Por restrições do coronavírus, GP de Macau de 2020 acontece com carros de F4

A pandemia dificulta a entrada de viajantes em território chinês. Dessa forma, o GP de Macau de 2020 acontece com carros de F4, e não de F3. A explicação é que a China tem campeonato próprio de F4 e não depende de estrangeiros

O GP de Macau, tradicionalmente realizado com carros e pilotos de Fórmula 3, vai passar por mudanças na edição de 2020. Dadas as restrições para entrada de estrangeiros em território chinês durante a pandemia do coronavírus, a organização do GP de Macau desistiu de seguir o modelo de anos anteriores e optou por realizar corrida baseada na F4.

A mudança tem explicação simples: a China tem seu próprio campeonato de F4, o que acaba com a dependência da entrada de estrangeiros em Macau para realizar a corrida. Caso o regulamento seguisse para carros de F3, um endurecimento nas restrições de viagem poderia levar ao cancelamento. Afinal, a maioria dos pilotos no campeonato promovido pela FIA são europeus.

O GP de Macau de 2020 foi afetado pela pandemia do coronavírus (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A determinação atual do governo local é de quarentena de 14 dias para viajantes vindos do exterior. A cautela faz sentido: Macau faz bom trabalho no combate ao coronavírus e não conta com casos ativos de infecção. As 46 pessoas que testaram positivo conseguiram se recuperar, sem registro de mortes.

Como a temporada da F3 se encerra já neste domingo, 13 de setembro, há tempo de sobra para realizar o isolamento obrigatório antes do GP de Macau, marcado para 22 de novembro. A decisão da organização de realizar corrida privilegiando equipes e pilotos locais, entretanto, minimiza o risco de cancelamentos de última hora.

O GP de Macau acontece anualmente desde 1954, mas com carros de fórmula desde 1961 e especificamente de Fórmula 3 desde 1983. A expectativa é de que, salvo novas reviravoltas no combate ao coronavírus, o regulamento de Fórmula 4 valha apenas para 2020.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.