Evans aproveita erro de Ogier e fecha sexta-feira como novo líder do Rali de Monte Carlo

Sébastien Ogier venceu a última especial do dia, mas escapou na sexta etapa e possibilitou a Elfyn Evans, também da Toyota, triunfar na sexta etapa e abrir vantagem para terminar o segundo dia de prova no Principado como novo líder

No esporte a motor, como na vida como um todo, tudo pode mudar rápido demais. Sébastien Ogier começou a sexta-feira (22) do Rali de Monte Carlo como quinto lugar no geral, depois de duas especiais, tendo 16s9 de atraso para o então líder, Ott Tänak, da Hyundai. Nas três primeiras especiais do dia, pela manhã, o heptacampeão mundial levou seu Toyota Yaris WRC #1 à vitória, deixou todos para trás e assumiu a ponta com 11s3 para seu companheiro de equipe, Elfyn Evans. Com o galês sempre perto, Ogier cometeu um erro na sexta especial, com muita chuva, foi apenas o 12º e viu o colega de Toyota triunfar. E mesmo tendo levado a sétima etapa, o francês fechou a sexta-feira em segundo, 7s4 atrás de Evans.

Na sétima especial, Ogier e seu navegador, Julien Ingrassia, enfiaram 16s para Evans e o copiloto Scott Martins, o que amenizou a tarde ruim da tripulação francesa depois de uma manhã invencível.

Em entrevista ao site oficial do WRC, Ogier revelou que o erro cometido na sexta especial o impulsionou a acelerar tudo na sétima etapa, onde escolheu uma combinação incomum de pneus: três de um composto específico para chuva e um com cravos, que é o mais indicado para superfícies de neve e gelo.

ELFYN EVANS; RALI DE MONTE CARLO; WRC; WRC 2021;
Elfyn Evans superou Sébastien Ogier e é o novo líder do Rali de Monte Carlo (Foto: Toyota)

“Estou aqui para vencer este rali, então vou vencê-lo. Acelerei tudo na última especial porque estava puto. As condições eram muito difíceis, com muita chuva, e tivemos de calçar um pneu com cravos no carro”, explicou.

Evans, por sua vez, teve de lidar com um problema na roda na sétima especial, o que mostra a perda de tempo para Ogier. O galês ressaltou as condições bastante críticas da superfície do Rali de Monte Carlo até o momento.

“Quando as condições se tornam mais extremas, mais escorregadias, luto com essa sensação e não consigo a confiança de que preciso para atacar. Seb teve um dia fantástico. Ele correu muitos riscos e talvez eu não tenha feito o bastante. Sabemos que há uma pequena vantagem em abrir a trilha, mas, para ser justo com ele, não foram 16s”, salientou.

SÉBASTIEN OGIER; RALI DE MONTE CARLO; SEXTA-FEIRA;
Sébastien Ogier caiu para segundo no Rali de Monte Carlo (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na Garagem: Jutta Kleinschmidt é primeira mulher a vencer Dakar

Ott Tänak completou a sexta-feira em terceiro lugar, 25s3 atrás de Evans. O piloto da Hyundai foi seguido por outro competidor a bordo de um Toyota Yaris WRC, Kalle Rovanperä, distante 53s1 do líder. Thierry Neuville e Dani Sordo, da Hyundai, fecharam em quinto e sexto, respectivamente. O belga tem 59s1 de atraso para Evans, enquanto o experiente piloto espanhol está bem mais atrás, 1min49s6.

O Rali de Monte Carlo vai ter apenas três especiais sendo disputadas neste sábado. A prova que abre a temporada 2021 do Mundial de Rali vai contar com mais quatro etapas, incluindo o Power Stage, no domingo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube