Citroën muda tudo após fraco desempenho e terá Ostberg e Meeke como titulares em 2014

A montadora, que ainda sofre com a perda de Sébastien Loeb, decidiu reformular a dupla de pilotos e contratar Mads Ostberg e Kris Meeke, apostando no desenvolvimento do duo como campeões mundiais

A Citroën decidiu por uma reformulação completa para a temporada 2014 do WRC. Depois de dominar a competição com Sébastien Loeb por muitos anos, a montadora francesa não ficou nada satisfeita com o desempenho do último campeonato, quando venceu apenas o Rali da Alemanha com um piloto titular. Por causa disso, o time decidiu dispensar Dani Sordo e Mikko Hirvonen para trazer Mads Ostberg e Kris Meeke.

O norueguês de 26 anos ganhou destaque nas últimas temporadas defendendo as cores da equipe privada da Ford, a M-Sport. Apesar disso, o nórdico jamais escondeu que o objetivo era conseguir o apoio de uma fábrica, o que conseguiu agora da Citröen.

“Nós trabalhamos duro para conseguir uma vaga de piloto oficial”, disse Ostberg. “Depois de tantos anos assistindo à Citroën vencer, é um sonho que se torna realidade fazer parte dessa equipe. E, mesmo que eu ainda não conheça o time ou o carro, reconheço o valor desses rapazes e do DS3 WRC”, declarou.

Mads Ostberg agora é piloto da Citroën (Foto: Qatar M-Sport)

Mesmo só tendo conquistado um rali até hoje, o norueguês disse que o objetivo é lutar pelas vitórias. “É claro que estou vindo para essa equipe para conquistar alguns bons resultados e tentar vencer alguns ralis. Eu sempre mostrei que posso ser rápido. Eu sei que o nível do WRC é excepcionalmente alto, mas eu quero ser competitivo”, completou.

Enquanto Ostberg já tem uma história mais longa no WRC, quem também se junta à montadora francesa é o inglês Kris Meeke. Tendo disputado apenas dez etapas do certame até hoje, o britânico afirmou que está tendo uma grande chance para se desenvolver como piloto de ralis.

“É uma incrível oportunidade. Eu sempre fui muito próximo da Citroën nos últimos anos. Tenho muita sorte de poder trabalhar com essa equipe, que tem tanta experiência e títulos. Eu só competi em dez ralis no WRC. Acho que tenho algum potencial, mas ainda preciso acumular experiência”, avaliou.

Chefe da montadora francesa, Yves Matton reconheceu que está apostando em dois pilotos que ainda não mostraram todo o potencial no Mundial, mas se disse confiante em desenvolvê-los em futuros campeões.

“Nosso plantel para a temporada 2014 está de acordo com nossas ambições. Kris Meeke e Mads Ostberg seguiram carreiras diferentes, mas ambos estão no caminho de ser tornarem pilotos top de rali. Depois de uma fase inicial de aprendizado, nosso objetivo é ajudá-los a melhorar e se tornar reais concorrentes pela vitória”, encerrou.

Assim como já havia acontecido em 2013, Khalid Al Qassimi vai assumir o terceiro carro da Citroën nas etapas da Suécia, Portugal, Itália e Espanha, além de competições realizadas no Oriente Médio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.