Em dia equilibrado, Ogier amplia liderança no Rali de Monte Carlo. Tänak abandona

O curto sábado do Rali de Monte Carlo teve apenas três especiais e três vencedores distintos. Sébastien Ogier e Elfyn Evans levaram a Toyota ao topo, enquanto Thierry Neuville deu a primeira vitória do dia à Hyundai, que amargou a baixa de Ott Tänak. Na luta pela vitória, o heptacampeão continua na ponta

Sébastien Ogier manteve a liderança do Rali de Monte Carlo, etapa de abertura da temporada 2021 do WRC, depois de um sábado (23) de apenas três especiais no Principado. O dia foi equilibrado, com três vencedores distintos: Ogier triunfou na nona etapa, enquanto Thierry Neuville, da Hyundai, venceu na décima. Elfyn Evans, companheiro de Sébastien na Toyota, faturou a 11ª e derradeira especial do dia, mas não foi o bastante para tirar do francês a ponta da prova. Ogier está a quatro etapas de faturar a mais tradicional prova do calendário pela oitava vez, um recorde na história do Rali de Monte Carlo.

Na primeira especial do dia, Ogier foi arrasador e impôs 17s8 de vantagem para Evans, enquanto Dani Sordo, da Hyundai, foi o terceiro colocado, mas 19s2 atrás do heptacampeão do mundo, que tem como navegador o compatriota Julien Ingrassia.

SÉBASTIEN OGIER; WRC; TOYOTA; RALI DE MONTE CARLO; SÁBADO;
Sébastien Ogier mantém a liderança e está perto de vencer em Monte Carlo pela oitava vez (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na Garagem: Jutta Kleinschmidt é primeira mulher a vencer Dakar

Foi na primeira especial do dia que começou o calvário de Ott Tänak. O estoniano, que também compete pela Hyundai, sofreu um furo de pneu. Na especial seguinte, vencida por Neuville, Tänak teve de lidar com outro furo, no traseiro direito. O piloto e seu navegador, Martin Jarveoja, seguiram a bordo do i20 Coupé WRC, que se arrastava tendo apenas três pneus inteiros. Pelo regulamento, a tripulação, além da punição, não terá como seguir na disputa neste domingo, abandonando assim a prova.

Neuville triunfou com 12s de vantagem para o segundo colocado, o surpreendente francês Pierre-Louis Loubet, que corre também com Hyundai. A marca sul-coreana fechou o top-3 da décima especial com Dani Sordo em terceiro. Mas, na luta pela vitória, Ogier foi 3s9 mais rápido que Elfyn Evans e manteve a liderança.

Já na 11ª especial, Evans venceu com o Toyota Yaris WRC #33, mas com somente 1s3 de frente para Ogier, enquanto Kalle Rovanperä fechou a trinca da marca japonesa.

Assim, na classificação geral, a Toyota tem as três primeiras posições, com Ogier liderando com 13s de frente para Evans, enquanto Rovanperä está 56s8 atrás do heptacampeão. A Hyundai completa o top-3 com Neuville em quarto, mas distante 1min03s8 do líder, e Dani Sordo ainda mais atrás, 2min11s3.

“As condições na etapa de abertura nesta manhã foram muito difíceis. Em algumas curvas, parecia que não tínhamos nenhuma crava nos pneus. As condições na segunda especial mudaram muito depois que nossa equipe de segurança passou, então tive de confiar no que vi”, explicou Ogier em entrevista ao site oficial do WRC.

O Rali de Monte Carlo termina neste domingo com a disputa das quatro especiais derradeiras, entre elas o Power Stage, que distribui pontos extras na classificação do Mundial.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.