Prefeitura do RJ envia projeto e prevê construção de autódromo em Guaratiba

Eduardo Paes enviou projeto a Câmara dos Vereadores que prevê construção de novo autódromo do Rio de Janeiro no bairro de Guaratiba, na região da Zona Oeste. Alternativa já era a preferida do prefeito após recusar Deodoro

O esporte a motor no Rio de Janeiro voltou a virar pauta. O prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), enviou um projeto para a Câmara de Vereadores e publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (22) que prevê a construção de um autódromo parque no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. A informação foi publicada pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’.

O projeto estabelece que o trecho do Rio Piraquê, situado entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local de construção, além de outras intervenções para a criação do projeto, como a chegada de estações do BRT e incentivo a shows e atividades culturais no espaço nas lacunas do calendário de corridas.

Presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e da Frente Parlamentar, Carlo Caiado (PSD) é um dos principais defensores da pauta de construir um novo autódromo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Terreno do Autódromo de Deodoro, que segue inexistente (Foto: Reprodução)

“O automobilismo atrai turistas, gera emprego e movimenta toda uma cadeia produtiva. E essa é uma região que precisa de investimentos. Vamos debater com responsabilidade, mas entendendo a importância desse autódromo para o Rio”, declarou ao jornal carioca O Dia.

A alternativa de um autódromo no bairro de Guaratiba já era um desejo de Paes desde o colapso do projeto de construção de um circuito em Deodoro, onde atualmente existe a Floresta do Camboatá.

O projeto de Deodoro foi anunciado em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Antigo CEO do Liberty Media, Chase Carey chegou a escrever uma carta para o governador do estado, Cláudio Castro, para que atropelasse as licenças ambientais necessárias para o avanço da construção. A tentativa não funcionou, com a floresta se tornando Refúgio de Vida Silvestre e virando área de conservação, barrando tentativas de desmatamento.

O Rio de Janeiro não tem autódromo desde o fechamento de Jacarepaguá, em 2012. Apesar da pista ter recebido a Fórmula 1 na década de 1980, o famoso circuito acabou desativado para a construção de obras para os Jogos Olímpicos de 2016. Uma promessa de construir uma nova pista na cidade surgiu, mas não se concretizou até hoje.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.