Ogier vence Rali da Austrália, conquista tricampeonato mundial e entra para galeria dos grandes do WRC

O triunfo no Rali da Austrália, confirmado neste domingo, colocou Sébastien Ogier como o quarto maior campeão da história do Mundial de Rali, ficando atrás apenas do mítico Sébastien Loeb e dos finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen. Ainda restam três etapas para o desfecho da temporada 2015 do WRC

Era tudo questão de tempo, é verdade. Mas depois de dez etapas e nada menos que sete vitórias, Sébastien Ogier confirmou o enorme favoritismo e, junto com a Volkswagen, conquistou seu terceiro título mundial no WRC. Em momento algum, desde o início da temporada, o francês de 31 anos, que corre ao lado do vitorioso navegador Julien Ingrassia, foi ameaçado. Mesmo na sua pior performance, no Rali da Argentina, Sébastien pareceu pressionado. Ao contrário. Com exceção da prova na América do Sul, em todas as outras o piloto terminou em primeiro ou segundo. Assim, faltava só esperar o desfecho do Rali da Austrália para a confirmação do tricampeonato, neste domingo (13).

Assim, Ogier entra para a galeria dos grandes do Mundial de Rali como o único tricampeão do certame. Acima de Sébastien só o inalcançável e mítico Sébastien Loeb, dono de nove títulos mundiais, e dos finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen, cada um com quatro taças de campeão do mundo. Ogier supera em títulos os bicampeões Walter Röhrl, Carlos Sainz, Marcus Grönholm e Miki Biasion.

Neste último domingo em Nova Gales do Sul, Ogier começou a disputa como líder da prova e só bastou administrar a vantagem para triunfar na Austrália. Mas o francês foi além e venceu as últimas sete especiais para abrir 12s3 em relação ao seu companheiro de equipe, Jari-Matti Latvala, que tinha apenas chances matemáticas de título. Kris Meeke, que liderou a prova por algumas etapas, confirmou o terceiro lugar para a Citroën na Oceania.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia comemoram com a Volkswagen o tricampeonato (Foto: Volkswagen Motorsport)

Em entrevista ao site do Mundial de Rali, Ogier exaltou o desempenho avassalador em 2015. “É uma temporada incrível, a melhor da minha vida. Não cometi erros e tive boas atuações. Este era o rali mais difícil de abrir a pista, e nos alegramos por ter aberto e vencido. É a forma perfeita de conquistar meu terceiro título”, comemorou o francês.

Assim, a Volkswagen, depois de quatro temporadas como montadora do Mundial de Rali, conquista seu terceiro título, confirmando o projeto vencedor empreendido para alcançar o topo do esporte, quebrando uma sequência vitoriosa da Citroën.

A Citroën, aliás, não foi páreo para o melhor desempenho do Volkswagen Polo R em trechos de terra. Mesmo com um ótimo começo de prova, Meeke não resistiu ao ritmo de Latvala e quase foi superado no seu terceiro lugar pelo terceiro piloto da montadora alemã, Andreaas Mikkelsen. Entretanto, uma punição imposta ao norueguês fez com que Meeke terminasse 5s9 à frente do jovem piloto, garantindo um bom pódio na Austrália.

Sébastien Ogier encara os desafios do Rali da Austrália (Foto: Volkswagen Motorsport)

Mikkelsen confirmou a quarta colocação e finalizou à frente de Hayden Paddon, que praticamente correu em casa. O neozelandês foi o melhor piloto dentre os carros da Hyundai e levou seu i20 ao top-5 e comemorou o resultado com a torcida que embarcou do seu país-natal rumo à Austrália. Paddon terminou apenas 16s5 atrás de Mikkelsen e comprovou a evolução do carro da montadora sul-coreana ao longo da temporada.

Ott Tanak foi o sexto com seu Ford Fiesta RS da equipe britânica M-Sport, derrotando os pilotos de fábrica da Hyundai Thierry Neuville e Dani Sordo. O belga esteve um tanto apagado neste fim de semana, mas Sordo teve um brilho inicial ao vencer as três primeiras especiais da sexta-feira até enfrentar problemas nos freios que prejudicaram uma jornada que lhe parecia muito promissora. Elfyn Evans terminou em nono, enquanto Nasser Al-Attiyah, vencedor do WRC 2 no Rali da Austrália, completou a prova em décimo.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia comemoram com a Volkswagen o tricampeonato (Foto: Volkswagen Motorsport)

Na soma dos resultados, Ogier agora tem 235 pontos, contra 134 de Latvala. Mikkelsen ainda tem boas chances de alcançar o vice-campeonato do Mundial de Rali e tem 111 pontos. Mads Ostberg, que não correu neste fim de semana na Austrália, tem 90, contra 86 de Neuville.

A antepenúltima etapa da temporada 2015 do WRC tem tudo para ser uma grande festa para Ogier. O Rali da França está marcado para ocorrer entre os dias 1 e 4 de outubro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.