Rafael Câmara é selecionado para Academia de Pilotos da Ferrari e estreia na F4 em 2022

O brasileiro Rafael Câmara, que na semana passada disputou o Mundial de Kart, foi aprovado em processo seletivo e vai fazer parte da Academia de Pilotos da Ferrari. Outro selecionado foi o britânico Oliver Bearman

VERSTAPPEN ENGOLE MERCEDES NA LARGADA E VENCE GP DA CIDADE DO MÉXICO DE F1 | Briefing

O Brasil vai voltar a ter um piloto como membro da Academia da Ferrari. Rafael Chaves Câmara foi anunciado, na manhã desta segunda-feira (8), como o mais novo integrante do programa de desenvolvimento de jovens talentos da escuderia de Maranello. O piloto vai disputar a F4 — muito provavelmente a Italiana — como integrante da Academia da Ferrari, por equipe a ser anunciada posteriormente.

O pernambucano de 16 anos, que liderou as primeiras voltas da final do Mundial de Kart em Campillos, na Espanha, no último fim de semana, vem de uma temporada de êxito na modalidade, com direito a três títulos internacionais — WSK Champions Cup, WSK Super Master Cup e o Champions of the Future — e do vice-campeonato europeu.

RAFAEL CÂMARA; FÓRMULA 4; FERRARI DRIVER ACADEMY;
Rafael Câmara foi selecionado para a Academia da Ferrari (Foto: Ferrari Driver Academy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Câmara foi indicado pela Escudería Telmex para ser o representante da América Latina na fase final da seletiva da Academia da Ferrari, a Ferrari Driver Academy Scouting World Finals, que foi realizada entre 11 e 15 de outubro, em Maranello. Ao todo, mais de 150 pilotos foram monitorados pela Ferrari antes da decisão final, anunciada nesta manhã.

A avaliação compreendeu testes físicos, psicológicos, cognitivos, trabalhos no simulador e ação na pista a bordo de um carro de Fórmula 4.

Além de Câmara, outro selecionado foi o britânico Oliver Bearman, que nesta temporada conquistou os títulos da F4 Alemã e também da divisão italiana do campeonato. Também com 16 anos, o jovem piloto é somente o segundo britânico a fazer parte da Academia da Ferrari. O primeiro foi Callum Ilott, que vai disputar a temporada 2022 da Indy pela Juncos.

Câmara, por sua vez, é o terceiro brasileiro a fazer parte da Academia da Ferrari. Antes do recifense, fizeram parte do projeto Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof.

Outro piloto que chamou a atenção da Ferrari foi o finlandês Tuukka Taponen, novo campeão mundial de kart na classe OK. O piloto de 15 anos, no entanto, decidiu seguir no kartismo e adiou em mais um ano a transição para os carros de fórmula, de modo que, neste período de um ano, Taponen será acompanhado de perto pela Academia da Ferrari, que tem como meta ampliar a avaliação do piloto para uma eventual efetivação.

Câmara comemorou a chance de fazer parte de um programa tão cobiçado. “Estou muito feliz por ter sido escolhido pela Academia de Pilotos da Ferrari. É uma oportunidade única para mim e farei o meu melhor para retribuir a confiança em mim demonstrada”.

“É um sonho fazer parte desta grande família Ferrari e só tenho de agradecer a todos os que sempre me apoiaram, principalmente os meus pais, que estão sempre ao meu lado”, concluiu.

A confusão da largada no GP do México (Vídeo: Band)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.