Antonelli vence duas corridas em Nürburgring e leva título antecipado da F4 Alemã

Andrea Kimi Antonelli fez valer favoritismo na F4 Alemã e confirmou título com uma corrida de antecedência em Nürburgring. Rafael Câmara vai ao pódio na primeira prova, mas roda na segunda

A F4 Alemã disputa seu encerramento de temporada neste fim de semana, em Nürburgring, e o piloto italiano Andrea Kimi Antonelli, prodígio das categorias de base da Mercedes, garantiu a conquista do título com uma corrida de antecedência. O competidor da Prema venceu as duas disputas deste sábado (15) e estendeu sua dominância no campeonato, confirmando a conquista da taça na véspera da prova que fecha a temporada.

Na corrida 1, Antonelli saiu do segundo lugar para travar disputa ferrenha com o pole Rafael Câmara, que impediu diversas investidas do italiano e segurou a batalha por algumas voltas. No fim, Kimi cruzou a linha de chegada com uma diferença de 0s8 em relação ao brasileiro. O pódio da prova foi totalmente formado por pilotos da Prema: Andrea em primeiro, Rafa em segundo e James Wharton em terceiro.

O grid da F4 Alemã ficou bastante esvaziado na reta final da temporada, de modo que apenas 11 pilotos disputaram a etapa final de Nürburgring. Além de Antonelli, Câmara e Wharton, outros seis completaram a prova: Taylor Barnard, Ugo Ugochukwu, Michael Sauter, Nandhavud Bhirombhakdi, Valentin Kluss e Nikita Bedrin. Jonas Ried e Rasmus Joutsimies abandonaram com seis de 13 voltas completadas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Câmara ainda tem a possibilidade de brigar pelo primeiro lugar de novatos no domingo de Nürburgring (Foto: F4 Alemã)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na segunda corrida do dia, Câmara novamente não conseguiu segurar a liderança após largar na pole e viu Antonelli tomar a primeira posição para confirmar o título. O brasileiro tracionou mal, rodou logo na primeira curva e danificou o carro, precisando ir aos boxes para trocar a asa dianteira. Taylor Barnard foi o único piloto fora da Prema a subir ao pódio de Nürburgring e levou a PHM ao segundo lugar, enquanto Ugo Ugochukwu fechou o top-3.

Rasmus Joutsimies, James Wharton, Valentin Kluss, Jonas Ried, Nandhavud Bhirombhakdi, Nikita Bedrin e Rafael Câmara completam a lista dos que cruzaram a linha de chegada, enquanto Michael Sauter abandonou na nona volta.

Antonelli chegou aos 303 pontos com as duas vitórias e não pode mais ser alcançado pelo vice Taylor Barnard — que também não perde mais a segunda colocação. Rafael Câmara, por sua vez, se ausentou das etapas de Nürburgring 1 e Lausitzring — totalizando seis corridas — por ter sido contaminado com a Covid-19 e acabou se afastando da briga pelo título.

O brasileiro fez um início arrasador, com sete pódios em nove corridas, mas ficou fora das seis provas seguintes. De volta para encerrar a temporada com as três disputas restantes, Câmara somou mais um pódio na corrida 1 e terminou em décimo na corrida 2 — ocupa a terceira colocação na tabela, com 175 pontos, 12 tentos acima de Nikita Bedrin.

A terceira corrida do fim de semana de Nürburgring na F4 Alemã acontece neste domingo (16), e Câmara ocupa a segunda colocação no Campeonato de Novatos, apenas nove pontos atrás de Rasmus Joutsimies.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.