceira etapa de 2022 em Las Vegas e terminou a temporada regular em 15º, garantindo sua quarta participação consecutiva nos playoffs. Sua melhor colocação final veio em 2020, com um sexto lugar geral.

Fechando a lista dos 16 participantes dos playoffs da Nascar em 2022 aparece Austin Dillon, que garantiu sua vaga com a vitória em Daytona no último domingo (28). O piloto da Richard Childress volta aos playoffs depois de ficar de fora na última temporada e tem como melhor resultado dois 11º lugares em 2017 e 2020.

Os playoffs da Nascar começam no próximo domingo, dia 4 de setembro, com a disputa das 500 milhas de Darlington.

GANASSI APOSTA EM HISTÓRICO EM PORTLAND NA GUERRA CONTRA PENSKE NA INDY 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.