FIA anuncia criação de Comissão de Pilotos e nomeia Fittipaldi para posto de presidente

Emerson Fittipaldi trabalhará junto de outros consagrados campeões mundiais em suas respectivas modalidades, como Nigel Mansell e Sébastien Loeb. Duas mulheres participarão: María de Villota e Keiko Ihara

Na reunião do Conselho Mundial que aconteceu nesta sexta-feira (8), a FIA anunciou a criação de uma Comissão de Pilotos, que será presidida pelo brasileiro Emerson Fittipaldi. Sob o comando do bicampeão da F1, o objetivo dessa comissão será representar os direitos e interesses dos pilotos de todo o mundo.

Organizar esse grupo de trabalho é um dos passos para a entidade máxima do automobilismo passar a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, que reconhece provisoriamente a FIA desde meados de 2012.

Emerson Fittipaldi tem atuado bastante nos bastidores do automobilismo recentemente (Foto: Carsten Horst/Hyset)

Fittipaldi, que possui uma relação próxima com o presidente da FIA, Jean Todt, trabalhará em conjunto com nomes famosos do esporte a motor. A começar pela vice-presidência, que será ocupada por Sébastien Loeb, nove vezes campeão do Mundial de Rali.

O brasileiro não é o único campeão da F1 do grupo. Nigel Mansell é mais um dos nomes envolvidos e atuará na divisão dos monopostos, junto de Karun Chandhok e María de Villota. A espanhola não será a única mulher: a japonesa Keiko Ihara também foi nomeada, mas sua participação está sujeita à concordância da federação de seu país, bem como a do sueco Kenneth Hansen.

Confira a lista completa de membros da Comissão de Pilotos da FIA:

Presidente: Emerson Fittipaldi (BRA)
Vice-presidente: Sébastien Loeb (FRA)
Comissão de Monopostos: Nigel Mansell (ING), Karun Chandhok (IND) e María de Villota (ESP)
Comissão de Esportivos, Turismo e GT: Emanuele Pirro (ITA), Yvan Muller (FRA), Adrián Fernandez (MEX)
Comissão de Rali: Nasser Al-Attiyah (CAT), Marcus Grönholm (FIN) e Daniel Elena (MCO)
Outras categorias: Kenneth Hansen (SUE), Danilo Rossi (ITA) e Keiko Ihara (JAP)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube