Candidato à presidência da FIA escolhe Tom Kristensen para liderar gestão esportiva

Lenda do esporte a motor com nove vitórias nas 24 Horas de Le Mans, o dinamarquês Tom Kristensen vai ser o vice-presidente esportivo da FIA caso o britânico Graham Stoker vença o pleito em dezembro de 2021

Verstappen assume liderança da F1 após vitória: assista aos melhores momentos do GP de Mônaco (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Em meio à corrida presidencial para decidir o nome que substituirá Jean Todt no cargo de mandatário máximo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a disputa começou a ganhar novos ares nesta terça-feira (25). Graham Stoker, advogado britânico que é um dos candidatos ao pleito, anunciou que o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans, o dinamarquês Tom Kristensen, será o vice-presidente esportivo da entidade caso sua chapa vença a eleição, marcada para dezembro deste ano.

Aposentado das pistas desde 2014, o maior campeão da tradicional prova de endurance do mundo, Tom Kristensen, já possui certa experiência em um quadro político na entidade. Desde 2016, o escandinavo é o presidente da Comissão de Pilotos da FIA.

Stoker, que desde 2004 desempenha atividades na entidade, é o atual vice-presidente esportivo da FIA, membro do Conselho Mundial do Esporte a Motor e um dos responsáveis pela modernização dos estatutos da FIA e do Código Desportivo Internacional. Com o anúncio de Kristensen na chapa, o britânico aproveitou para comentar sobre seu lema de campanha, “FIA para Todos”.

Tom Kristensen (ao centro) será vice-presidente da FIA em caso de vitória de Graham Stoker em dezembro (Foto: Reprodução)

“Eu quero a Fórmula 1 e seus membros ganhando influência global entre todos os aspectos do esporte e mobilidade, energias emergentes e tendências energéticas. Teremos como base o excelente trabalho do presidente Jean Todt nos últimos 12 anos e estamos orgulhosos de termos sido capazes de ajudar a apresentar novos programas e recursos inovadores para apoiar os membros e ter ajudado o presidente a desenvolver nossos clubes e transformar a FIA em uma organização internacional, forte, respeitada e influente”, disse Stoker.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Nosso lema central é uma ‘FIA para Todos’, que continuará a fortalecer nossa Federação — para nossos membros, nosso esporte e nossa sociedade”, concluiu.

Na corrida presidencial para o quadriênio 2022-2025, Stoker enfrenta, até o momento, mais um candidato: Mohammed ben Sulayem, nascido em Dubai, Emirados Árabes, de 59 anos, ex-piloto de rali e vice-presidente de Mobilidade e Esporte da FIA desde 2008.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.