Por restrições do coronavírus, GP de Macau de 2020 acontece com carros de F4

A pandemia dificulta a entrada de viajantes em território chinês. Dessa forma, o GP de Macau de 2020 acontece com carros de F4, e não de F3. A explicação é que a China tem campeonato próprio de F4 e não depende de estrangeiros

O GP de Macau, tradicionalmente realizado com carros e pilotos de Fórmula 3, vai passar por mudanças na edição de 2020. Dadas as restrições para entrada de estrangeiros em território chinês durante a pandemia do coronavírus, a organização do GP de Macau desistiu de seguir o modelo de anos anteriores e optou por realizar corrida baseada na F4.

A mudança tem explicação simples: a China tem seu próprio campeonato de F4, o que acaba com a dependência da entrada de estrangeiros em Macau para realizar a corrida. Caso o regulamento seguisse para carros de F3, um endurecimento nas restrições de viagem poderia levar ao cancelamento. Afinal, a maioria dos pilotos no campeonato promovido pela FIA são europeus.

O GP de Macau de 2020 foi afetado pela pandemia do coronavírus (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A determinação atual do governo local é de quarentena de 14 dias para viajantes vindos do exterior. A cautela faz sentido: Macau faz bom trabalho no combate ao coronavírus e não conta com casos ativos de infecção. As 46 pessoas que testaram positivo conseguiram se recuperar, sem registro de mortes.

Como a temporada da F3 se encerra já neste domingo, 13 de setembro, há tempo de sobra para realizar o isolamento obrigatório antes do GP de Macau, marcado para 22 de novembro. A decisão da organização de realizar corrida privilegiando equipes e pilotos locais, entretanto, minimiza o risco de cancelamentos de última hora.

O GP de Macau acontece anualmente desde 1954, mas com carros de fórmula desde 1961 e especificamente de Fórmula 3 desde 1983. A expectativa é de que, salvo novas reviravoltas no combate ao coronavírus, o regulamento de Fórmula 4 valha apenas para 2020.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube