Barnard vence encerramento da F4 Alemã em Nürburgring. Câmara é campeão entre novatos

Taylor Barnard venceu última corrida da temporada 2022 da F4 Alemã, um dia depois de Andrea Kimi Antonelli garantir o título. Rafael Câmara vai ao pódio e assegura liderança entre novatos

A última corrida da temporada 2022 da F4 Alemã foi disputada neste domingo (16), em Nürburgring, e terminou com vitória do vice-campeão Taylor Barnard, da PHM. O brasileiro Rafael Câmara, no entanto, acabou sendo o destaque do dia ao ganhar sete posições na corrida, ir ao pódio e terminar com o título de novatos — mesmo após perder seis corridas no ano. Campeão antecipado desde sábado, Andrea Kimi Antonelli fez uma despedida sem destaque e terminou em sexto.

A prova também marcou a conquista do título por parte da Prema, que dominou completamente a temporada. Das 18 corridas disputadas em 2022, a escuderia italiana venceu 12 — as outras seis foram da PHM, cinco de Barnard e uma de Nikita Bedrin. O time de Câmara finalizou o campeonato com 594 pontos, 63 a mais do que a equipe alemã.

Décimo colocado no grid de largada devido à posição final da corrida 2 de sábado, Câmara logo partiu em busca de escalar o pelotão para tentar garantir o primeiro lugar entre os pilotos novatos. O brasileiro ganhou quatro posições logo na primeira volta e entrou no top-5 no segundo giro, ao ultrapassar Rasmus Joutsimies — justamente seu único competidor pelo título entre os estreantes da temporada.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Rafael Câmara saiu de décimo para chegar em terceiro e garantir título de novatos da F4 Alemã (Foto: Prema)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A partir daí, o piloto da Prema passou a buscar o top-3 e conseguiu assumir a terceira colocação na 13ª volta, garantindo seu nono pódio em 12 corridas disputadas na F4 Alemã em 2022. Além de Barnard, Ugochukwu e Câmara, completaram o top-10: James Wharton, Nikita Bedrin, Antonelli, Valentin Kluss, Joutsimies, Michael Sauter e Nandhavud Bhirombhakdi.

Antonelli terminou a temporada com 313 pontos conquistados, à frente de Barnard [274] e Câmara [193]. O brasileiro perdeu a segunda colocação após ficar de fora das etapas de Nürburgring 1 e Lausitzring devido à Covid-19, mas conseguiu se recuperar a tempo de garantir o primeiro lugar entre os novatos — apenas quatro pontos à frente de Joutsimies.

“Foi mais um fim de semana de bastante aprendizado e desenvolvimento com a equipe Prema e os profissionais da Ferrari Driver Academy, a quem devo agradecer por todo suporte ao longo do ano. No sábado, a condição da pista estava difícil. No domingo, o carro funcionou perfeitamente para me proporcionar as ultrapassagens que renderam mais um pódio”, explicou.

“Fico contente em ter terminado em terceiro no geral e como melhor estreante do campeonato, mesmo sem fazer todas as corridas da temporada. Mas fiquei especialmente feliz em contribuir com o título de equipes da Prema. Parabéns ao Antonelli pelo título de pilotos. Semana que vem teremos mais ação em Mugello e espero terminar a temporada forte na Itália, neste ano que tem sido muito produtivo”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.