FIA anuncia iniciativa para promover hidrogênio líquido como combustível

FIA não especificou como fará, nem deu detalhes sobre a tecnologia, mas considera hidrogênio líquido como alternativa de combustível nos próximos anos

O Conselho Mundial do Esporte a Motor se reuniu na última quarta-feira (29) e anunciou que promoverá soluções para o desenvolvimento de combustível a base de hidrogênio líquido. O órgão da Federação Internacional de Automobilismo [FIA] não declarou como isso se dará, mas que considera a opção liquida em detrimento ao gás comprimido.

O hidrogênio líquido permitiria que as unidades de potência pudessem ser similares aos propulsores a combustão, além de ser uma alternativa à energia elétrica como combustível mais amigável ao meio ambiente — e que tem somente na água uma fonte de energia renovável.

Porém, a FIA não deixou claro quais serão os próximos passos e como se dará o trabalho de desenvolvimento da tecnologia visando o automobilismo.

“Dadas as características do tanque [líquido], com menor volume e peso em comparação com os tanques de gás comprimido, a forma de armazenamento de líquido é mais adequada ao ambiente exigente das competições de automobilismo, onde a otimização é fundamental”, disse a FIA em comunicado.

Imagem que acompanhou comunicado da FIA: Nova fase de desenvolvimento do H² líquido (Foto: FIA)

“Isso permite que as unidades de potência possam permanecer parecidas com as convencionais a combustão em comparação aos veículos que acomodam tanques de gás comprimido”, completou a entidade na nota.

Desde 2019, a FIA possui um grupo de trabalho técnico para hidrogênio, sendo que o WMSC aprovou a adição de um artigo (253.19) no Código Esportivo Internacional para regulação de segurança para carros movidos à hidrogênio no automobilismo.

A partir de agora, as opções de hidrogênio em gás comprimido perdem relevância diante do hidrogênio líquido, como a própria FIA revelou em nota.

“Soluções utilizando gás comprimido serão consideradas interinas e desde que tenha o mínimo de segurança e requerimentos técnicos que são necessários”, finalizou o comunicado.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.