Barrichello e Bortoleto estreiam na F-Regional Europeia na preliminar da Fórmula 1 em Ímola

Eduardo Barrichello vai correr pela primeira vez na Europa neste fim de semana em Ímola, enquanto Gabriel Bortoleto, que trocou de equipe nos últimos dias, vai disputar a Fórmula Regional Europeia by Alpine pela equipe de Fernando Alonso

Hamilton vence na estratégia e pega Verstappen: assista como foi o GP do Bahrein (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Vai ter pilotos brasileiros acelerando no fim de semana do GP da Emília-Romanha, em Ímola. Eduardo Barrichello e Gabriel Bortoleto estão entre os pilotos inscritos para a disputa da rodada de abertura da Fórmula Regional Europeia by Alpine, categoria que nasce da fusão entre a antiga Fórmula Regional Europeia com a Fórmula Renault Eurocup. Para os dois, o fim de semana é de novidade em Ímola: Dudu Barrichello vai correr de carro pela primeira vez na Europa, enquanto Bortoleto fará sua estreia na categoria depois de, nos últimos dias, trocar de equipe ao sair da DR Formula para a FA Racing, equipe de Fernando Alonso nas categorias de base.

Vice-campeão da USF2000 no ano passado, Dudu Barrichello cruza o Atlântico depois de um início de carreira bem-sucedido nos Estados Unidos e, com o apoio da Toyota, vai encarar o não menos competitivo automobilismo europeu. O grid da Fórmula Regional Europeia by Alpine vai ser composto por mais de 30 carros, o que costuma de praxe em muitas categorias de base no Velho Mundo.

ASSISTA
+ Giro BR #4 traz prévia dos jovens brasileiros que aceleram nas categorias de base neste fim de semana

DUDU BARRICHELLO; TESTES; FÓRMULA REGIONAL EUROPEIA;
Dudu Barrichello é um dos brasileiros no grid da Fórmula Regional Europeia by Alpine em 2021 (Foto: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Por quem Toto Wolff perdeu o respeito?

“Estou ansioso e muito animado, corremos pela primeira vez essa semana em Ímola, dividindo palco com a Fórmula 1. Estou vivendo um sonho de criança. Achei que nunca teria essa oportunidade. Devo muito aos meus patrocinadores por essa chance de estar aqui. Agradeço muito também ao meu pai, que sempre foi meu amigo, meu coach e me incentivou sempre para estar aqui”, destacou o piloto de 19 anos, ressaltando a importância de Rubens Barrichello como maior incentivador.

Nos últimos meses, a categoria realizou testes coletivos em Ímola, Barcelona e Paul Ricard. Depois dos ensaios, Dudu destacou suas primeiras impressões e falou como chega para a etapa de abertura.

“O automobilismo com carros de fórmula é muito diferente dos karts. Com poucas voltas você consegue acertar o melhor setup e tira o máximo do kart. Já no carro de fórmula é completamente diferente. Quanto mais experiência você tem com a pista e com o carro, mais desempenho você consegue tirar”, explicou o piloto da JD Motorsport.

“Este ano vai ser muito difícil. Não conhecia nenhuma pista, nunca tinha andado no carro, com a diferença do carro do ano passado para esse ano ser brutal para mim, 100 cv a mais que nos Estados Unidos. Não sabia e ainda não sei o que esperar da temporada. Os testes foram positivos, e a Trident, equipe da F3 e da F2, me acompanhou bastante ao longo dos treinos e disse que meu desempenho foi muito bom e que me adaptei rápido ao carro”, completou.

Quinto colocado no grid da F4 Italiana no ano passado, Bortoleto entra na nova categoria ainda bastante novo, com somente 16 anos. Gabriel destacou a chance de trabalhar em uma equipe comandada por um dos nomes de mais peso do esporte a motor.

GABRIEL BORTOLETO; FÓRMULA REGIONAL EUROPEIA;
Gabriel Bortoleto, de 16 anos, é um dos pilotos mais jovens do grid em 2021 (Foto: Divulgação)

“Estou muito animado para começar a minha segunda temporada de fórmula. No ano passado consegui aprender muito competindo em uma equipe grande, num campeonato extremamente competitivo. Pelos meus resultados e o baixo rendimento na pré-temporada, fui procurado pela FA Racing, que me convidou para fazer parte da equipe e tentarmos buscar os melhores resultados numa categoria acima do que disputei no ano passado. O carro é bem veloz, com mais downforce e que nos proporciona uma quantidade muito grande de acertos. É uma oportunidade maravilhosa e emocionante fazer parte de uma equipe comandada por Fernando Alonso”, disse.

“Correrei contra os jovens pilotos mais talentosos da minha geração, exatamente o lugar para eu provar meu talento. Acredito que teremos uma temporada de crescimento e, tudo encaixando bem, poderemos, num futuro próximo, estar na luta direta por pódios e até mesmo por vitórias”, complementou.

Os trabalhos de pista em Ímola começam na sexta-feira, 16 de abril, com dois treinos livres. No sábado, a programação prevê as classificações das duas provas e a largada da primeira corrida a partir de 11h28 (de Brasília). A segunda e derradeira corrida do fim de semana está marcada para 7h18 de domingo. As provas vão ser transmitidas ao vivo pelo Facebook e YouTube da Fórmula Regional Europeia by Alpine.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.