Zanol fecha dia em terceiro e sobe para quarto no Rali do Marrocos. Spinelli/Haddad mantém colocação

Felipe Zanol teve seu melhor resultado no Rali do Marrocos até o momento. O mineiro, em sua primeira competição com a Honda CRF 450 Rally, terminou a quinta-feira (18) em terceiro e subiu para quarto na classificação geral. Nos carros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fecharam o dia na quarta colocação e seguem em terceiro no geral

A disputa da quarta etapa do tradicional Rali do Marrocos foi bastante favorável aos competidores brasileiros, que tiveram de encarar, nesta quinta-feira (18), 250 km de trecho cronometrado em Zagora. Único representante nacional nas motos, Felipe Zanol teve seu melhor dia no Marrocos e fechou a especial no terceiro lugar com a Honda CRF 450 Rally. Nos carros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fecharam o dia em quarto com o Mitsubishi ASX.

O quarto dia de competições no Rali do Marrocos começou com uma baixa significativa nas motos. Hélder Rodrigues, principal piloto da Honda, que liderava a competição, enfrentou problemas mecânicos logo no primeiro checkpoint e abandonou a etapa. Diferente do Dakar e assim como acontece no Rali dos Sertões, o piloto pode retornar à prova no dia seguinte, mas, como será punido por não conseguir completar o dia anterior, o experiente luso está praticamente sem chance de vitória.

Zanol subiu para quarto na classificação geral do Rali do Marrocos (Foto: AP Photosport/ Team HRC)

É o segundo favorito a ficar de fora da briga pela vitória no Marrocos. Na última quarta-feira, Marc Coma, tricampeão do Dakar, campeão do Rali dos Sertões e um dos candidatos ao título na África sofreu uma queda e lesionou o ombro. O experiente catalão, de 36 anos, foi removido para Barcelona e fez exames no Instituto Dexeus. Até o momento, no entanto, não se sabe a extensão das lesões sofridas.

O melhor do dia foi o polonês Jakub ‘Kuba’ Przygonski, que marcou 3h28min44s com sua KTM 450. O tempo de Kuba foi 2min27s mais rápido que Cyril Després, que com as saídas de Coma e Rodrigues se tornou o grande favorito ao título. Zanol fechou em terceiro, 4min19s atrás do piloto polonês.

Na classificação geral das motos, Després lidera com tranquilidade. O polêmico francês tem tempo total de 13h11min54s, 17min59s à frente de Joan Barreda, que defende a Husqvarna. Frans Verhoeven, experiente piloto holandês, que guia pela Yamaha, é o terceiro, pouco mais de meia hora atrás de Després. Zanol, por sua vez, está bem perto do top-3, exatos 1min30s atrás de Verhoeven.

Zanol ficou muito satisfeito com seu resultado e, mais que isso, com a performance da nova moto da Honda, concebida especialmente para a disputa do Dakar 2013. “Estou muito satisfeito por estar evoluindo na prova e pela adaptação com a nova motocicleta Honda CRF 450 Rally. Meu principal objetivo no Marrocos é a preparação para o Dakar, mas sou um piloto competitivo e não irei desperdiçar a oportunidade de conseguir um bom resultado”, comemorou.

A disputa dos carros segue bastante acirrada no Marrocos. Comprovando o bom dia dos pilotos poloneses, Krzysztof Holowczyc e seu navegador, Filipe Palmeiro, levaram o Mini All4Racing, da equipe X-raid, à ponta da quarta especial da prova. Com o tempo de 3h13min06s, o duo luso-polonês foi 10min30s mais rápido que os franceses Éric Vigouroux e Alexandre Winocoq, que surpreendem com o protótipo da Chevrolet.

Os russos Leonid Novitskiy e Oleg Tyupenkin, que também correm pela X-raid, fecharam em terceiro, seguidos de perto por Spinelli e Haddad. Os brasileiros, que terminaram o primeiro dia na frente, fecharam a especial, com o Mitsubishi ASX, 22min49s atrás de Holowczyc e Palmeiro.

Faltando duas etapas para o fim, Spinelli e Haddad seguem na terceira colocação (Foto: Divulgação)

Faltando apenas dois dias para o fim do Rali do Marrocos, Vigouroux e Winocq lideram, mas contam com a pressão de Holowczyc e Palmeiro. A vantagem para a dupla da Chevrolet na ponta é de 5min44s. Spinelli e Haddad seguem firmes na terceira colocação, com 33min05s atrás dos líderes no Marrocos. Novitskiy e Tyupenkin, também da X-raid, seguem em quarto, 20min09s atrás dos brasileiros. A dupla formada por Boris Garafulic, do Chile, e Gilles Picard, da França, fecha o rol dos cinco primeiros nos carros com um BMW X5 da X-raid.

A liderança dos caminhões segue com o atual campeão do Dakar, Gerard de Rooij, que conduz o peso-pesado Iveco ao lado de Tim Colsoul e Dariusz Rodewald. Já nos quadriciclos, o melhor da prova é o francês Vincent Albira, com Honda.

O cronograma do quinto e penúltimo dia do Rali do Marrocos compreende o percurso total de 427 km, sendo que 246 deles serão cronometrados. A prova, principal prévia do Dakar, termina no sábado (20), também em Zagora.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.