Dakar anuncia fim da classe dos quadriciclos em 2025 e reforça foco nas motos

Com falta de interesse das montadoras, Dakar anunciou o encerramento da classe dos quadriciclos para a edição de 2025. Plano do rali é de reforçar foco na segurança das motocicletas

O Dakar anunciou oficialmente, nesta quinta-feira (4), o fim das competições de quadriciclo no rali a partir de 2025. Em nota, o principal rali off-road do mundo comunicou que vai focar mais na classe das motocicletas, trabalhando para ajustes e encontrar a maior segurança dos pilotos. Em 2024, o piloto espanhol Carles Falcón acabou morrendo depois de um acidente ainda na segunda especial.

Os quadriciclos viraram uma classe oficial no Dakar em 2009, na primeira vez em que o rali foi sediado na América do Sul. O continente, inclusive, era crucial para a competição com a maioria dos pilotos, chegando a ter 49 inscritos na edição de 2018. Porém, o número foi diminuindo ao longo dos últimos anos, especialmente com a transferência de sede para a Arábia Saudita.

“No Dakar, decidimos interromper a categoria de quadriciclos para 2025 para focarmos mais nas motocicletas. Temos muitas demandas dos competidores e queremos focar. Temos poucos quadriciclos agora, não há montadora para apoiar todos os competidores, e é por isso que vamos parar no momento”, explicou David Casterá, diretor da ASO, ao site Cross-Country Rally News.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Manuel Andujar foi o último campeão do Dakar nos quadriciclos (Foto: ASO)

Na edição 2024, vencida pelo argentino Manuel Andujar, apenas 10 quadriciclos foram inscritos, em um misto de falta de interesse das montadoras e novos critérios para a inscrição, que incluem participação nos últimos cinco anos de Dakar e em três corridas das últimas duas temporadas do Campeonato Mundial de Rali-Raid.

Com o fim da classe dos quadriciclos, os maiores campeões são o argentino Marcos Patronelli, com títulos levantados em 2010, 2013 e 2016, além do chileno Ignacio Casale, vencedor em 2014, 2018 e 2020. Josef Macháček, Alejandro Patronelli, Rafal Sonik, Sergey Karyakin, Nicolás Cavigliasso e Alexandre Giroud foram os outros vencedores ao longo dos 15 anos de competições.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.