Antonella Bassani e Júlia Ayoub se classificam para final de seleção para Academia da Ferrari

As brasileiras Júlia Ayoub e Antonella Bassani estão na decisão da seletiva que colocará uma pilota na Academia da Ferrari. Elas se juntam a duas outras na fase final, que será disputada com carros da Fórmula 4

As brasileiras Antonella Bassani e Júlia Ayoub estão na final da seletiva Girls on Track, promovida pela FIA, informou a entidade nesta quarta-feira (4). Ao lado da francesa Doriane Pin e da belga Maya Weug, as pilotas vão disputar a vaga na Academia da Ferrari, em contrato de um ano.

Na fase recém encerrada, a terceira da seletiva, oito pilotas testaram carros da Fórmula 4, no circuito de Paul Ricard – 20 nomes estavam no começo da seleção, em outubro.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

As finalistas da seletiva para vaga na Academia da Ferrari (Foto: FIA)

As participantes foram avaliadas não só pela velocidade alcançada com os carros, mas também pelo potencial apresentado para se adaptar a uma novidade, tal como mostrar progresso dentro e fora da pista durante os três dias de treinos. Além disso, elas passaram por testes, na pista, de pneus, e fora, psicológicos, de mídia, segurança e capacidade de agir em equipe.

Nesta quarta, elas disputaram prova de 16 voltas no circuito francês, com duas classificações de 10 voltas cada – a vencedora não foi informada – e, também, passaram por entrevistas com o júri da seletiva.

Ao final, Ayoub, Bassani, Pin e Weug foram as selecionadas, com todos os quesitos avaliados. Assim, elas partem agora para a decisão em Fiorano, casa da Ferrari, para cinco dias de testes também com carro da F4 – entre 9 e 13 de novembro. O anúncio da vencedora está programado para dezembro.

“Foi, mais uma vez, uma avaliação muito dura das pilotas, algumas que jamais haviam guiado um F4. Foi uma grande passo para elas. Vimos muita determinação e foco, e os resultados foram cheio de surpresas, todas progrediram muito e rápido”, disse Michèle Mouton, presidente da Comissão das Mulheres do Automobilismo.

“Gostaria de parabenizar todas as pilotas que alcançaram esta fase. Sei que elas vão levar muito conhecimento e dicas para ajudá-las em suas carreiras. Para nossas quatro selecionadas, esse é o passo final em direção a uma possível oportunidade que mudará para sempre a vida da escolhida”, concluiu a dirigente.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube