Evans aproveita problemas com rivais, vence Rali da Turquia e lidera WRC 2020

Elfyn Evans parecia carta fora do baralho, mas um último dia insano na Turquia deu a vitória para o piloto da Toyota, que agora lidera o Mundial de Rali

O Rali da Turquia teve um domingo (20) lotado de surpresas. Os três principais favoritos ao triunfo na etapa sofreram furos nos pneus na principal especial do dia e, assim, Elfyn Evans fez valer a cautela para vencer e, mais do que isso, assumir a dianteira da temporada 2020 do Mundial de Rali.

Evans vinha em quarto antes dos quatro estágios derradeiros, mas a sequência de problemas com Thierry Neuville, Sébastien Ogier e Sébastien Loeb fez a porta se abrir para o galês da Toyota, que fechou com 35s2 de vantagem para Neuville, ainda salvando um segundo lugar.

Loeb, em uma de suas melhores performances nos últimos anos, completou na terceira colocação, colocando duas Hyundai no pódio. Com a confusão envolvendo os ponteiros, Kalle Rovanperä botou a Toyota em quarto, somando ótimos pontos para a disputa do título.

Elfyn Evans lidera a temporada 2020 do Mundial de Rali (Foto: Toyota)

Gus Greensmith e Esapekka Lappi foram os melhores nomes da Ford na etapa turca, aparecendo logo atrás de Kalle. Kajetan Kajetanowicz, em excelente desempenho, foi sétimo de Skoda, mesma marca do oitavo colocado, o sueco Pontus Tidemand. O francês Adrien Fourmaux e o boliviano Marco Bulacia Wilkinson fecharam o top-10 na Turquia.

Sébastien Ogier acabou abandonando depois dos problemas, como já tinha acontecido com Ott Tänak, ainda no sábado. Assim, com os dois grandes nomes da categoria em apuros, Evans tomou a dianteira do campeonato com 97 pontos, 18 a mais que Ogier e 27 na frente de Tänak e de Rovanperä. Neuville é quinto com 65. Itália e Bélgica complementam a curta temporada 2020 do WRC.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube