Fernando Alonso viveu dois extremos na temporada 2019. Bicampeão da Fórmula 1, o asturiano voltou a Indianápolis para seguir na busca pelo sonho da Tríplice Coroa, mas viveu um verdadeiro vexame, eliminado ainda no ‘Bump Day’. Menos de um mês, porém, o espanhol voltou a sentir o gosto do olimpo do esporte a motor com a conquista do título do Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, Alonso contou com a sorte para vencer as 24 Horas de Le Mans pela segunda vez na carreira e, de quebra, faturou o primeiro título no WEC a bordo do Toyota #8. Foi o primeiro Mundial de Fernando desde o bicampeonato da Fórmula 1. Nakajima, por sua vez, também fez história ao se tornar o primeiro japonês a vencer uma categoria de elite do automobilismo mundial.
Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima (Foto: Michelin)
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O trio de Alonso chegou à lendária prova francesa precisando da vitória, mas a conquista veio lá com toques de dramaticidade. Faltando menos de duas horas para o fim da corrida, a vitória vinha encaminhada para o carro #7 da Toyota, mas dois furos de pneus e uma falha no câmbio acabou por eliminar a vantagem de mais de 2 minutos sustentada por José Maria ‘Pechito’ López.
Nakajima, então, tratou de passar o colega de time para garantir a vitória em Le Mans pela segunda vez e, assim, conquistar o título do WEC com 198 pontos, 41 a mais do que o trio formado por López, Kamui Kobayashi e Mike Conway.
Fernando, porém, não foi o único a comemorar um ano glorioso no endurance. Agora tricampeão da Stock Car, Daniel Serra conquistou sua segunda vitória em Le Mans, desta vez correndo pela Ferrari, na LMGTE-PRO. André Negrão venceu na LMP2, enquanto Felipe Fraga, na estreia, venceu na LMGTE-AM, mas acabou desclassificado horas depois da corrida.
Na disputa pelo título da temporada 2018/19, Kevin Estre e Michael Christensen levaram a melhor no Mundial de GT, enquanto Egidio Perfetti, Jörg Bergmeister e Patrick Lindsey dividiram a conquista na GTE-AM.
Ott Tänak comemora a vitória no Rali de Portugal (Foto: Toyota Gazoo Racing)
E não foi só no Mundial de Endurance que a Toyota se deu bem. A marca fundada por Kiichiro Toyoda também levou a melhor no Mundial de Rali, com Ott Tänak, que encerrou anos de domínio de Sébastien Ogier. O estoniano conquistou o primeiro título da carreira no WRC ao terminar o Rali da Espanha na segunda colocação.
Ao lado do copiloto Martin Järveoja, Tänak conquistou um total de seis vitórias ― nos ralis da Suécia, Chile, Portugal, Finlândia, Alemanha e Grã-Bretanha ― e nove pódios ― Monte Carlo, México e Espanha ― na temporada, chegando aos 263 pontos, 36 à frente de Thierry Neuville, da Hyundai. De volta à Citroën, Ogier, seis vezes campeão do WRC, ficou com o terceiro posto na tabela.
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