Ventos de 150 km/h arrasam autódromo Nueve de Julio, na Argentina: “Destruição total”

Localizado a 270 km de Buenos Aires, circuito ainda contabiliza os danos sofridos após temporal desta terça-feira (19)

Um temporal de grandes proporções danificou as estruturas do autódromo Nueve de Julio – Guillermo Yoyo Maldonado, localizado na cidade de Nove de Julho, na Argentina. Impactadas por ventos superiores a 150 km/h, as instalações dos boxes foram totalmente destruídas, com diversas partes sendo arremessadas para o outro lado da reta principal.

A forte chuva teve início durante a tarde desta terça-feira (19) e se estendeu por horas, acompanhada das rajadas de vento e granizo, que causaram transtornos por toda a cidade, distante 270 km de Buenos Aires.

Além da parte dos boxes, o autódromo também teve danos no sistema de iluminação, com a queda de diversos postes. Alambrados e itens de segurança da pista também colapsaram.

O circuito é considerado um dos mais importantes da Argentina, em atividade desde 1970. Destacado pelas características da pista, já recebeu as principais competições do automobilismo local. Em 2023, abrigou etapas da TC2000 e Top Race V6.

Área dos boxes ficaram totalmente destruídas pelo fenômeno (Foto: Reprodução)

Construtor de carros de competição na cidade, Héctor Pérez testemunhou o ocorrido e falou com a versão em espanhol do GRANDE PRÊMIO. “A tormenta arrasou a cidade. Houve danos em vários comércios locais e especialmente no autódromo, onde a destruição é total. O vento acabou com os boxes, as estruturas e o alambrado de segurança. Por sorte, em que pese a magnitude do temporal, não há vítimas, só perda material”, declarou.

Agustín Venina, presidente do Automoto Club Nueve de Julio, entidade que gerencia e mantém o local, afirma que ainda não se sabe a extensão total dos danos causados pela chuva.

“Depois da limpeza, teremos de ver em que situação nos encontramos. As principais preocupações são com a instalação elétrica e os espaços comuns, algo imprescindível para a realização das corridas. Vamos trabalhar para recuperar o circuito, mas ainda não sabemos o que vai acontecer depois desse fenômeno”, falou o dirigente ao Carburando.

Pouco mais de três anos atrás, em fevereiro de 2021, o autódromo de Termas de Río Hondo foi atingido por um grande incêndio, com danos imensos. Na ocasião, o fogo teve início durante a soldagem de estrutura no terraço. O vento espalhou as fagulhas e as chamas consumiram boa parte da área de controle e dos boxes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.